Início> Colunas> Colunistas> Adilson Pize> Quais Projetos Minha Organização Deve Executar?

Tamanho da fonte: -A +A

Quais Projetos Minha Organização Deve Executar?

Adilson Pize // quinta-feira, 16/02/2012 13:38

O primeiro cuidado a ser tomado por qualquer organização que deseja alcançar sucesso em seus negócios é ter suas estratégias claramente definidas.

Possuir uma gestão estratégica sistematizada e sólida é fator crítico para o sucesso organizacional.

E isto não é diferente quando tratamos da seleção e priorização dos projetos.

Devemos partir das estratégias de nossa organização para definir quais são os "projetos certos" que devem ser empreendidos.

A necessidade de selecionar e priorizar os projetos decorre do fato de que as organizações possuem recursos limitados (pessoas, máquinas, equipamentos, instalações, recursos financeiros, etc.) para executar suas operações e seus projetos. Resumindo, nenhuma organização consegue realizar ao mesmo tempo tudo que gostaria ou mesmo necessitaria fazer.

Existem vários modelos/métodos para a seleção e priorização de projetos, desde os relativamente simples, como Ordenamento, Pontuação e Análise de Riscos, que normalmente utilizam critérios financeiros, de riscos, urgência, comprometimento e conhecimento técnico para a seleção dos projetos, até outros mais complexos, como é o caso da Programação Multicritério com AHP (Analytic Hierarchy Process).

Teremos a oportunidade de tratar mais detalhadamente estes modelo/métodos em edições futuras desta coluna.

Abaixo demonstro um exemplo simples de seleção e priorização utilizando um modelo de pontuação com quatro critérios com diferentes pesos.

 

Critério

Peso

Pontos

Período de Retorno (Payback) em anos

4

 

Menor que 1 ano

 

5

Entre 1 ano e 3 anos

 

2

Entre 3 anos e 5 anos

 

1

Maior que 5 anos

 

0

Taxa Interna de Retorno (IRR) em % anual

2

 

Maior que 30%

 

5

Entre 20% e 30%

 

3

Entre 15% e 20%

 

1

Abaixo de 15%

 

0

Urgência

3

 

Tem que ser realizado no exercício

 

5

Pode ser encerrado durante próximo exercício

 

2

Pode ser encerrado após o próximo exercício

 

0

Conhecimento Técnico

1

 

Há domínio técnico interno para a execução do projeto

 

5

Há conhecimento técnico intermediário, necessitando consultoria externa

 

3

Não há nenhum conhecimento interno

 

1

 

 

 

Projeto A

Projeto B

Projeto C

Critério

Peso

Pontos

Total

Pontos

Total

Pontos

Total

Período de Retorno (Payback)

4

2

8

5

20

2

8

Taxa Interna de Retorno (IRR)

2

5

10

3

6

3

6

Urgência

3

5

15

2

6

0

0

Conhecimento Técnico

1

3

3

5

5

5

5

Pontuação Geral

 

 

36

 

37

 

19

Propositadamente não contemplei no exemplo acima critérios estratégicos, ou seja, aqueles que avaliam o alinhamento dos projetos às estratégias da organização para sua seleção e priorização, pois gostaria de dar mais destaque aos mesmos a seguir.

O alinhamento estratégico de um projeto não é somente um critério de pontuação/classificatório, mas um critério eliminatório, ou pelo menos assim deveria ser tratado.

Um projeto que não está alinhado a nenhum objetivo estratégico sequer deveria ser selecionado para ser executado, ou seja, não deveria compor os portfólios de projetos da organização, pois não contribuirão com os resultados e sucesso dos negócios.

Então a primeira pergunta a ser respondida para a seleção de qualquer projeto seria: “Este projeto está alinhado/relacionado com algum objetivo estratégico da organização?”.

Se a resposta for negativa, o projeto não deveria ser empreendido.

Se houver dificuldade em relacionar o projeto a alguma estratégia, no mínimo desconfie, pois para um projeto alinhado estrategicamente consegue-se justificar claramente sua contribuição com um ou mais objetivos estratégicos.

Executar projetos que não contribuem com os resultados da organização não traz benefícios, consome recursos limitados, e muitas vezes escassos, e ainda impede que a organização foque esforços nos projetos que realmente podem trazer os resultados por ela esperados.

Então, antes mesmo de nos preocuparmos em “fazer certo os projetos”, adotando melhores práticas na gestão dos mesmos, temos que “fazer os projetos certos”, ou seja, adotar métodos adequados na seleção dos projetos que comporão os portfólios da organização.

Até a próxima coluna!

Adilson Pize

Adilson Pize é diretor da Exce!!ence Gestão Empresarial, diretor financeiro do PMI-RS e coordenador do GUGP da Sucesu-RS. twitter @excellencegesta

...

COMENTÁRIOS
Danilo Carneiro

postado em: qua, 22/02/2012 - 17:28

Muito Bom Pize! Seguindo a metologia, vou tentar adaptar as minhas necessidades...

Um abração.

Danilo

Adilson Pize
Adilson Pize

postado em: qui, 23/02/2012 - 12:02

Danilo,

Obrigado pelo comentário.

Fiquei muito feliz quando li em seu comentário "... vou tentar adaptar às minhas necessidades".

É assim mesmo que funciona, não existem métodos prontos, acabados, definitivos.

Temos que conhecer os métodos existentes e extrair o que há de melhor de cada um deles para estabelecer o método de trabalho para as necessidades de nossa organização.

Conte para nós os resultados depois que aplicares as boas práticas sugeridas.

Um grande abraço e sucesso!

Anderson Silva

postado em: sex, 17/02/2012 - 22:22

Muito bom Adilson.Conteúdo prático,útil e direto.
Parabéns.

José Aquiles Susin

postado em: sex, 17/02/2012 - 08:46

Adilson
Acompanhando e gostando...
Abraços
Aquiles

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
VALIDAÇÃO
Esta questão serve para validar se você é um leitor do Baguete!
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.

Enquete

Qual será o futuro da RIM?:

Galeria de Imagens