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O que diferencia a sua forma de tratar o cliente da dos outros?

Sílvia Somenzi // segunda, 14/01/2008 17:30

O relacionamento que se estabelece com os clientes esta diretamente relacionado à qualidade do esforço que você emprega para que este lhe perceba.

Não quer dizer que é só você dedicar uma boa fatia do seu tempo do dia, da semana ou do mês para o cliente lhe perceber como aliado, mas é a qualidade do seu esforço que faz você se diferenciar e faz o cliente lhe perceber como real aliado nos processos de negócios.

O cliente tem de ser tratado como pessoa, porque ele é uma pessoa.

E quem torna o cliente uma pessoa , é você.

É desta forma que contratados e contratantes se tornam aliados e colegas em qualquer que seja o projeto / atividade ou negócio que estejam envolvidos.

Claro, que a reciprocidade é importante e que somente você tratar o cliente de forma igual, e como parte de um mesmo time deve ter o mesmo retorno dele. Porque sozinho, nem você e nem ele chegam a lugar algum.

O mais importante é que as expectativas que o cliente tem a seu respeito sempre são àquelas que se direcionam para a colaboração, porque é assim que os melhores resultados são gerados: não porque você obrigatoriamente deva cumprir um papel, mas porque você sabe que o seu papel é importante e quanto mais você for construtivo para o projeto / atividade / negócio, mais sólida será a sua relação com as pessoas que você interage.

Também é fundamental você entender que nunca deve ultrapassar os limites do bom senso e sempre respeitar o ambiente em que está integrado, atento às regras, aos acordos e ao que se sabe que é saudável em relação a sua própria atitude.

Assim o outro corresponde da mesma forma, pois sempre o relacionamento é uma troca, muito mais de postura do que de qualquer outra coisa, pois é a partir desta que você conquista espaço.

No mundo dos negócios, a realidade é a que o cliente compra responsabilidade e você encontra a reciprocidade quando seu posicionamento aponta para esta direção.

Gerar um relacionamento de longevidade significa entender o cliente como uma pessoa e perceber o que ele pensa e o que realmente precisa, e atuar de forma clara para que este entenda que você quer estar lá e vai construir junto com ele a solução.

Se você trata o cliente diferente deste conceito, certamente a relação traz desequilíbrio e quando alguém se sente perdendo, não há como recuperar resultado de forma alguma.

Quando há equilíbrio, você certamente identificará que é recíproco o resultado, e se perceberá integrado e agregando valor, porque você entende o seu cliente e ele entende você.

O que o diferencia na forma de tratar o cliente é isso: você saber que constrói com ele e que ele é uma pessoa como você.

As escolhas que se faz sobre a forma de atuar com os clientes determinam se você é apenas mais um dos que querem conquistar ou se você é àquele que conquista.

Diferencie-se por demonstrar que vocês estão apenas em empresas diferentes, mas atuam no mesmo time.

Que bom cliente deixará de construir conjuntamente o resultado?
Sílvia Somenzi
Diretora Presidente da Soluzzione Expansão de Negócios, empresa de Consultoria, Gestão e Marketing de Relacionamento.
COMENTÁRIOS
Sílvia Somenzi

postado em: 13/10/2009 - 09:13

Maria, tudo bem?

Obrigada pelo seu comentário.

Estar atento ao cliente e fomentar a colaboração faz como este perceba você e seu negócio como agregadores de valor e de absoluto apoio.

Assim, a distância que ele perceberá que tem de você e seu negócio é a de "esticar o braço" e lhe alcançar, pois o seu cliente saberá que você está realmente próximo e disponível, e que pode contar com você em qualquer tempo.

Bons negócios!
Espero ter colaborado.
Um abraço, Sílvia Somenzi.

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