InícioArtigos> O que é Inteligência Competitiva?

Tamanho da fonte:-A+A

O que é Inteligência Competitiva?

apassos@espm.br // quinta, 28/08/2008 00:00

IC ou Inteligência competitiva é um programa sistemático de coleta e análise da informação sobre atividades dos concorrentes e tendências gerais dos negócios, visando atingir as metas da empresa, conforme definição de Larry Kahaner, membro da SCIP – Society of Competitive Intelligence Professionals (www.scip.org).

Leonard Fuld, um dos pioneiros nesse campo e dos fundadores da SCIP, define inteligência competitiva, como a informação analisada sobre concorrentes que tem implicações no processo de tomada de decisão da empresa. Ben Gilard, outro membro da SCIP, define inteligência competitiva como a informação que garante ao tomador de decisão que a empresa ainda é competitiva. Por que Inteligência Competitiva?

Em “A Estratégia do Oceano Azul”, W.Chan Kim e Renée Mauborgne comentam: “Nossas pesquisas confirmam que não existem empresas excelentes para sempre, da mesma maneira que não há setores excelentes o tempo todo. Conforme constatamos em nossa própria trajetória acidentada, todos nós, como as empresas, fazemos coisas inteligentes e coisas não tão inteligentes.

Para melhorar a consistência de nosso sucesso, precisamos estudar nossas ações de maneira sistemática. Isso é o que chamamos de fazer movimentos estratégicos inteligentes, e descobrimos que o movimento estratégico mais importante é criar oceanos azuis.” Por isso, Inteligência Competitiva é um componente crucial da emergente economia do conhecimento. Ao analisar os passos de seus concorrentes, esta metodologia permite que empresas antecipem futuras direções e tendências do mercado, ao invés de meramente reagir a elas.

As 500 maiores empresas americanas tem uma área ou profissional para monitorar a concorrência e que na maioria das vezes tem o nome de “Inteligência Competitiva”. No Brasil, cerca de 20% das 500 maiores empresas, tem uma área ou profissional dedicado a acompanhar, monitorar e apresentar relatórios de “Inteligência Competitiva”.

No entanto os nomes das funções no Brasil, podem ser: Inteligência Competitiva, Inteligência de Mercado, Serviços de Marketing, Pesquisa e IC, entre outros, com atividades por vezes muito diferente dos colegas americanos. Mas o crescente interesse pelo tema, através de monografias, dissertações, teses de doutorado, além de eventos (cursos, palestras e seminários) que passaram a ser oferecidos, especialmente nos últimos 3 anos, mostra o crescimento da importância da análise da concorrência no Brasil.

Com isso, o tema Inteligência Competitiva já se faz cada vez mais presente, quando da elaboração de planos estratégicos, planos de marketing, planos de vendas e principalmente planos de desenvolvimento de negócios. Assim, o crescimento de uma empresa de forma sustentável, passa cada vez mais pela análise do mercado de atuação, de seus concorrentes e acima de tudo de seus clientes e consumidores.

Ou seja, sem informações mercadológicas, aumenta o risco na tomada de decisão por parte dos dirigentes de uma empresa e aumenta o risco da empresa perder vendas, perder mercado, perder rentabilidade. E com movimentos de países como a China, Coréia do Sul, Irlanda, fica claro que o competidor não mora “só” ao lado.

* Alfredo Passos é professor da ESPM, do Curso de Pós-Graduação em Gestão e Inteligência Competitiva da FACE/PUC-RS. Consultor e Especialista em Inteligência Competitiva da Knowledge Management Company. Autor de Inteligência Competitiva – Como fazer IC acontecer na sua empresa, LCTE Editora.
COMENTÁRIOS
Ana Carla Albuquerque

postado em: 13/08/2009 - 21:10

Estou fazendo minha monografia voltada para este assunto que é bastante interessante e desafiador, já que é um tema ressente em nossa cultura corporativa.

Achei bastante interessante a colocações sobre o tema e gostaria de receber informações sobre o tema IC ou relacionados a ele.

At,
Ana Carla Albuquerque
E-mail: ana19_albuquerque@hotmail.com

Diego Amaral Ortiz

postado em: 19/08/2009 - 01:17

Estou no mesmo caso da colega acima, tenho interesse pela área de IC, estou fazendo minha monografia e gostaria aumentar meu embasamento teórioc do assunto, como posso receber informações do assunto?

Renata Carvalho

postado em: 01/09/2009 - 17:19

Olá, também preciso preparar minha monografia em cima deste tema. estou com dificuldades em encontrar livros. Caso conheçam fontes confiáveis para o estudo, me mandem por favor. Obrigada .

Plínio Reis Medeiros

postado em: 16/09/2009 - 11:33

Tenho um trabalho de Sistemas de informações a respeito disso, achei o conteúdo interessante, obrigado. Para quem quiser discutir sobre o assunto, pode me encontrar em:
www.twitter.com/pliniomkt
www.i9mercado.blogspot.com
www.i9telecom.blogspot.com

Júlio Guarize

postado em: 06/11/2009 - 17:24

Estou quase concluiindo a minha monografia no entanto gostaria de mais informações sobre o assunto. Grato.

Alfredo Passos

postado em: 01/12/2009 - 11:03

Aos interessados em Inteligencia Competitiva, segue link com livros, blogs e comunidades para estudantes e profissionais que queiram se desenvolver mais neste campo de trabalho.
Alfredo Passos
http://blogs.universia.com.br/alfredopassos/2009/08/27/inteligencia-competitiva-referencias-2-blogs-e-comunidades-competitive-intelligence/

Claudio Cure

postado em: 07/03/2010 - 11:45

Estas ações, que agora foram batizadas de Inteligência Competitiva, sempre existiram. São "cognomes" que afloram para obterem visibilidade!

Karina Melo

postado em: 08/03/2010 - 14:19

Também gostaria de obter maiores informações sobre IC. Agradeço se alguém puder indicar algum conteúdo.
Grata,
Karina Melo
twitter.com/karinavsmelo

Natália

postado em: 28/09/2010 - 14:04

um bomlink sobre o tema é a ADVS Brasil. www.advsbrasil.com.br

Caroll

postado em: 26/01/2011 - 13:05

Olá, Gostaria de saber alguns exemplos de veículos de comunicação focados em IC.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.