O que mais me aturde é ver pessoas com habilidades natas incríveis conscientes mas inexploradas, dons maravilhosos que eu nem sonho ter. Mesmo infelizes, insatisfeitos, arrastam anos, décadas somatizando dissabores, na eterna esperança que o destino colocará no seu colo algo melhor, se possível de graça e sem pedir nada em troca.

Desculpa ai, mas isso não é ágil, é puro desperdício, sinto pena, pois o tempo passa e não volta. Dissonância Cognitiva nível hard ++, essa galera normalmente são os que mais reclamam da vida, acham que tudo está errado, todo mundo tem que mudar e eles tem muito a ajudar (os outros), transferem responsabilidades, racionalizam, projetam, negam, ... 

dissonancia-cognitiva

Na teoria da dissonância cognitiva os sentimentos seguem os comportamentos, e não o contrário. A forma como nos sentimentos vem da forma como agimos, pois sentimentos não causam comportamentos, mas o contrário. Se agirmos como desafortunados, nosso cérebro terá certeza que assim é e potencializará um ciclo vicioso que somente pode ser quebrado pela própria pessoa se em algum momento mudar seu comportamento.

O cérebro humano é ainda uma caixa preta, difícil de entender e de ajudar pelo lado de fora, a única solução real é de dentro, para isto o dono tem que querer e fazer alguma coisa além de esperar que alguém resolva para ele. O maior risco é quando apertamos o botão do piloto automático de nossa vida, defesas psíquicas entram em ação e todas as culpas passam a ser dos outros, destino, tempo, assim dormimos mais tranquilos.

Tem gente que com muito menos e mais limitações se vira e faz acontecer, mas a maioria aguarda uma receita fácil, enquanto isto preenchem o tempo, vícios, conflitos convenientes, afinal, temos que alinhar nossos sentimentos a um comportamento compatível. A psicanálise nasceu destes conflitos, estuda exatamente as dissonâncias entre o nosso consciente e inconsciente, mas não é mágica, a solução não vem em drágeas.

Nos tempos modernos uma parcela significativa da população toma ritalina, litium, cobalto radioativo se isso resolver seus conflitos, é tão mais fácil um comprimido que o trabalho duro de mudar sua rotina, comportamento, atitudes, crenças ... Tenho certeza que há doenças psíquicas, químicas, que exigem medicação, mas hoje em dia receitam-se remédios para qualquer quieto ou acelerado, é mais fácil.

Métodos Ágeis é isso, é convidar todos ao trabalho franco, sem transferências, projeções, racionalizações ou negação, todos são responsáveis pelo que está sendo realizado por todos. É difícil porque a culpa deixa de ser do chefe, do cliente, do colega, difícil encarar que não há um culpado, devemos aprender com os erros e achar caminhos para ajustar e fazer melhor, não é fácil, é trabalho duro, é gente!

Não concorda com esta abordagem ágil? Leia Zarifian, Retour, Hoskisson, leia sobre Gestão por Competências, sobre a Empresa do Conhecimento, sobre Gestão do Conhecimento, Nonaka no Modelo SECI e Conceito de Ba, a décadas pesquisadores refletem sobre prisões psíquicas que criamos ou aceitamos, Platão e sua Caverna. Zonas de conforto, esferas de poder, para a maioria de nós a vida pode ser mais divertida e prazerosa, mas tem que 'fazer', só 'querer' não basta.

.compet.essenciais 2

Mas temos que admitir que uma relação baseada em comando-controle, assumirmos o papel de vítima, desde que o mundo é mundo a solução mais fácil é achar um culpado e resignar-se. É claro que há soluções mais ou menos difíceis, mas para tudo há opções, apenas dará mais ou menos trabalho.

Não importa seu planejamento e objetivos, o importante é fazer alguma coisa por ele, o que você vem fazendo para chegar onde quer estar daqui a 2 ou 4 anos? O que aconteceu com o ano de 2013? Atingiu tudo o que planejou no dia 31/12/2012? Está em curso? Esqueceu, achou um culpado? Não importa o que você quer, importante é trabalhar para a 'sua' real felicidade!

Boa Sorte na sua estrada!