Almy Fróes // sexta-feira, 18/02/2011 12:49
Desde o fim de 2010 pipocam na rede sites seguindo o modelo de compra coletiva, na onda de pioneiros como GroupOn, ClickOn e Peixe Urbano.
Já surgiram por aí o Clique Urbano, o Panda Urbano e até o Peixereca. Recentemente até o Google resolveu entrar na dança. Mas será que há mercado pra todo mundo? Duvido muito.
Seguindo um modelo que teve sucesso no mundo todo, no Brasil a ideia não tem sido tão bem implementada assim. O que mais se vê por aí são empresas aumentando o preço em 40% e fingindo que estão dando um desconto de 50% quando, na verdade, não passa de 10%.
Some-se a isso ofertas que quase sempre induzem o consumidor ao erro (pra não dizer que beiram a propaganda enganosa).
Recentemente, vi em um desses sites uma promoção de cachorro quente + petit gateau, mas o sorvete era cobrado a parte! E isso muito mal informado em letrinhas miúdas no site (parece piada mas é sério).
Até o momento que vi, 700 pessoas haviam comprado a promoção. Agora, imaginem 700 pessoas fulas da vida com essa promoção do estabelecimento.
Mas existem outros motivos que fazem com que esses sites não tenham uma previsão de vida muito longa:
Falta de planejamento
Como qualquer empresa um site de compras coletivas não pode pular o plano de negócios, o planejamento estratégico e o desenvolvimento/comunicação da marca, mas a maioria não sabe o que fazer daqui a 1 ano.
Marca x Compra por impulso
Como o segmento ainda é uma novidade não existe fidelização entre consumidores e marcas de compra coletiva. O motivador de compra ainda é o impulso, ja que o desconto que esses sites oferecem nunca são vistos fora dali.
Com o tempo, o consumidor pode simplesmente enjoar disso. Após a novidade e amadurecimento desse segmento, as marcas começarão a ganhar espaço na escolha dos consumidores, mas se os sites forem esperar chegar esse momento para investir na marca, já poderá ser tarde.
Layouts iguais
A grande maioria dos layouts de sites de compra coletiva são iguais sem nenhuma tentativa de inovação. Infelizmente, esse é o perfil do empreendedor digital brasileiro, um importador de receitas americanas. Apenas um copiador.
Busca somente por faturamento
Na maioria dos sites não existe um número máximo de vendas levando, muitas vezes, a um número de vendas fora do planejado, o que traz para os anunciantes um problema de logística para conseguir atender a todos os clientes.
Reclame Aqui
O Reclame Aqui, site que atende a reclamações de usuários, está lotado de reclamações de consumidores que compram serviços e produtos em sites de compra coletiva. Até o dia 26 de novembro, três sites de compra coletiva tinham, juntos, 1599 reclamações de clientes.
Segundo a maioria dos consumidores, o problema começa na hora de comprar, pois a maioria desses sites não tem infraestrutura para suportar o grande número de usuários comprando simultaneamente.
Muito menos recursos humanos suficientes para atender aos usuários, tanto por e-mail quanto por telefone. Se algo realmente não for feito logo, a tendência é que a maioria destes sites naufrague tão rapidamente quanto surgiram.
E você? Concorda? Ou acha que eles vieram pra ficar?
Almy Fróes, editor do blog Não Acredito, onde o texto foi publicado originalmente.
postado em: ter, 23/04/2013 - 10:54
Bom dia !
Adquiri um tablet na "graodemilho.com.br" em Novembro/2011 e até hoje não recebi nem consegui qualquer informação à respeito de minha compra, já adquiri outros produtos em sites de compras coletivas e nunca houve nada de errado com meu produto, porém esse "graodemilho.com.br" realmente destoa dos outros sites que utilizei, cheguei a conversar com meu advogado mas não vale nem à pena tentar reaver o dinheiro. Na verdade conforme palavras do meu advogado, "FUI ROUBADO".
postado em: qua, 03/04/2013 - 12:26
A propósito dos sites terem um layout parecido existe uma explicação. Foi o modelo de layout que deu certo. Simples, sem fluflus e bem direto ao ponto. Sites que tendem a criar certas inovações acabam não agradando o público que já está acostumado com o padrão de layout do groupon.
Acredito que o modelo de compras coletivas irá sobreviver para os grandes investidoresjá os pequenos terão que encontrar formas originais para venderem seus serviços. Um exemplo seria a segmentação.
Devem também rever suas taxas de comissionamento para níveis realistas. Promoções nos EUA por exemplo levam o cliente a conssumir mais um pouco da empresa.
Exemplo : Um restaurante pode oferecer determinado prato com 50% de desconto. Porém as bebidas devem ser à parte.
Aqui o site de compras coletivas fazem de tudo para que o anunciante forneça o serviço completo ao cliente.
A ideia é q vc deguste e possa voltar para ter um serviço completo pagando o valor normal. Oq não existe no Brasil.
postado em: sex, 24/02/2012 - 20:22
Caros leitores
Sou especialista em marketing e 2 anos venho estudando os sites de compras coletivas no Brasil. Concordo em partes com este artigo, pois vamos em partes:
* Quantidade de sites de compras coletivas: Atualmente em torno + 2000
* Falta de planejamento:
Realmente a grande maioria não tem planejamento e nem plano de negócio (o Peixe Urbano não teve plano de negócio), porém os grandes possui uma estrutura muito sólida.
* Marca x Compra por impulso:
Os grande players de compras coletivas estão investindo pesado em suas marcas (um exemplo é o Peixe Urbano com o apresentador Luciano Huck, Ofertas.com com o Apresentador Marcelo Taz, e diversas outras estratégias de branding)
Enjoar? Acho um pouco difícil... Ninguém enjoa de ofertas e promoções. O que acontecerá no futuro próximo é uma desaceleração do crescimento deste mercado... consequentemente o desaparecimento da maioria dos sites que não realizaram um planejamento adequado e/ou que não possui estrutura adequada. Ocorrerá fusões e aquisições (já está acontecendo). Ficarão alguns sites apenas.
* Layouts iguais:
No inicio também achava uma falta de criatividade os layouts iguais. Site como o Groupon com proposta de compra pelo Google de 6 Bilhões de dólares e atualmente avaliado em 20 Bilhões não poderia inovar, porém ao estudar mais um pouco percebi que isso tinha uma lógica. Porque será que todos os mercados (Carrefour, Wal mart, Grupo Pão de Açúcar, etc) que vamos possui as mesmas disposições (layout)? Cervejas, refrigerantes e necessidades básicas no fundo da loja, como outras estratégias... Tudo isso é para facilitar o fluxo da venda.
Exemplo: O site BeClub.com gastou milhões tentando inovar no layout e em sua estratégia,... o site não teve sucesso e parou de operar com pouco tempo no ar.
* Busca somente por faturamento:
Todos os sites hoje ainda visam muito quantos cupons irão vender. Como estratégia de maturidade deverá repensar isso.
*Reclame Aqui:
Esse é um outro ponto negativo neste negócio. O site ao realizar uma parceria deve verificar junto ao parceiro a sua capacidade de execução.
Contato: fabio_marketeiro@hotmail.com
postado em: ter, 19/07/2011 - 15:16
Concordo que existam reclamações e problemas, mas de forma alguma essa modalidade irá morrer. Existe demanda para esse tipo de oferta, e os retornos tanto para os sites quanto para as empresas que ofertam tem sido sólido. Acredito que as empresas devem se preparar para o número alto de vendas, medir os custos com comissão do site e os descontos, se for bem planejado não há problema algum em receber uma carga maior de clientes. Compras coletivas têm a atenção do público, e em qualquer meio de divulgação, isso é o que conta.
postado em: sex, 25/03/2011 - 17:12
Estou convicto que a maioria irá morrer, mas penso que o futuro dos grandes deva ser muito parecido com o Mercado Livre. No início dos portais de leilão, além de exitirem vários provedores de venda, as regras eram muito diferentes. Assim como todo o negócio, para sobreviver em uma economia dinâmica e globalizada, os administradores precisarão ter a capacitade de avaliar rapidamente o comportamento dos clientes anunciantes e dos comsumidores para adequar a oferta antes que o mercado perca o interesse.
postado em: sab, 12/03/2011 - 21:29
Texto interessantíssimo. Eu imagino que poucos sobreviverão. E acredito que a segmentação seja o melhor caminho.
Peço licença para deixar meu link, site de opiniões sobre empresas que participam das compras coletivas: http://www.opinecompracoletiva.com.br
Obrigada
Maysa
postado em: seg, 28/02/2011 - 18:11
Boa tarde Almy, concordo com você quando fala sobre o planejamento, estrategias a medio e longo prazo, follow up no processo de pré e pós venda, no entanto é preciso ter cuidado pra não colocarmos empresas serias e idoneas no mesmo patamar que os aventureiros. Eu tenho uma empresa de compras coletivas chamado "Grão de Milho" (www.graodemilho.com.br) e nossa atuação é 100% voltada a satisfação do cliente, atendendo necessidades e criando oportunidades para a movimentação do nosso nicho. É claro que, sem um acompanhamento do mercado com suas crescentes mudanças e turbulencias nós não vamos conseguir nos manter diante os grandes, mas com criatividade e buscando antecipar as ações mercadologicas certamente teremos vida longa. A tendência mundial é a caminhada para o e-comerce e isso acontece hoje e acontecerá nas próximas decadas.
É preciso ficar atendo as mudanças que este e-commerce sofrerá ao longo de seu trajeto.
Muito obrigado
postado em: qua, 15/08/2012 - 15:07
Pois é, eu não entendo o que o Marcelo está tentando dizer quando escreve que a atuação do grão de milho é 100% voltada para a satisfação do cliente, eu comprei um tablet que apresentou defeito e por orientação do grão de milho devolvi o produto, só que eles não me responderam mais os e-mails e acabaram ficando com o tablet e com o dinheiro, pois estou pagando sem ter o produto. O grão de milho é na verdade um site de charlatões querendo ganhar dinheiro de modo fácil.
postado em: ter, 14/08/2012 - 14:55
Discordo do comentario do Marcelo, concernente a satisfação dos seus clientes pois a mais de três meses fiz uma compra não recebi o produto e no único meio de comunição com o site que é o correio eletrônico não recebo resposta dos E-Mails postados.
postado em: seg, 31/10/2011 - 16:37
Pois é marcelo RIbeiro, não foi assim que aconteceu com as compras que eu e minha amiga fizemos no seu site - www.graodemilho.com.br - Só recebemos a confirmação de pagamento, porém já tinha duas semanas de finalização da promoção e nós não recebemos o voucher e ainda mandamos vários e-mail e não obtivemos resposta... Como pode esse "100% voltada a satisfação do cliente"??? Ainda queremos retorno........
Priscilla Ayla
postado em: qua, 13/04/2011 - 08:25
Olá Marcelo tudo bem?
Olha concordo com o seu ponto de vista mas alguns questionamentos sempre me veem à mente, sobre o funcionamento do sites de CC, como por exemplo:
1. Os sites de compra coletiva emitem nota fical ao parceiro no valor do repasse acordado?
2. o percentual repassado ao PagSeguro por exemplo é dividido entre parceiro e site , somente pago pelo parceiro, ou fica por conta somente do site?
Pergunto isso pois sou usuário assiduo dos sites de CC e fico sem entender como isso funciona.
Fica com Deus e um abraço.
Carlos.
postado em: qui, 24/02/2011 - 13:07
Não sei se eles vão "afundar" como diz o texto, mas penso que terão que rever as regras do jogo. Fiz três compras através desses sites e nas três vezes fiquei frustrada com o serviço/produto entregue. Mesmo vendo ofertas com preços muito atrativos, não tenho motivação para comprar...
postado em: qua, 23/02/2011 - 11:53
Duvido muito! Concordo com o especialista, eu mesmo ja vi muitos nascerem e morreram antes do tempo ! Para se ter uma idéa, em São Paulo a primeira frase que vem da bocas dos paulistanos em relação a compra coletiva é ,adivinha...
postado em: qua, 23/02/2011 - 10:13
Sou leiga em assuntos de empreendedorismo e negócios, mas penso de forma um pouco diferente. Claro que considero relevante o fato das compras por impulso diminuirem o impacto desses sites mas acredito também que algumas inovações simples como a segmentação do mercado podem ajudar a manter os sites ativos. A idéia é buscar uma comunicação mais persnalizada com o público. Com a segmentação, fica mais fácil o empreendedor oferecer produtos específicos a determinado tipo de público. A exemplo do bananafoto.com, que só vende produtos relacionados aos profissionais da fotografia! Quem sabe essa não é uma medida que funciona!
postado em: ter, 22/02/2011 - 16:09
Vejo de uma forma um pouco diferente. Em primeiro lugar cada tipo de produto (leia-se produto ou serviço) tem um cliclo de vida diferente e, provavelmente, pela fluidez da informção dos dias de hoje, esses ciclos estão mais rápidos que antigamente. Sendo assim é normal um produto ter uma demanda grande no início e depois uma queda até se estabilizar em patamares mais baixos. Outro ponto importante é com relação a facilidade de novos entrantes nesse mercado. Há poucas berreiras para entrada de novos concorrentes, o custo para de fazer um site desses é relativamente baixo e aparentemente qualquer um pode montar um negócio de compra coletiva. Essa concorrência acirrada acaba fazendo com que o cliclo desses produtos seja mais curto que outros. De qualquer forma vejo como um novo negócio que gerou renda, novos empregos e que na maioria dos casos foi bom para o cliente consumidor pelos descontos, cliente fornecedor por ter dado a possibilidade de mostrar seus produtos e para a empresa que presta o serviço de compra em grupo obviamente.
postado em: seg, 21/02/2011 - 17:02
na verdade, acredito que alguns sim são bem "fuleiros" e só querem vender, movidos pelo vento, tentando parcerias a qualquer custo e gastando muito em publicidade para conquistar mais clientes e sem recursos humanos para administrar e sem planejamento, navegando à deriva, muitos vão para o beleléu... rsrs
Mas, esse tipo de site já existe nos EUA há dois anos.
No Brasil, eles apostam no valor baixo de produtos (detalhe, fique atento as letrinhas miúdas, como destacado) e na compra por impulso.
Alguns vão conseguir passar dessa febre, como foi o do surgimento das empresas .com no passado.
[ ]'s
postado em: seg, 21/02/2011 - 14:43
Passei por um problema com um desses sites.
Acho que vocês deveriam fazer a seguinte situação para ver o que acontece:
Comprem um cupom e depois cancelem.
Eu fiz isso, mas não de sacanagem, mais sim porque mudaram as regras depois que eu paguei.
Me encomodei. E pelo que vi, parece que foi um choque para empresa.
Mas mesmo assim, acredito que dure bastante ainda.
postado em: seg, 21/02/2011 - 09:05
Acredito que somente 4 ou 5 sites bons, com investidores fortes por trás vai ficar.
postado em: sab, 19/02/2011 - 12:21
Em abril teremos 2000 sites de compras coletivas, perdendo somente para a China com 3000. Em 24 meses sobrarão 50 sites ou menos, isto é normal em qualquer ramo, como ocorreu nos EUA.
Tenho acompanhado um site com cupons de descontos gratuitos e acredito que o mesmo dominará o mercado em 2 anos.
A maioria dos sites são feitos em moldes e engessados para mudanças rápidas exigidas pelo mercado e vão quebrar.
Atualmente os sites são sócios dos lojistas, somente aqueles com atitudes de parceiros vão sobreviver.
Salve-se quem puder!!!!
postado em: sex, 18/02/2011 - 14:42
Concordo em parte, porém, em seu próprio texto já mostra o que pode ser feito para um número de sites de compra coletiva se manterem, é justamente ai o investimento na marca. Onde eu não concordo é dizer que as pessoas se enjoarão de descontos que chegam a reduzir um produto ou serviço por mais da metade do preço, como vc mesmo disse, algo que não acontece fora desses sites.
postado em: sex, 18/02/2011 - 14:42
Concordo em parte, porém, em seu próprio texto já mostra o que pode ser feito para um número de sites de compra coletiva se manterem, é justamente ai o investimento na marca. Onde eu não concordo é dizer que as pessoas se enjoarão de descontos que chegam a reduzir um produto ou serviço por mais da metade do preço, como vc mesmo disse, algo que não acontece fora desses sites.
postado em: qui, 14/07/2011 - 21:24
Com a permissão de todos, na minha opinião o sistema vai sim sobreviver. É claro que não sobreviverão aqueles sites que não fizerem um trabalho sério levando em consideração a satisfação do lojista e do usuário. Dentro de pouco tempo estarei colocando um site no ar e podem ter certeza, com toda a confiança pois pretendo desenvolver um trabalho dentro de um novo conceito de vendas coletivas. Meu site prestará assessoria ao lojista e não fará vendas que a estrutura desse lojista não consiga suportar pois neste caso o lojista poderá perder os novos clientes que conseguir e até os clientes antigos por falta de bom atendimento, qualidade, etc.
Dentro de poucos dias estará no ar somente para colher cadastros de usuários. Tudo está seguindo dentro de um planejamento detalhado. A propósito, não esqueçam de visitá-lo depois que estiver no ar: www.uaisocompras.com
postado em: qui, 14/07/2011 - 21:20
Com a permissão de todos, na minha opinião o sistema vai sim sobreviver. É claro que não sobreviverão aqueles sites que não fizerem um trabalho sério levando em consideração a satisfação do lojista e do usuário. Dentro de pouco tempo estarei colocando um site no ar e podem ter certeza, com toda a confiança pois pretendo desenvolver um trabalho dentro de um novo conceito de vendas coletivas. Meu site prestará assessoria ao lojista e não fará vendas que a estrutura desse lojista não consiga suportar pois neste caso o lojista poderá perder os novos clientes que conseguir e até os clientes antigos por falta de bom atendimento, qualidade, etc.
Dentro de poucos dias estará no ar somente para colher cadastros de usuários. Tudo está seguindo dentro de um planejamento detalhado. A propósito, não esqueçam de visitá-lo depois que estiver no ar: www.uaisocompras.com
postado em: sex, 18/02/2011 - 13:47
Ridiculo....lixo de post...e esse Tomanini ae eh um lixo de especialista....vai escreve sobre novela véio retrógrado. Viva a coletividade!
postado em: qua, 23/02/2011 - 10:18
Não acredito que a total rebeldia com o dono do post seja uma maneira inteligente de se sentir contrário a uma idéia. Já que "viva a coletividade", você também deveria respeitar a idéia do especialista, não?? Você não perde nada ouvindo e lendo outras opiniões que vão de encontro a sua, pelo contrário, acaba sempre aprendendo alguma coisa com isso tudo! Fica a dica!
postado em: sex, 18/02/2011 - 13:39
Se a empresa aumenta o valor do produto em 40% e da um desconto de 50%, o desconto real em relação ao valor original é de 30% e não apenas 10% como apontado no post.
postado em: sex, 18/02/2011 - 13:28
Concordo plenamente, mas acho que esses nao são os únicos fatores. Novos modelos de negócios como esse surgirão e tomarão o espaço. Um exemplo disso são os sites de leilão, que já estão repercutindo e esse ano deve explodir. Esse novo modelo é mais uma fabrica de ganhar dinheiro assim como os sites de compras. Só gostaria muito de saber se existe algum tipo de auditoria para esses sites de leilão, pois é muito facil manipular um sistema desses e ficar rico em muito pouco tempo.
Mas sobre os de compra coletiva, acredito que a tendencia são os pequenos sumirem ou serem comprados pelos grandes e ou serem comprados por sites grandes de e-commerce. Assim como foi o OfertaX e Compra fácil.
postado em: sex, 18/02/2011 - 13:22
Acho que a maioria deve ficar. Tendo como retorno um mínimo que garante o sustento de uma pequena estrutura e permanecendo eternamente à sombra dos grandes (esses sim com potencial para apenas aumentar seus lucros, alcance e opções para os clientes).
Sinceramente? Vejo aqui o mesmo boom dos portais de conteúdo do início dos anos 2000. Os grandes ficaram (abocanhando grandes anunciantes), os médios permaneceram à sua sombra (com anunciantes pequenos) e os pequenos fecharam suas portas ou buscaram outras opções de retorno.