Dando prosseguimento a esta série de artigos, nesta coluna vamos realizar uma comparação objetiva entre as linguagens Java e PHP, utilizando os fatores destacados na última coluna.
PHP é um acrônimo recursivo para PHP: Hipertext Preprocessor. Sendo uma linguagem free e open source, ganhou grande aceitação no mercado em função da facilidade de uso e da velocidade na construção de sistemas web.
A grande desvantagem do PHP era a falta de uma orientação a objetos mais estruturada na versão 4, item que foi parcialmente resolvido na versão 5. Porém, mesmo assim, não apresenta uma forte orientação a objetos como o Java, que podemos exemplificar nos itens a seguir:
- Não tem sobrecarga de métodos, ou seja, não pode ter um método com mesmo nome e com parâmetros diferentes. - Pode-se chamar o construtor do objeto pai em qualquer parte do código. - Não é obrigado a utilizar a orientação a objetos no código, podendo se trabalhar de forma procedural. - Não tem tratamento de exceções nos métodos nativos. - Não é fortemente tipado.
Além disto, por ser uma linguagem puramente interpretada, os erros no PHP aparecem apenas em tempo de execução. No Java, por ser uma plataforma híbrida, onde primeiramente o código é compilado em bytecodes, muitos erros podem já ser detectados em tempo de compilação.
Estes itens contribuem para que o Java tenha maior aceitação do que o PHP quando se trata do fator manutenabilidade.
Por outro lado, o PHP apresenta a vantagem de se ter uma maior flexibilidade em termos de codificação, o que muitas vezes acelera o processo de desenvolvimento para pequenas e médias aplicações. Além disso, por ser mais flexível, mais rapidamente um desenvolvedor pode aprender a linguagem e já sair desenvolvendo, embora não utilizará padrões específicos se não se aprofundar no aprendizado.
Para desenvolver em Java, a curva de aprendizado é um pouco maior, tendo que seguir determinados padrões (como a orientação a objetos).
O Java constitui umas das linguagens mais utilizadas no mercado, sendo que grande parte do motivo deste sucesso corresponde ao princípio "write once, run everywhere", focando a portabilidade da linguagem. Sendo compilada em bytecodes e interpretada na JVM, a linguagem permite a construção de programas que rodem nas mais diversas plataformas, como celulares, internet, diversos sistemas operacionais e outros, sem a necessidade (teoricamente) de se precisar fazer ajustes no código.
Além disto, enxergo como grande vantagem da linguagem Java a orientação a objetos bem estruturada, com todos os conceitos da OO incorporados, como herança, interface e sobrecarga de métodos. Esta estrutura acaba obrigando os desenvolvedores a seguirem um certo padrão, tornando o código mais legível. Os frameworks disponíveis, como Struts e Spring auxiliam ainda mais nesta tarefa, tornando a manutenabilidade mais fácil, previsível e segura.
Assim, Java é mais adequado para sistemas maiores, que vão possuir um ciclo de manutenção mais longo. Com a boa estruturação da linguagem, torna-se mais fácil realizar manutenções posteriores.
Já o PHP permite um desenvolvimento inicial mais rápido, sendo mais adequado para pequenos e médios sistemas, com complexidade mais baixa, em que a futura manutenção não é tão crítica.
Muitos serviços de hospedagem apresentam em seus planos mais baratos um servidor PHP (como o Apache com o plug-in para PHP, por exemplo). Para se ter Java no servidor, normalmente deve se pagar um pouco a mais. Isso facilita aos usuários aderirem a linguagem PHP para pequenos sistemas. Além disto, o PHP é totalmente free e open source. O Java, apesar de ser free, começou a ser open source em 2007, e apenas parte da linguagem foi liberada pela Sun.
Quanto ao fator escalabilidade, enxergo o Java com uma vantagem sobre o PHP, por ser uma linguagem mais robusta. A possibilidade da utilização do J2EE, a boa estrutura dos web services e os servidores web disponíveis compõe importantes fatores para melhorar a escalabilidade da linguagem.
Assim, a escolha entre uma linguagem e outra depende dos pesos que se dá aos fatores levados em consideração, sempre se tendo o objetivo final em mente. Java é uma linguagem mais robusta e escalável, enquanto PHP é mais ágil. Assim, recomendo Java para grandes e médias aplicações, como em ambientes corporativos, e PHP para pequenas aplicações e sites que devem ser desenvolvidos rapidamente, onde ficarão hospedados em servidores não dedicados de terceiros e onde não haverá grandes integrações.
O gráfico abaixo apresenta um resumo sobre a nota de cada um dos fatores para cada linguagem, para fins comparativos. Esta nota é uma aproximação, dada de forma empírica.
Não percam a próxima coluna, que irá realizar a comparação entre Java e Dot Net.
* Agradeço aos funcionários da Krieser Thiago Frederes e Alberto de Paola pelas informações colocadas no texto e ao Cássio Blaz pela revisão do texto.
Podcast
Comentários (26)
Dalton Camargo (JavaFree), em 14/05/2009, 16:09
O artigo do Paulo apenas ilustra a grande verdade em comparação entre as duas tecnologias. Para se haver uma comparação entre java e php, nós precisaríamos apenas pegar uma pequena camada da plataforma JEE, a camada web, pois se nós abrirmos esta comparação entre JEE e PHP, não precisaríamos sequer do EJB3 para dizer que o JEE é incomparável.
Uma comparação que eu sugiro ao amigo a ser feita, é a utilização do Ruby On Rails com PHP, essa sim ia dar uma boa discussão.
Grande abraço e parabéns pela coluna.
PS: Essa textarea para inserir comentários é péssima, sugira para o pessoal do baguete deixar isso em uma div no próprio site, sem essa popup maldita, hehe
Maurício (Baguete), em 14/05/2009, 16:18
Oi Dalton,
Na verdade, o Baguete vai estrear em breve um novo mecanismo para os comentários.
Independente do mecanismo, o que conta é que o site tem comentaristas qualificados, com qualquer ferramenta.
abraço!
Inskandar Hamadrias, em 15/05/2009, 12:28
"write once, test everywhere"
Ramon (RotecRio), em 15/05/2009, 12:48
Concordo com o Dalton, não é preciso ir muito longe para comparar as duas. Acho que o Ruby on Rails por ser feito uma década após o PHP não pode ser comparado também, existem muitas facilidades que foram feitas no RoR que não vão existir no PHP só na parte de ORM.
Mas o futuro do PHP e de outras linguagens scripts vão ser na camada de implementação, deixando a implementação em alto nível em uma linguagem script tem suas vantagens, ótimo exemplo é o JRuby e o Grails e o Mentawai (nacional).
Carlos Daniel de Mattos Mercer (UseInet), em 15/05/2009, 14:31
Olá Paulo,
Na prática o que noto é o seguinte:
- PHP/MySQL é mais barato e fácil de hospedar é praticamente um "padrão" de muitos hosts.
- O Wordpress, o Joomla são em PHP e muito fáceis e populares para gerenciar conteúdo (blog, portal).
- Java tem um apelo mais "profissional", "comercial" o pessoal engravatado acaba prefirindo coisas assim.
- Tecnicamente acho o Java mais bem acabado, API, documentação, padrões de desenvolvimento.
Convém olhar Scala também, parece ser uma tendência, já que Ruby não foi tudo aquilo que imaginávamos que iria ser.
João Marcus, em 15/05/2009, 15:13
Não concordo com alguns pontos, especialmente quando você apresenta problemas do PHP como sendo falta de orientação a objetos.
- A obrigação do Java de inserir tudo em objetos não o torna "mais OO" ou "menos OO". É uma característica do Java, e nada mais.
- A linguagem Java deixou de melhorar por muitos anos, deixando de incorporar funcionalidades já presentes em linguagens que não estavam sob a ditadura da Sun, como o C#. Exemplos? generics que prestem, closures, métodos de extensão, classes parciais, properties (caramba, o Java AINDA não tem properties!!!!). Podem falar o que quiserem do .NET, mas ao menos a Microsoft incorporou melhorias muito interessantes. Muitos dos "design patters" em Java foram criados justamente para poder trabalhar em cima das limitações do Java.
- Incluir "TCO" como uma vantagem não faz sentido nesse caso. O que isso engloba? Quais são os parâmetros? Sei que o gráfico não deve ser entendido como algo perfeito, mas o TCO é realmente uma coisa totalmente inventada nesse caso.
Obs: Não trabalho com PHP há vários anos, então não estou defendendo o PHP, estou simplesmente fazendo algumas críticas a argumentos que considero incorretos.
Otávio Calaça Xavier (CDL Goiânia), em 15/05/2009, 15:18
Olá, boa tarde!
Bom... discordo de algumas coisas:
- "(...) Esta estrutura acaba obrigando os desenvolvedores a seguirem um certo padrão (...)" => A linguagem então deve OBRIGAR os desenvolvedores a fazerem o certo, ou eles devem ter noção disso?
- Concordo que o PHP não tem tratamento de exceções nas funções antigas e que estão em desuso. Mas, se for para usar apenas código nativo, o Java deixará de ter até alguns tipos básicos, concorda? Assim como o Java tem frameworks e APIs o PHP também tem, basta saber usar...
- PHP é uma linguagem feita para Web. Java é de propósito geral. Alguns aspectos não podem ser comparados.
- Atualmente é possível rodar PHP em cima da plataforma J2EE, com interpretadores como o Quercus, que vêm com o Glassfish 2. Logo, a escalabilidade pode ser a mesma, concorda?
- Se PHP não fosse bom para sistemas robustos porque Yahoo, Wikipédia, Last.fm e tantos outros o usariam?
- Discutir linguagens em tempos atuais não é o importante, porque elas não são importantes. Vejo a linguagem de programação para o desenvolvedor, como a interface gráfica é para o usuário: O artifício que promove sua interação com o sistema. Logo, assim como a interface do usuário, a linguagem de programação deve ser o mais simples possível e o mais usual. O que realmente importa, atualmente, para o sistema ser robusto é a PLATAFORMA.
Um abraço e até mais...
Ismael, em 15/05/2009, 15:29
Irônico dizer que a Sun tem uma ditadura sobre java usando como contraponto o .net e principalmente a MS. A Sun controla mesmo o processo, mas os tais JCPs são muito mais democráticos que o desenvolvimento do .Net . Que além disso prega ser multiplataforma, só rodando em Windows, no máximo Windows Mobile. Mono e família são fracos e engodos, que a MS usa como propaganda gratuita para afirmar ser multiplataforma.
O comentário do Ramon a respeito de PHP X Rails vale para Java e .Net: fácil pegar uma tecnologia pronta e construir corrigindo seus defeitos.
Não sou muito simpático de Java, gosto da plataforma, mas não da linguagem. Mas .net é uma roubada. Só tem a penetração que tem porque a MS empurra junto quando há uma compra, como faz com diversos outros produtos, aliás.
Thiego Xavier, em 16/05/2009, 13:40
Não concordo com essa comparação, PHP é uma linguagem com uma finalidade (Web) e Java é um pacote de soluções, no quesito WEB o PHP da um baile no Java.
O ideal é para essa pesquisa seria PHP x JSP ou PHP x RoR e Java x Dot.Net.
Não podemos apenas citar vantagens da linguagem contra a outra, e sim realizar teste de códigos específicos em várias plataformas.
Da pra fazer 1000 maravilhas com as 2 linguagens, isso depende apenas do projeto, como esta ele sendo projetado e principalmente do programador.
Felipe, em 16/05/2009, 18:27
Ao meu ver, não há comparação. Deveria ser comentado apenas Java para web vs PHP.
PHP pode sim ser implementado para grandes projetos, ta ai o Yahoo!, em PHP pra provar isto.
E as citações sobre as "vantagens" de Java OO em relação a PHP OO ao meu ver, são justamente as DESvantagens. PHP é fracamente tipado, e nao PRECISA de sobrecarga de metodos, que convenhamos, é uma grande gambiarra para aceitar assinaturas diferentes para o método. Tu podes ter um metodo recebendo diferentes parametros, é so saber fazer. Se quer padronizações em projetos, entao converse com os desenvolvedores e defina o padrão a ser seguido pelos profissionais, não escolha uma linguagem que bloqueie os caras a seguir um padrao "DURO" como o de java, em que ate uma simples exception tem que ser orientada a objetos. Java para desktop...otimo, multiplataforma, work everywhere... para web? Nao vejo razão.
Acredito que o problema nao esteja na linguagem, mas nos programadores... Minha opinião, claro.
Paulo, em 17/05/2009, 11:31
Sinceramente, um artigo abordado de forma totalmente errônea entre Java e PHP. A comparação certa seria JSP e PHP. Fico muito preocupado quando vejo essas distorções. PHP é WEB, e o Java dispõem para WEB, o JSP! Metodologias, arquitetura de software, desenvolvimento, tecnoplogias de desenvolvimento, framework, isso vai depender da organização, qualidade e a forma de aplicação de todos os itens citados no projeto.
Vou ter que ensinar como colocar artigos coerentes. Primeiro se define um assunto qualquer que se enquadre em um contexto avaliado, estudado e bem definido.
Contexto: linguagens para desenvolvimento WEB.
Assunto: Prós e contras das linguagens de desenvolvimento WEB, ou JSP X PHP,...
Artigo: Tópicos comparativos em cima do contexto e assuntos definidos.
Bom senso é fundamental, comparar Java com PHP, infelizmente, não é bom senso.
Evandro Rosa Santos, em 18/05/2009, 07:51
Java para web não é apenas JSP. Se olharmos bem, JSP é uma extensão da tecnologia Servlet e em adição a ele temos também JSTL, Scriptlet e outras taglibs, observe que nem estou falando de tecnologias como o JSF (da para trabalhar em Java para o web sem JSP - pelo menos não diretamente).
JSP + Scriptlet trabalham da mesma forma do PHP, uma página HTML onde são aberto tags e digitados códigos dinâmicos, mas afinal, quem programa assim no mundo Java??? A comparação não seria muito boa então.
Evandro, em 18/05/2009, 07:52
Java para web não é apenas JSP. Se olharmos bem, JSP é uma extensão da tecnologia Servlet e em adição a ele temos também JSTL, Scriptlet e outras taglibs, observe que nem estou falando de tecnologias como o JSF (da para trabalhar em Java para o web sem JSP - pelo menos não diretamente).
JSP + Scriptlet trabalham da mesma forma do PHP, uma página HTML onde são aberto tags e digitados códigos dinâmicos, mas afinal, quem programa assim no mundo Java??? A comparação não seria muito boa então.
Cássio Blaz, em 18/05/2009, 10:27
Concordo com o Evandro, Java para web não é apenas JSP.
Há diversas bibliotecas e frameworks para trabalhar com Java para web, voltados para as diversas camadas da aplicação. Exemplos: o DWR,integrando Javascript e Ajax com Java; o FreeMarker, que pode substituir o JSP com uso de templates; o Spring, muito abrangente (para MVC, DAO, Web Flow, etc.); entre outros. Além de que acreidito que utilizar apenas JSP para o desenvolvimento não seria interessante nem produtivo.
Ainda, em relação ao PHP, há o PHP-GTK. Eu nunca utilizei, mas a idéia é integrá-lo com a biblioteca GTK, possibilitando aplicações Desktop instaladas no lado cliente (http://www.php-gtk.com.br/home). Ou seja, PHP não fica restrito a Web.
Mas acredito que o objetivo mais interessante da coluna seja a comparação das linguagens no momento da codificação (ao colocar a "mão na massa"), independente da abrangência delas, mas nos casos em que há possibilidade de utilizá-las. Nesses casos, deve ser considerado o que impacta nessa codificação, como a estrutura de cada linguagem, os frameworks e biblioteces disponíveis, documentação, etc.
Murilo de Souza Lopes (Ênfase Tecnologia), em 18/05/2009, 23:45
Olá , eu já trabalhei com java durante muito tempo , mais sinceramente acho os argumentos muito fracos , apresentados aqui , eu desenvolvo com php para algumas empresas , mesmo tendo uma especialização grande em Java.
Já trabalhei em projetos grandes que usam php e deu para dar conta de boa , acho que anos atraz cerca de 3 anos atraz seu artigo poderia ter mais relevancia , mais hoje em dia o cenário é diferente.
Sempre vejo o pessoal falando de grandes sistemas e blabla , Java é otimo para isso , mais se o seu foco é desenvolvimento para web , php pode servir para você de boa , é uma questão de saber trabalhar bem com a ferramenta , eu deixei de participar até mesmo do javafree , que sou membro desde 2004 por motivos como esses , o pessoal fica meio cego por causa do Java e acaba sendo engolido pelo mercado , como está sendo...
Copernico Vespucio (Intellego), em 25/05/2009, 11:38
PHP ou Java?
R.: Se precisa de agilidade e não se importa com manutenção, use Groovy!
É java (com toda a sua imensa - e padronizada, e confiável - biblioteca de APIs, apoiadas por JSR do JCP), é inerentemente orientada a objeto (mesmo que o programador opte por escrever de forma "procedural") e tem suporte a tipos dinâmicos). E se mais tarde vc. quiser migrar seu código para algo mais robusto, migrar para Java é fácil.
Java ou PHP? Eu conheço as duas tecnologias (não apenas as linguagens) e, IMHO, não há como PHP concorrer com Java em nenhum quesito, desde que o aprendizado comece pelo caminho certo e que a ferramenta certa seja usada para o problema certo.
Gregui Shigunov, em 09/06/2009, 17:03
Cada linguagem possui suas vantagens e desvantagens. Ja trabalhei com as 3 comentadas. A única que não curti foi dotNet. Gosto de PHP para sistemas menores, blogs, ou seja, sistemas Web em geral. Agora pra sistemas desktops, ou sistemas mas complexos, ai sim Java é o melhor. Mas é clarro que o projeto tem que ser muito bem estruturado, senão a manutenção depois vira um pesadelo.
Pablo Verçosa, em 15/06/2009, 14:05
Não entendi a citação "Para se ter Java no servidor, normalmente deve se pagar um pouco a mais.". Java não é para uso livre? Recentemente a linguagem também não se tornou open-source? Isto significa que se eu manter minha aplicação JSP no servidor da empresa, estarei irregular?
Matheus Mendes, em 18/06/2009, 10:53
Achei os argumentos fracos. Só explorou "lugares comuns" de ambas as linguagens. Qualquer pessoa que já programou em Java sabe que essa histoŕia do run anywhere não é mais verdadeira.
Outra coisa, tanto Java quanto PHP possibilitam a programação estrutural (muitos desenvolvedores java fazem uso de programação estruturada e, por estar em java, acham que estão programando OO)
Não há como comparar Java com PHP simplesmente por terem propósitos totalmente diferentes. É como comparar um jipe com uma motocicleta.
Sugeriram comparar RoR com PHP. WTF?! Comparar um framework com uma linguagem? Então vamos comparar o MS Word com o Linux.
handerson Pinheiro, em 02/07/2009, 10:31
cada uma tem suas peculiaridades. Pode se tambem mesclar as duas. "O PHP é capaz de interagir com uma máquina virtual "embutida"
via JNI e acessar objetos Java como se fossem objetos PHP".
"O PHP cuida automaticamente da conversão de tipos de dados
do Java para o PHP e viceversa". O PHP pode ser compilado para rodar como um servlet em
servidores de aplicações Java".
"A classe "Java" do PHP instancia a classe Java cujo nome é
fornecido no construtor
● As funções java_last_exception_get e java_last_exception_clear
permitem ao código PHP tratar excessões geradas pelo Java
● O código PHP pode então acessar objetos Java remotos via RMI
ou mesmo EJBs
● Se compilarmos o PHP como "CGI" podemos construir interfaces
gráficas utilizando Swing ou AWT
(mas elas serão tão pesadas quanto seriam em Java)". Alem do php tb ser totalmente OO.
Conclusao. O php devora o java e qualquer outra tecnologia e Roda em VM java tb.
O sonho é o limite. A criatividade é tudo.
Carlos, em 17/07/2009, 11:41
"Acredito que o problema nao esteja na linguagem, mas nos programadores..."
Correto. Por isso alguém afirmou que sobrecarga é "apenas uma gambiarra"...
Mauro, em 24/07/2009, 16:21
Caraca, que lombra... todos estamos sujeitos a erros, mas por defeito onde não tem e se julgando perfeito é paia. Quanto a sobrecarga em PHP, existem técnicas e técnicas. Cliquem no link para conhecer algumas, sobre a forma de métodos mágicos: http://www.php.net/manual/pt_BR/language.oop5.overloading.php
No mais, PHP é usado amplamente por outras empresas fortes além da Yahoo, como: Facebook, IBM, Oracle, Twitter, MySQL etc., o que desmente a história que PHP é pra coisa pequena, onde 4 ou 5 usuários fazem acessos simultâneos. O portal do MPDFT, onde eu trabalho, e de muitos outros orgãos públicos também são em PHP, e tem acessos em grande escala, sem haver perdas na performance e problemas com robustez. E na grande maioria desses orgão se usam padrões no momento de programar e documentar. A outra lenda que PHP é foda de dar manutenção cai por terra quando se existe ordem. Só tive dificuldades quando peguei códigos mal programados, sem contar que, sinceramente, pra outras linguagens terem um manual ao nível do manual do PHP vão ter que trabalhar muito ainda. No que diz respeito a programação gráfica ( desktop ), o PHP-GTK, apesar de pouco usado, é uma ótima ferramenta, permitindo a flexibilidade para os desenvolvedores de criarem aplicações web e desktop simultaneamente sem nenhuma alteração no código do Controle e do Modelo, utilizando o padrão MVC. É claro que alguns recursos tem que melhorar, como a extensão para o SQL Server, que já é boa e rápida ( em alguns lugares do tempo do Delphi é necessário esse tipo de conexão ). E é isso aí que eu tenho pra dizer... Falow
mauro, em 24/07/2009, 18:53
Quanto a portabilidade, não entendi muito bem a absurda vantagem do java sobre o PHP. Praticamente tudo o que acessa a internet roda um programa feito em PHP e praticamente em todos os computadores de hoje é possível se instalar um servidor web e também rodar PHP. PHP ainda possui módulos .NET e Java, que apesar de estarem em estagio experimental, permitem fazer tudo o que o Handerson falou. Qual seria então essa diferença toda? Jogos para celular? PHP é possível com ou sem internet. Com PHP é possível criar até scripts semelhantes aos WScripts do windows, é possível fazer praticamente qualquer coisa e se integrar com uma porrada de tecnologias, fora que PHP é muito rápido. Pensem numa página rodando com quase 200 includes e funcionando de boa, como se não tivesse nenhum! Ia me esquecendo: PHP ainda possui recursos COM, DOM, Win32, uma penca de serviços e implementações para protocolos Web e sockets, extensões para comércio eletrônico e processamento para cartão de crédito, conexão nativa com praticamente todos os SGBDs do mercado, controle de arquivos pra todos os SOs do mercado etc. Não entendi mesmo a falta de portabilidade que foi apresentada no gráfico. Muito menos ainda quanto ao TCO. Tudo pra PHP é grátis, existem muito mais programadores e a mão de obra ainda é bem mais barata, na maioria das vezes. A única coisa que ainda pode interferir é quando se muda a versão do PHP, o que também não é uma grande barreira. Os scripts que param de funcionar por aí, na sua grande maioria, são scripts mal feitos, sem prestar atenção nas notas do manual. A manutenabiblidade, é como eu já disse: o manual do PHP pra mim é excelente e eu nunca tive nenhum problema com isso. E hoje ainda existem bons debugadores, como o Zend Studio, que serve como uma boa ferramenta de desenvolvimento,o Visual Paradigm, que é um "Jude Anabolizado", uma ferramenta case realmente completa, funcionando para várias linguagens, inclusive o PHP, permitindo a criação dos vários diagramas e geração de código automático. Quanto a escalabilidade, basta lembrarmos do Yahoo!, a ferramenta de busca número 1 do mundo. Qual programa em Java roda com a quantidade de acessos do Yahoo?! Nesse ponto, a comparação do gráfico é muito absurda. A tendência é que aplicações Web sejam mais escaláveis geograficamente que os demais. Quanto ao hardware, o PHP roda em qualquer carroça por aí e com certeza aumenta muito seu potencial em uma máquina de verdade. O java também pode rodar softwares prontos sem exigir muito, mais com certeza é muito mais pesado na hora da elaboração de um projeto, e vai exigir bem mais da máquina do que o PHP em ambos os casos. Nesse ponto o PHP também é, sem dúvida, mais escalável.
mauro, em 30/07/2009, 12:35
Quanto ao Yahoo, terminei dando um vacilo. Eu queria falar sobre alguns dados de pouco tempo atrás, no qual o Yahoo aparecia no site da Alexa como nº 1 em acessos. Mas ele é o site com o segundo maior número de acessos no mundo todo, ficando atrás somente do google.
Gelson (openHaus), em 26/12/2009, 01:23
Sou fã do java, e gosto de php, trabalho com os dois, porém é complicado comparar linguagens, assim como é dificil comparar gostos pessoais.
Sou extremamente organizado no código, o que me atrapalha, pois varios programadores php's não tem a cultura dos programadores java de organizar bem o código,refatorar o projeto,etc..., visto que ferramentas como o eclipse refatoram bem o código.
Uso o php no eclipse e já ajuda muito, mas a cultura do progarmador php é desenvolver rapido.
Não desenvolvo sites, e sim sistemas, e tenho dificuldade de trabalhar com programadores que desenvolvem para liguagens de tipagem fraca, e pior ainda, usando o paradgma estruturado.
Antes de analisar a linguagem é mais interessante avaliar os programadores, pois são esse que fazer determinada linguagem ou plataforma ser mais rentavel.
Sinto por varios progamadores não conhecerem paradgimas da engenharia de software, pois alguns projetos necessitam de ambientes de desenvolvimento diferentes, e a questão em projeto não é apenas colocar o sistema para funcionar, mas sim desenvolver a melhor solução com as ferramentas especificas.
Mais importante de como fazer, é saber u que fazer.
Zararu (Seleuco), em 22/01/2010, 20:05
Todo mundo vem, dá um pitaco e fala uma bobagem!
O artigo já está há muito tempo morto, mas eu tbm quero falar a minha bobagem:
1) Java para web não é apenas JSP! Quem falou o contrário SEQUERleu Aprenda Java em 21 dias...
2) PHP está sendo usado até na NASA... claro!! A NASA tbm tem blogs e sites de controle de pontos!!:)
3) PHP é tão verboso qto java! E às vezes tão arrogante qto programadores Java... ou seja, tem as piores coisas que o JAVA carrega!!!
4) Eu trabalho em BANCO e banco não perde dinheiro!! Ninguém fala em PHP aqui sabe pq? Por causa dos problemas intrínsecos da linguagem que o autor não teve o peito pra falar: todo mundo acha que sabe PHP, até a documentação (pelo menos a da 4.x) tinha aspecto de rascunho, a comunidade se esforça para mudar a cabecinha da galera e subir para 5.x (mais recursos O.O) e tem resistencias há mais de 2 anos...
Enfim, deu pra notar que o problema não é a linguagem! Não é mesmo!!! É da cultura que ela traz, da comunidade que está ao seu redor, da evolução e da perspectiva que ela traz a longo prazo. PHP é tão poderosa quanto Java no que dá para comparar!!! Mas e no que não tem comparação (JME, Aplications Servers, EJB, replicação,...) a gente não compara, fica com o produto que me atende e o que eu posso pagar!!!
PHP seria até mais barato que o Java somando tudo isso que nós falamos, mas a bendita cultura que vem se arrastando destroem o futuro da linguagem!
Anotem: quem odeia Java partirá para o Ruby, quem não, escreverá scripts em Groovy e o PHP vai ficar ali... do ladinho do Perl, agonizando...
ENVIE UM COMENTÁRIO
Paulo Krieser Paulo Krieser é diretor executivo da Krieser IT Solutions, empresa especializada no desenvolvimento de aplicações corporativas nas mais diversas tecnologias.