Tamanho da fonte:-A+A

As diferenças entre Transacional e Dimensional

Bruno Fajardo // terça, 17/12/2002 00:00

A implementação de um data warehouse tem alguns aspectos que se asssemelham ao desenvolvimento de sistemas transacionais, mas possui diferenças que se não observadas podem colocar o projeto em risco.

Se analisarmos o planejamento e o levantamento de necessidades, vamos verificar que não temos grandes diferenças, além da escolha do perfil dos usuários que participam das reuniões e a análise de disponibilidade de origem de dados. Diferentemente dos sistemas transacionais que gerão dados do zero, os DWs necessitam de fontes de dados. Podemos citar o exemplo de um executivo que deseja visualizar as vendas que ocorreram entre o horário do meio-dia as 14:00hs nas suas farmácias. Se eles não apontam o horário da transação no caixa no momento da venda, não será possível responder a pergunta do executivo.

A modelagem dimensional é uma das principais diferenças e será um dos fatores críticos de sucesso do projeto. A análise e observação dos dados de forma multidimensional passa por detalhes que não são percebidos em um sistema tradicional. A primeira observação é que num projeto de DW o dado importante é aquele consolidado nas dimensões e aqueles com o maior nível de granularidade.

A modelagem dimensional permite que o usuário perceba os dados numa forma próxima de seu entendimento, com várias perpectivas possíveis, dentre elas o tempo e o espaço.

O conteúdo deste artigo foi baseado em dois capítulos do livro BI-business intelligence – Modelagem & Tecnologia de Carlos Barbieri.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
Teletex

A TELETEX 360º IT solutions foi reconhecida como o melhor parceiro WMware da Região Sul do Brasil, no , realizado entre os dias 3 e 5 de abril em Itapeva - MG. Parabéns a toda Equipe Teletex e aos nossos clientes por mais esse merecido reconhecimento.

Mais uma conquista alcançada. Hoje a TELETEX 360º IT solutions foi reconhecida como o melhor canal da América Latina no segmento Commercial – Mercado Privado, no Cisco Partner Summit 2014, que acontece entre os dias 24 e 27 de março em Las Vegas, NV, EUA. Parabéns Equipe Teletex – Mercado Privado e aos nossos clientes que também fizeram parte dessa conquista.

Teletex
Teletex - Site Teletex - Facebook Teletex - Blog Box2U