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A arte de se relacionar com o cliente

andre@ajsconsultoria.com.br // sexta, 05/10/2007 00:00

Atualmente nesse mercado competitivo em que estamos inseridos, vender passa a ser apenas conseqüência das relações que construímos com os nossos clientes. Seguem abaixo 7 sugestões para você vender mais através do relacionamento:

1. Antes de pensar em vender, procure conhecer o cliente através dos seus gestos, comportamento, atitude e, principalmente, das suas necessidades.

2. Valorize com atenção as colocações do cliente — as pessoas gostam de falar de si, de se sentirem importantes e reconhecidas. Com essa atitude você conquista a confiança do cliente e abre portas para um relacionamento duradouro.
 
3. Mantenha a organização e a postura — Procure ter em mãos cartões de visitas, folders da empresa, agenda, caneta e todo o material necessário. Isso mostra um senso de organização e faz o cliente pensar em quanto ele é importante para você.

4. Venda na sintonia do cliente — Quando falamos menos e ouvimos mais temos a grande oportunidade de conhecer o perfil do cliente e, quando isso acontece, podemos começar a nossa argumentação em cima das suas necessidades personalizando a venda e a sintonia da negociação.

5. Anote todas as informações sobre o cliente — Ter uma agenda para anotar dados importantes do cliente numa negociação é fundamental para o sucesso nas vendas. O cliente se sente à vontade, compreendido e motivado para fazer negócio com você e percebe a coisa mais importante, o valor do seu profissionalismo. É ou não é gratificante?

6. Ligue para seus clientes e não venda nada — Procure saber como está indo o seu negócio, se está precisando de alguma coisa, se existe alguma dúvida referente ao seu produto ou serviço e depois agradeça o contato dizendo: Caso precise de alguma informação estou à disposição para ajudá-lo. O cliente irá perceber que pode contar com você em todos os momentos. Ele vai lembrar de quem na hora de comprar?

7. Demonstre os seus diferenciais com sutileza — Estamos inseridos num mercado competitivo, agressivo e desafiador. Para conquistar uma venda pelo relacionamento precisamos nos diferenciar a todo o momento, pois só assim iremos encantar o cliente fazendo-o optar pela nossa empresa. Você sabe os diferenciais do seu produto? Do seu atendimento? Pense nisso, coloque no papel e comece a praticar antes que a concorrência ganhe o seu cliente.

* André José da Silva é diretor comercial da AJS Consultoria, palestrante e conferencista nas áreas de vendas, motivação, atendimento e gestão de pessoas.

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