Tamanho da fonte:-A+A

As diferenças entre Transacional e Dimensional

Bruno Fajardo // terça, 17/12/2002 00:00

A implementação de um data warehouse tem alguns aspectos que se asssemelham ao desenvolvimento de sistemas transacionais, mas possui diferenças que se não observadas podem colocar o projeto em risco.

Se analisarmos o planejamento e o levantamento de necessidades, vamos verificar que não temos grandes diferenças, além da escolha do perfil dos usuários que participam das reuniões e a análise de disponibilidade de origem de dados. Diferentemente dos sistemas transacionais que gerão dados do zero, os DWs necessitam de fontes de dados. Podemos citar o exemplo de um executivo que deseja visualizar as vendas que ocorreram entre o horário do meio-dia as 14:00hs nas suas farmácias. Se eles não apontam o horário da transação no caixa no momento da venda, não será possível responder a pergunta do executivo.

A modelagem dimensional é uma das principais diferenças e será um dos fatores críticos de sucesso do projeto. A análise e observação dos dados de forma multidimensional passa por detalhes que não são percebidos em um sistema tradicional. A primeira observação é que num projeto de DW o dado importante é aquele consolidado nas dimensões e aqueles com o maior nível de granularidade.

A modelagem dimensional permite que o usuário perceba os dados numa forma próxima de seu entendimento, com várias perpectivas possíveis, dentre elas o tempo e o espaço.

O conteúdo deste artigo foi baseado em dois capítulos do livro BI-business intelligence – Modelagem & Tecnologia de Carlos Barbieri.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
Teletex

Num ambiente corporativo é preciso baixo custo e facilidade de implementação de soluções que consolidem as aplicações e atendam aos requisitos dos dados de uma empresa. A Teletex 360º IT solutions, a Cisco, a NetApp e a VMware se uniram para entregar o FlexPod® Express ─ uma única plataforma, prática, simples e convergente para gerenciar toda infraestrutura.

Recentemente, a VMware lançou o Horizon 6, uma suíte que entrega aplicativos publicados e desktops virtuais através de uma única interface. É uma nova plataforma, que reúne uma série de tecnologias e ferramentas onde os administradores de TI poderão provisionar aplicativos e desktops remotamente nos usuários finais através de single sign-on, além de facilitar a verificação de toda a infraestrutura virtual proporcionando uma gestão mais simples.

Teletex
Teletex - Site Teletex - Facebook Teletex - Blog Box2U