InícioArtigos> Tecnologias para Alfabetização na Fase Adulta

Tamanho da fonte:-A+A

Tecnologias para Alfabetização na Fase Adulta

cpereira@univille.br // quarta, 08/06/2005 16:33

Tecnologias para Alfabetização na Fase Adulta A alfabetização tem sido uma questão bastante discutida por aqueles que se preocupam com a Educação. O processo de alfabetizar inclui fatores como, questões sociais e tecnologias atuais da informação e da comunicação na ação pedagógica, e, quanto mais ciente estiver o educador de como se dá o processo de aquisição de conhecimento, de como vem evoluindo este processo de interação social, mais condições ele terá de encaminhar de forma produtiva os futuros leitores. A alfabetização na fase adulta tem como objetivo, através de recursos pedagógicos e de comunicação, realizar um processo de ensino, no qual as concepções de linguagem e as intenções aos meios de comunicação na ação pedagógica estarão interligadas, disseminando uma visão moderna de Ensino da Língua Materna. O educador deve estimular no alfabetizando o desenvolvimento da autonomia de pensamento que facilite as dinâmicas de autovalorização participativa, que invista em seus projetos de vida, que reconstrua e afirme sua identidade, como indivíduo sociável. Atualmente, sabe-se que ainda há dificuldades para alfabetizar os adultos, provavelmente, já tiveram experiências fracassadas e muitas vezes um sentimento de inferioridade e incapacidade. Então, como possibilitar a estas pessoas o acesso à língua e aos meios de comunicação? As formações contínuas dos educadores para alfabetizar os adultos nos dias atuais são necessárias. Certamente, tem o poder de influenciar na qualidade da Educação. Uma boa maneira de desinibir os adultos para aprendizagem é dar-lhes segurança, abordando temas sobre os processos de comunicação na produção da educação. É provável também, que muitos adultos tenham dificuldades de aprendizagem da leitura por problemas psicológicos ou físicos. Pretende-se recuperar de forma significativa à auto-estima, estimulando-os a persistir no aprendizado. Através dos meios de comunicação podemos discutir diversas maneiras de como ensinar um indivíduo a ler, contribuindo para promover a participação do adulto na sociedade e, conseqüentemente, analisando a importância da alfabetização na fase adulta. A aprendizagem contínua da escrita e da leitura é essencial para a participação eficaz do adulto no seu próprio mundo. Alfabetizar um indivíduo precisa “dar-lhe liberdade e condições para voar”. Através de registros escritos, o saber acumulado pode ser compartilhado por outros indivíduos, é um momento extraordinário para a formação acadêmica. Por isso, é importantíssima a conscientização de que todo ser humano, independente da sua idade, tem o direito de interagir com o meio social, aprendendo a ler e a escrever para expressar-se de maneira mais objetiva e pessoal.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
Teletex

A filial da Teletex em Porto Alegre está em novo endereço à partir do dia 3 de novembro, na Av. Carlos Gomes, 1859 - sala 508, Petropólis, mas o telefone continua o mesmo (51) 2103-1000. Nossas portas estão abertas para recebê-lo. Aproveite e venha tomar um café conosco.

A Teletex 360º IT solutions participará do III Workshop de Tecnologia de Redes do Ponto de Presença da RNP em Santa Catarina e da Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa da Região de Florianópolis (III WTR PoP-SC/REMEP-FLN). Esse workshop tem o objetivo de promover o encontro dos gestores e técnicos da área de tecnologia da informação das instituições participantes.

Teletex
Teletex - Site Teletex - Facebook Teletex - Blog Box2U