InícioArtigos> Idéias inovadoras

Tamanho da fonte:-A+A

Idéias inovadoras

apassos@espm.br // terça, 04/11/2008 00:00

O livro A Whack on the side of the head de Roger von Oech está completando 25 anos.

A edição de 25 anos é a quarta revisão que Oech faz de seu livro Um "TOC" na Cuca, como publicado em português pela Livraria Cultura Editora, primeira edição em agosto de 1988.
Um "toc" na cuca, fala dos dez bloqueios mentais que impedem uma pessoa de ser mais inovador e ensina o que fazer para acabar com eles.
John Naisbit, autor de Megatendências, escreve assim sobre o livro: "é numa era de grandes mudanças que mais precisamos de criatividade e inovação. von Oech indica maneiras comprovadas de liberar a criatividade que existe em todos nós...um livro muito útil."
von Oech trabalhou com profissionais de marketing, engenharia, tecnologia da informação, finanças, pesquisa e desenvolvimento, televisão e varejo, explorando temas como:
*Como motivar o departamento financeiro de uma grande empresa a ser mais agressivo em questões fiscais diante do governo federal?
*Como será a cozinha do futuro?
*Como aumentar a eficiência das células fotoelétricas solares?
*Que estratégia de marketing uma indústria farmacêutica deveria adotar para crescer 70% nos próximos dois anos?
*O que os produtores de um programa diário de TV podem fazer para arranjar novas idéias?
*O que uma companhia que cresceu 5.000% nos últimos cinco anos deve fazer para manter um ambiente de trabalho divertido e inovador?
O livro contém histórias, anedotas, percepções e idéias originadas desses seminários, bem como das muitas convicções do autor, sobre o que pode tornar uma pessoa mais criativa.
Mas o que são idéias inovadoras?
Todos os anos a Revista Harvard Business Review produz uma edição especial com as "Idéias Inovadoras".
Como se trata de conceito cada vez mais presente nas empresas, revisitei a edição da HBR de fevereiro de 2006. Mesmo estando em 2008, determinadas idéias ainda são futuristas.
Na edição de 2006, por exemplo, a sexta publicada pela revista, os 20 ensaios revelam o traço mais importante do líder do futuro, explora o potencial de marketing da personalidade digitalmente duplicada, expôe um desafio maior que administrar o risco e sugere a melhor saída para países importadores de petróleo.
Mas como um grupo de 20 especialistas em negócios, gestão e economia se reune e "monta uma lista de idéias inovadoras"?
O primeiro passo, segundo relato dos editores, foi parar e ponderar o que o termo significa. Diante de muitas empresas que estão começando a se utilizar cada vez mais de grupos de pessoas e processos de inovação, as considerações destes especialistas, valem uma boa reflexão.
* Além de duradoura, uma idéia dessas teria de ser impactante?
* Abriria uma oportunidade imediata ou futura?
* Seria definida tanto pelo modo como é expressada quanto por aquilo que é?
* Aliás, teria de ser uma idéia realmente nova ou simplesmente algo prestes a saltar da teoria para a prática?
E foi com essa variedade de definições sugeridas, que um tema sobressaiu-se no debate.
Uma idéia inovadora é um trampolim, não a conclusão perfeita do salto. É o gatilho da discussão, não a resposta definitiva. É o discurso da largada, não a linha de chegada.
Voltando ao livro de von Oech, se em 1988, o autor escreveu que a capacidade de inovar é mais do que um instrumento profissional: é uma questão de sobrevivência, imagine a criticidade desta questão em 2008.
Alfredo Passos é professor da ESPM, do Curso de Pós-Graduação em Gestão e Inteligência Competitiva da FACE/PUC-RS. Consultor e Especialista em Inteligência Competitiva da Knowledge Management Company. Autor de Inteligência Competitiva – Como fazer IC acontecer na sua empresa, LCTE Editora.
COMENTÁRIOS
andre nader

postado em: 18/08/2009 - 15:15

Ser inovador é primordial para o sucesso duradouro de uma empresa .
O mundo evoliu e com ele as idéias e a necessida de soluções para o cotidiano.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
Teletex

Recentemente, a VMware lançou o Horizon 6, uma suíte que entrega aplicativos publicados e desktops virtuais através de uma única interface. É uma nova plataforma, que reúne uma série de tecnologias e ferramentas onde os administradores de TI poderão provisionar aplicativos e desktops remotamente nos usuários finais através de single sign-on, além de facilitar a verificação de toda a infraestrutura virtual proporcionando uma gestão mais simples.

A Lenovo lançou o Tablet ThinkPad8, com muita tecnologia para você. Entre em contato com a Teletex ou na nossa loja virtual box2u.com.br e aproveite essa oportunidade.

Teletex
Teletex - Site Teletex - Facebook Teletex - Blog Box2U