Tamanho da fonte:-A+A

Confiar em si mesmo

Sílvia Somenzi // segunda, 13/06/2005 05:31

Como é importante confiar em si mesmo, aprender a ouvir a intuição e assim fazer o seu caminho ser real e verdadeiro.

Uma boa parte do sucesso está relacionada a quanto você confia em si mesmo, conhecendo muito bem todos os seus pontos fortes (e os nem tanto), buscando o equilíbrio e atuando junto aos outros para fortalecer este equilíbrio.

Confiar pressupõe acreditar e conhecer, saber que você é capaz e que você mesmo é a força que faz tudo, o que você quiser, acontecer.

A confiança se transmite na atitude, na demonstração de valores pessoais, na solidez de posicionamento, e na forma como você conduz todas as situações da forma mais positiva possível.

Mesmo em situações não-conformes, em que se tenha de despender grande esforço ou se dedicar de uma forma considerada inimaginável, a confiança é o trunfo para fazer com tudo se ajuste e assuma o “status” de resolvido, por mérito e por se entender que se você é positivo, soluciona qualquer situação.

A confiança é tão poderosa e tão importante para cada pessoa, que faz com que vejamos claramente as situações, estejamos abertos a ouvir mais e a enxergar os fatos e não somente as suposições.

Fundamental é não confundir confiança com arrogância, porque quem confia em si mesmo olha a seu redor e percebe o que está a sua volta.

As marcas que deixamos nos negócios são a nossa forma de atuar e como transmitimos o que temos de melhor, que reflete o quanto confiamos em nós mesmos. Então os resultados não são apenas “negócios fechados” mas as percepções que deixamos como pessoas e profissionais.

O que faz a diferença é sempre confiar em si e no que você tem a dizer a si próprio. Se você ainda não confia, descubra logo o caminho, porque ninguém pode fazer por você.

Confie.

Sílvia Somenzi
Diretora Presidente da Soluzzione Expansão de Negócios, empresa de Consultoria, Gestão e Marketing de Relacionamento.
COMENTÁRIOS
Ana Patrícia

postado em: 21/07/2009 - 16:02

Adorei o seu artigo principalmente quando você coloca a diferença ente confiança em si mesma e arrogância. É fato que quem é arrogante não olha para os outros... é egocêntrico. Você conseguiu associar em poucas palavras a confiança em si mesma com humildade. Parabéns mesmo!!

Cláudia regina

postado em: 16/09/2009 - 16:22

muito bom mesmo esse artigo, eu tnho um problema sério de confiar em mim mesma,engraçado é que as pessoas com as quais trabalho, gostam do meu trabalho mais eu sempre acho que está faltando algo,que podería fazer melhor,e o piór é que as vewses fico travada por causa disso.

luciana de Paula

postado em: 13/12/2009 - 13:44

Confiar em mim mesma é um desafio muito grande que não tenho conseguido superar seu artigo traduziu claramente como é necessário ter confiança porem o que me deixou explicito como houvir a intuição e ter a certeza? Como fazer o caminho seja real e veradeiro ou ainda ter a confinça que não está tomando a decisão errada.

Sílvia Somenzi

postado em: 13/12/2009 - 22:22

Luciana, tudo bem?

A confiança em si mesmo se traduz em uma composição, mas que precisa definitivamente de autoconhecimento, que faz você se entender e, portanto, não duvidar das suas próprias fortalezas ou fraquezas, porque todo mundo as tem.

Para ouvir a intuição, é preciso estar atento a àquelas impressões que você tem imediatamente sobre as situações e as coisas que lhe cercam, onde muitas vezes as pessoas não se permitem “ouvir”, mas que no desenrolar dos fatos, acabam por confirmar o que já sabiam, e aí, no seu núcleo, se dão realmente conta de que sabiam.

Quem sabe você avalia a sua própria historia e avalia se sabe realmente em que é forte, sinceramente, e em que situações as suas impressões iniciais se confirmaram? Penso que descobrirá muito mais de si própria do que imagina e possa utilizar a reflexão sobre fatos já ocorridos como uma forma de perceber a sua própria intuição ou onde não a utilizou.

Ajuda também avaliar os fatos também sob o ponto de vista alheio, concordando com este ou não, porque o que importa é você entender os fatos (seja sob a sua visão e também sobre a visão alheia) e entender onde se conectam.

Nem sempre haverá a certeza de que as decisões que toma ou os caminhos que escolhe são os melhores, mas eles serão se você realmente confiar, porque acredita.

Espero ter colaborado.

Um abraço, Sílvia Somenzi.

aline

postado em: 09/03/2011 - 20:22

o seu artigo , abriu uma porta de luz no meio da escuridão pra mim,sabe as vezes tenho confiança ,segurança em algumas coisas q faço ,mas em outras cara pareçe que eu ando no vazio,eu meio q preciso me reencontrar comigo msm,me estudar mais ,eu acho que o seu artigo foi algo pra se pensar,foi uma boa reflexão!!!

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
Teletex

A filial da Teletex em Porto Alegre está em novo endereço à partir do dia 3 de novembro, na Av. Carlos Gomes, 1859 - sala 508, Petropólis, mas o telefone continua o mesmo (51) 2103-1000. Nossas portas estão abertas para recebê-lo. Aproveite e venha tomar um café conosco.

A Teletex 360º IT solutions participará do III Workshop de Tecnologia de Redes do Ponto de Presença da RNP em Santa Catarina e da Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa da Região de Florianópolis (III WTR PoP-SC/REMEP-FLN). Esse workshop tem o objetivo de promover o encontro dos gestores e técnicos da área de tecnologia da informação das instituições participantes.

Teletex
Teletex - Site Teletex - Facebook Teletex - Blog Box2U