Tamanho da fonte:-A+A

Umbraco - um CMS grátis e open source que dá lucro

Bruno Fajardo // segunda, 15/08/2005 01:00

Há alguns meses fui incumbido de procurar um CMS (Content Management System) open source e free. Entre diversos produtos que baixamos da internet, concluímos que o Umbraco, um CMS dinamarquês, era um produto simples e atraente. http://www.umbraco.org

Comecei a colocar algumas perguntas na lista de discussão e fiquei surpreso de ter respostas quase imediatas do criador do produto, Niels Hartvig. Para retribuir a consultoria espontânea de Niels e outros integrantes da lista, resolvi fazer algo pelo Umbraco. Traduzi o software para português.

A idéia da empresa onde trabalho era distribuir o umbraco no Reino Unido, especialmente para os clientes para os quais fazemos websites. Entramos em contato com Niels e ele nos fez uma visita em Londres.

Tivemos um sessão técnica e depois um bate papo informal no pub local. Todos nós ficamos impressionados com o modelo de negócios do Umbraco. O software é open source e free, mas a empresa de apenas 4 funcionários dá lucro! Como? Niels, este empreendedor de apenas 25 anos de idade, nos dá a resposta: treinamento, consultoria e licenças comerciais.

Algumas empresas como a nossa querem distribuir o umbraco, então compram licenças. Outros clientes querem consultoria e treinamento no seu produto, mais uma fonte de negócios.

Ficamos comparando o nosso modelo de negócio com o dele. O software que fazemos é complexo e caro, porém ganhamos dinheiro com licenciamento e customizações. Para aumentar nossa base de clientes seria preciso um polpudo investimento em propaganda, para o qual não temos dinheiro. Temos que manter uma estrutura de vendas,uma equipe de desenvolvimento e outra de suporte. Tudo isso tem um custo considerável. Não sobra muito para invenstir em propaganda.

O Umbraco é de graça. São somente 4 pessoas na empresa. Ele não gasta nada em propaganda, vendas, distribuição. Como o software é open source, a propaganda é feita pelos próprios usuários mundo afora e espalha-se na velocidade da web. Quando um bug é encontrado, talvez Niels não gaste nada para corrigí-lo, pois a solução pode vir da comunidade de desenvolvedores open source. A internacionalização foi feita por voluntários que simpatizam com o produto. Existem versões em inglês, espanhol, italiano, sueco, alemão e agora português.

Segundo Niels, uma parte do lucro ganho nos treinamentos e consultoria é gasta na melhoria do núcleo de produto. Ainda assim, ele garante que a empresa é rentável e que está feliz com seu business model.

Mais um detalhe, ele faz software livre usando .net e ferramentas proprietárias da microsoft como SQLServer e Visual Studio. Ganha produtividade (é mais fácil programar em .net do que java, por exemplo), mas ainda fica na estratégia de software livre.

Qual modelo de negócio terá mais sucesso? Qual conseguirá um crescimento maior e sustentado nos próximos anos? Será um misto dos dois?

Não sei e nem me arrisco a dar um palpite. Mas achei muito interessante essa maneira diferente de fazer negócios com software.

COMENTÁRIOS
OMAR CORDEIRO

postado em: 16/03/2009 - 11:05

onde acho material traduzido?

Francisco

postado em: 27/05/2009 - 22:29

Boa noite, gostaria de saber se existe hosting no Brasil com Umbraco

Gutemberg Sampaio

postado em: 08/01/2010 - 13:15

Onde posso baixar a versão traduzida para o português do Umbraco?

Leandro Zacarias

postado em: 21/02/2010 - 11:54

Os arquivos de tradução podem ser baixados no site do umbraco:
http://umbraco.org/documentation/language-files

Felipe

postado em: 22/01/2013 - 14:41

Existe alguma empresa parceira do Umbraco no Brasil? Estou avaliando a possibilidade de migrar o CMS do portal da empresa que trabalho para Umbraco.

Marcio Goularte

postado em: 12/11/2013 - 14:26

Felipe, infelizmente não. Eu trabalho há anos com Umbraco e para se tornar um parceiro é preciso ir até a Dinamarca e fazer os cursos deles e as provas. O que fiz foi criar uma comunidade para o pessoal do Brasil se achar a divulgar Umbraco por aqui www.umbracobrasil.com.br.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.