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Aplicação de Testes Psicológicos em Empresas de TI

fran@decideprojetos.com // sexta, 19/06/2009 00:00

Os testes psicológicos são utilizados para estudos de personalidade, comunicação, desenvolvimento psicomotor, social e intelectual por serem considerados medidas objetivas e padronizadas de amostras do comportamento.

Existem diversos testes voltados à realidade das empresas que priorizam os processos de trabalho, remetendo diretamente à natureza e a qualidade das relações interpessoais, como por exemplo, valorização, criatividade, autonomia na tomada de decisões, preocupação com a auto-estima, com o ambiente e a cultura organizacional. Alguns avaliam a interação social, déficits intelectuais enquanto outros contribuem para a descoberta das habilidades, o que permite o delineamento dos perfis profissionais da empresa. Essa ferramenta é muito valiosa, pois auxilia nos processos de recrutamento e seleção, assim como na elaboração de planos de treinamento e desenvolvimento.

Nas empresas de TI os testes psicológicos podem ser utilizados para avaliar os níveis de comunicação, perfis de liderança e alguns déficits comportamentais que possam afetar diretamente a qualidade do software e a satisfação dos usuários.

Em algumas pesquisas relacionadas à comunicação e satisfação dos usuários, foram avaliados os perfis da equipe de desenvolvimento, do programador ao gerente e verificou-se que determinadas falhas ocorridas durante o desenvolvimento, adaptação e implantação estavam relacionadas aos baixos níveis apresentados pela equipe em determinado teste psicológico que avaliava as habilidades dos indivíduos. Os seres humanos possuem algumas habilidades mais evidentes que outras, porém o importante nisso tudo é que todas podem ser aperfeiçoadas.

Conforme pesquisas que realizei em algumas empresas de TI, as habilidades nas equipes de desenvolvimento que aparecem com maior comprometimento estão relacionadas ao autocontrole da agressividade, dos impulsos, à expressão de sentimentos positivos, como por exemplo, dar feedbacks, principalmente os positivos, e a comunicação tanto interna como externa. Esses dados refletem o contexto organizacional, as dificuldades de relacionamento interpessoal e a maneira como os indivíduos acreditam que são percebidos pelos outros.

Todo teste psicológico pode ser acompanhado de uma entrevista confirmatória, na qual os dados são validados, ou seja, é nesse momento que as questões organizacionais e pessoais vêm à tona, facilitando a interpretação do teste como um todo.

Nesse contexto, os testes contribuem para a atuação do psicólogo nas organizações como facilitadores das inter-relações sociais, nas trocas de informações, nos diálogos em si, através de treinamentos, desenvolvimento das habilidades e competências, pois seu foco é centrado no ser humano.

Os testes contribuem para uma visão diferenciada do ser humano e vem conquistando espaço importante nas empresas de TI, pois o mercado está exigindo mudanças nos perfis profissionais. Hoje em dia as empresas buscam profissionais com expertise na área fim, mas que possuam desenvoltura social, facilidade de relacionamento interpessoal e de comunicação. Apesar de o mercado demonstrar certas carências nesse sentido os testes psicológicos tem auxiliado a descoberta desses profissionais na própria empresa, estimulando o auto-desenvolvimento dos demais colaboradores.

Francielle Venturini Dalla Lana é diretora da Decide Projetos & Consultoria
COMENTÁRIOS
Deroci Freitas

postado em: 19/06/2009 - 12:29

Realmente a aplicação de testes é importante para a empresa, tendo ela então, mais qualidade na seleção dos candidatos.

Marilene Filipini

postado em: 19/06/2009 - 12:33

Estou de acordo com este artigo, pois, ele mostra que nas mudanças vertiginosas do mundo atual, precisamos cada vez mais estarmos atentos e abertos a novas idéias.

Gisele Moreira

postado em: 01/07/2009 - 23:39

O texto retrata uma realidade e uma necessidade em que a gestão de pessoas se encontra nesta era de grandes tecnologias ao nosso redor. Parabéns pela matéria.

Simone Bentes

postado em: 03/08/2009 - 11:20

Concordo com vc acho de extrema importância um profissional de informatica q saiba se comunicar e se relacionar. o mercado de hj pede profisionais multi e isso inclui a area de TI.

Márcia Del Frari

postado em: 03/08/2009 - 22:10

Cada vez mais o que diferencia as empresas são as pessoas ,desenvolvê-las é garantia de sobrvivência. Parabéns pelo Artigo.

Ademir

postado em: 16/04/2012 - 17:20

Os Recursos Humanos são o maior bem da empresa, investir e aperfeiçoá-lo é uma questão de sobrevivência no mercado competitivo e globalizado. Gestores com essa linha de pensamento seram os responsáveis pelo crescimento da empresa. Os defensores do "monológo" ficaram na era mesozóica, os defensores apenas do "dialogo", estes estão sendo extintos. Agora, por fim, chega a vez do "Novo Millenium". A vez do "dialogo com Feedback". Para os atrasildos, melhor correr.

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