Tamanho da fonte:-A+A

O que lhe torna um profissional feliz?

Sílvia Somenzi // segunda, 14/11/2011 16:10

A intensa busca dos profissionais pelo seu “lugar ao sol” sempre é permeada por desafios, dedicação, esforço, trabalho e por fim, os merecidos resultados.

Pode parecer que para alguns seja mais fácil, mais simples ou muito mais rápido de alcançarem o quê almejam, e pode parecer que para outros, isso nunca irá acontecer...e,  independentemente de onde você estiver, para este contexto, o importante é que você compreenda que quem faz o seu caminho acontecer, no seu próprio timing, é você.

Por mais que se atrele o estado de felicidade ao que se conquista e portanto, se julga que quem conquista mais é mais feliz, a verdade é que a realização não está necessariamente relacionada ao que se conquista, mas a forma como se constrói e como se percebe o caminho para conquistar o que quer que seja.

Sempre quando alguém se compara a outros, perde a gigantesca oportunidade de enxergar o valor que carrega em si mesmo, e ao deixar-se levar pelo “ aparente belíssimo verde do gramado do vizinho” deixa de ver o  “verde de seu próprio gramado”.

Ninguém é melhor que ninguém, e ficar se comparando (no sentido de sentir-se menos, inferior, ou incapaz) além de ser um equívoco, não faz você enxergar-se.

Existem sim, profissionais que estão bem preparados, que enxergaram de longe as oportunidades e trabalham para fazê-las parte de seu caminho.

Existem sim, profissionais diferenciados, que se destacam de alguma forma e tem seu valor reconhecido, merecidamente.

Existem sim, profissionais que batalham e que se determinam a fazer acontecer, incansavelmente e por isso chegam aonde pretendem.

E existem àqueles que passam a carreira toda se comparando e se sentem sempre um passo atrás, uma oportunidade atrás, uma chance atrás, uma promoção atrás, um reconhecimento a menos, com visibilidade a menos e, assim sucessivamente... e, deixam de serem o seu melhor, porque se focalizam no que os outros conquistam.

Portanto, se você já estiver na lista dos que se focalizam em construir um caminho que gera resultado, mantenha-se fazendo isso.

Se você está na outra lista, então saia dela, para ontem.

Deixe de se comparar para saber se você é melhor; se você está mais a frente ou se você consegue conquistar muito mais que os outros. Isso é pura imaturidade.

A imaturidade é o principal fator que impede a sua felicidade como profissional, porque você relaciona a sua felicidade à derrocada alheia e a sua suposta superioridade.

Cada um tem a sua história e é cada um que a constrói.

A verdade é que nunca importa com quem você se compare ou de quem queira vencer...

Quando você se conhece e deixa de lado diferenças, deixa de sentir-se menos e aprende a se valorizar, encontra o caminho da busca pela sua felicidade profissional, e assim você se realiza, pois passa a ter de superar apenas a si mesmo, que sempre será o seu único e real desafio.

Esta consciência que lhe faz compreender a sua importância  e o seu valor.

Nunca é fácil em um mundo de tantas escolhas, disputas e de vaidades pessoais exacerbadas, saber  realmente valorizar-se.

E este valor que você gera e permite-se para si próprio, é que lhe faz ser feliz.

Pense que a felicidade é saber compreender o seu devido valor  sem ficar procurando quem tem mais ou menos que você; quem conquistou mais ou menos que você, e assim você se tornará um profissional confiante (sem ser arrogante) e que conhece muito bem os próprios talentos.

Por vezes percebe-se que as pessoas ao invés de valorizarem-se e buscarem o seu melhor para realizarem o seu melhor, ficam tão presas a desculpas, a comparações, a inseguranças que perdem o foco no que precisam realizar.

O mundo dos negócios está repleto de profissionais que se comparam aos outros, que reclamam sobre as suas dificuldades, que sempre tem alguém que atrapalha as suas ações, que sempre tem desculpas na ponta da língua, que sempre são as vítimas, e assim acabam por se sentirem menos e por isso entendem o mundo como um vilão, e dizem que este é totalmente responsável pelo que não conquistam...

Nunca seja um destes.

Quando alguém está seguro de si mesmo, e do que anseia, tende a ser feliz.

Quando  alguém reconhece o próprio valor, tende a ser feliz.

Quando alguém conquista espaço porque fez por merecer, tende a ser feliz.

A felicidade é a sua realização, e realizar-se é estar aberto a enxergar que você pode ser o seu melhor.

A sua felicidade está relacionada à sua habilidade em se dar valor como pessoa, como profissional e fazer este valor ser demonstrado na sua atitude.

Seja feliz.  Saiba se valorizar.

Sílvia Somenzi
Diretora Presidente da Soluzzione Expansão de Negócios, empresa de Consultoria, Gestão e Marketing de Relacionamento.
COMENTÁRIOS
Mariano

postado em: 16/11/2011 - 13:31

Muito bom..

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
Teletex

A filial da Teletex em Porto Alegre está em novo endereço à partir do dia 3 de novembro, na Av. Carlos Gomes, 1859 - sala 508, Petropólis, mas o telefone continua o mesmo (51) 2103-1000. Nossas portas estão abertas para recebê-lo. Aproveite e venha tomar um café conosco.

A Teletex 360º IT solutions participará do III Workshop de Tecnologia de Redes do Ponto de Presença da RNP em Santa Catarina e da Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa da Região de Florianópolis (III WTR PoP-SC/REMEP-FLN). Esse workshop tem o objetivo de promover o encontro dos gestores e técnicos da área de tecnologia da informação das instituições participantes.

Teletex
Teletex - Site Teletex - Facebook Teletex - Blog Box2U