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Quem é seu público-alvo?

Sílvia Somenzi // quarta, 04/11/2009 21:48

Conhecer o seu mercado já é um grande desafio, mas saber efetivamente quem é o seu público-alvo é fundamental.

Uma das maiores confusões que os profissionais cometem é quando atuam sem foco em seu público-alvo correto, por não entenderem quem este é; por mapeá-lo erroneamente e, assim acabam por atuar com uma estratégia equivocada.

Seja você o estagiário ou o presidente da uma empresa, se desconhecer quem é o foco de sua atuação, certamente estará desalinhado estrategicamente e desconectado inteiramente do mercado em que atua.

A importância em se entender e estar conectado com o seu mercado é crucial para o seu crescimento e estabelecimento de relacionamentos sólidos e de confiança, portanto é preciso planejar e realizar movimentos assertivos com conhecimento e com informação sobre o seu mercado.

Quando as decisões são alimentadas com informações equivocadas ou que estejam fora de foco, obviamente serão inadequadas e consequentemente causarão impacto devastador, que pode afetar negócios, pessoas e inclusive a sua carreira.

E aí que fica exposto como se é profissionalmente e se como está envolvido e comprometido com o que lhe cerca e com quem lhe cerca . Porque se o profissional não entende o próprio mercado e quem é seu público, como vai entender o que precisa fazer para conquistá-lo?

Muito impressionante constatar que há profissionais que ficam tão desviados do seu foco que acabam por não atingir os seus objetivos e por vezes questionam-se sem perceber o quê efetivamente ocorre, podendo até não se dar conta que nem sequer estavam mirando no alvo correto, por isso acertar se torna basicamente impossível.

Não se engane, por exemplo, pensando que quando você está em uma empresa, o seu público-alvo é somente àquele que você chama de cliente final, onde muitas vezes pode nem ter contato direto, quando na verdade são principalmente os seus avaliadores como o seu gestor ou os gestores de outras áreas onde o seu trabalho impacta, e quando não se percebe que esta relação de público-alvo existe, os seus movimentos ficam limitados, e você é  percebido apenas como mais um... 

Logo, quem você percebe como seu real cliente, pode não ser seu verdadeiro cliente, e o resultado que você busca simplesmente não acontece.

Saiba entender quem é seu cliente, porque esta é a chave, assim você investe em conhecer o seu mercado e em fazer as perguntas certas, ao invés de fornecer as respostas que você considera certas.

Entenda que a correta definição, entendimento e mapeamento do seu público-alvo, transforma as suas ações e  lhe torna um profissional bem sucedido, porque você percebe, mapeia, entende e age.

Nunca deixe de questionar-se sobre quem é seu publico e como você está interagindo com este.

Permita-se refletir.

Pergunte-se.

Sílvia Somenzi
Diretora Presidente da Soluzzione Expansão de Negócios, empresa de Consultoria, Gestão e Marketing de Relacionamento.
COMENTÁRIOS
Sílvia Somenzi

postado em: 22/12/2009 - 14:24

Igor, tudo bem?

Entendi que a sua consideração é quanto ao público-alvo local.

Bem, a questão da pesquisa para definir o público-alvo é muito importante e, penso que é necessário vc realizá-la com agência de pesquisa séria que lhe forneça dados claros e bem mapeados, assim poderá direcionar as suas ações de marketing (planejadas) de forma assertiva.

Como uma franquia, creio que a própria M.Officer deva ter já o foco estabelecido do público-alvo que “mira” e você poderia acionar a matriz, por exemplo, conversando e alinhando com a área de marketing sobre o que eles já tem definido, pois o seu foco de público não será distante do da marca, por características dos próprios produtos e perfil de consumo.

Pontos que são importantes, como sugestão, para considerar neste levantamento/pesquisa de público-alvo são: os locais e eventos que freqüentam, tipo de meios de comunicação que consomem (televisão, revistas, jornais, internet, twiter,etc.), comportamento e capacidade de consumo, preferências, o que consideram como essencial para se diferenciar na multidão e principalmente, com o quê se identificam.

Importante você detalhar bem para a agência que realizará a pesquisa o que você precisa realmente saber para conhecer melhor o seu público-alvo.

Alinhando a sua percepção com a já definida pela sua franqueadora, mais o entendimento de onde você encontra e se comunica com o seu público-alvo local, através de pesquisa formal com agência, penso que é um passo bem sólido para que seu público seja definitivamente mapeado.

Aí é ajustar o Planejamento Estratégico de Marketing para dar o foco devido.

Espero ter colaborado.

Um abraço, Sílvia Somenzi.

Vender Perfumes Importados

postado em: 03/10/2012 - 06:25

Trabalhar sem meta e o público que deseja atingir vai dar um tiro no pé.

É importante saber quem é o seu público e onde esta e posso dizer que hoje em dia o facebook é um grande campo para achar esse público.

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