Tamanho da fonte:-A+A

Como construir credibilidade?

Sílvia Somenzi // segunda, 08/12/2008 18:34

A credibilidade se constrói.

Se você deseja ter credibilidade, não basta considerar-se uma pessoa responsável, confiável e cumpridor de seus acordos que o mercado vai concordar com você e reconhecer a sua credibilidade.

Sempre é uma construção extensa e constante, formada pelo conjunto de suas ações e que precisa de provas concretas a todo o instante.

Observe que as pessoas e as empresas testam-lhe sobre o quanto a sua atitude é crível, confrontando os seus atos e as conseqüências deles, e, a partir dos “resultados” formam opinião a seu respeito ou a respeito da empresa onde você atua.

Se você fala que faz ou, diz que é algo ou alguém, de nada adianta se verdadeiramente não fizer o que diz fazer e, não for o que diz ser.

As regras sociais e de negócio, seguem os mesmos códigos baseados na coerência entre o seu posicionamento divulgado ao mundo e o seu posicionamento de fato.

Coerência é muito importante para a construção da credibilidade, porque lhe define.

Seja quem fizer parte do seu círculo de negócios, entende que a medida que você avança, demonstra o que é capaz de fazer e decidir,  a forma de busca soluções e  como colabora com os outros e principalmente como se responsabiliza pelo que lhe cerca. Logo consegue realizar uma detalhada "radiografia" de sua atitude.

São os seus interlocutores que avaliarão quanto você está  próximo ou distante de estabelecer-se relacionado com solidez. E principalmente se a confiança em você e seu trabalho gerará reciprocidade... ou se você será apenas mais um que parece ser mas não é.

Cada vez que você se importa com o que faz; que respeita as solicitações dos outros; que entende as necessidades dos negócios; que percebe que as pessoas precisam resolvê-las e principalmente que age para resolver; fundamentam a sua credibilidade, porque o quê conta é a sua atitude.

Nada acontece da noite para o dia e é preciso ter persistência e ser muito paciente, pois gerar credibilidade é um processo de longo prazo que passa por diversas provas.

Mas, sem dúvida, começa a acontecer no momento em que você se leva a sério e leva a sério os seus negócios.

Se você é daqueles que desiste fácil ou não se importa com nada além do que lhe beneficia, por considerar este um conceito excelente, ou pior ainda, se acha “a” bolachinha mais recheada do pacote, então sem chances, pois ninguém lhe levará a sério, nem mesmo você se leva a sério...
 
Se você é daqueles que persiste e faz a sua parte mantendo-se leal aos seus valores, então você acredita em si mesmo e naturalmente os outros acreditarão em você, em seu trabalho, em sua gestão em seu negócio.
 
Antes de construir o que quer que seja, construa a solidez do seu próprio posicionamento, que a é único caminho real para a construção da credibilidade.

Demonstre na sua atitude a força de sua credibilidade.
 
Os outros entenderão muito bem o seu recado.
Sílvia Somenzi
Diretora Presidente da Soluzzione Expansão de Negócios, empresa de Consultoria, Gestão e Marketing de Relacionamento.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
Teletex

Numa parceria ideal para seus problemas de gerenciamento, a Cisco, a NetApp e a WMware apresentam o FlexPod Express através da Teletex 360º IT solutions. Uma solução pré-testada que utiliza servidores e switches Cisco Unified Computing System TM, armazenamento NetApp FAS2200 e software de virtualização VMware e que acelera sua transformação de uma infraestrutura complexa e baseada em silo em um ambiente virtualizado de forma acessível, rápida e eficiente

No mês de maio, a Teletex 360º IT solutions, a Microsoft e a SoftwareOne brindaram seus clientes com uma palestra em um local inusitado, o Museu TAM. Com a integração dos conceitos da aviação com as soluções da Microsoft para a nuvem, os clientes tiveram abordagens interessantes para que essas soluções façam parte do seu dia-a-dia, vindo a melhorar sua performance empresarial e facilitar tanto o gerenciamento quanto a utilização pelos usuários finais.

Teletex
Teletex - Site Teletex - Facebook Teletex - Blog Box2U