Tamanho da fonte:-A+A

Leitura de perfil

Sílvia Somenzi // domingo, 17/02/2008 10:38

Quando se está interagindo, em qualquer circunstância, é valioso saber ler o perfil do seu interlocutor, porque é esta leitura que permite você realizar com assertividade os seus movimentos e fazer a sua mensagem acertar o “centro do alvo” que é o seu interlocutor entender claramente o que você quer e onde pretende chegar.

Este processo é um aprendizado que se acumula ao longo das vivências que você teve e da sua habilidade em transmiti-las na forma como você se relaciona.

As pessoas têm características que as distinguem, porém estão sujeitas a fatores externos que podem intensificar ou amenizar, à medida que os contextos que estão inseridas acontecem.

Isto quer dizer que muitas vezes a forma de abordagem é o fator crítico de sucesso para qualquer interação, onde você tem de ler o perfil alheio e entender rapidamente o contexto do momento em que a pessoa está. Da mesma forma que esta mesma leitura deve se aplicar a si próprio e assim você considera o fator externo que você mesmo é, em relação ao seu interlocutor.

Quando você inicia com tranqüilidade qualquer interação, por ter ciência de seu próprio perfil, a sua atenção fica focalizada no outro e então você estará muito mais aberto a entender o que cada pergunta, resposta, retorno e necessidade significam.

No mundo dos negócios, saber ler o perfil é uma vantagem competitiva, isso se você souber ler o seu perfil antes de buscar ler o dos outros.

Muitas vezes, quando as pessoas não se conhecem ou não entendem as suas próprias ações e reações, tendem a realizar interpretações equivocadas baseadas na aplicação da seguinte pergunta: “o que eu faria ou pensaria se estivesse no lugar do outro?”.

A pergunta certa é: “o que o outro faria ou pensaria?”, considerando quem ele é, onde está e a posição que ocupa, o contexto que está vivendo, que são a empresa e as pessoas a quem deve satisfação ou não, o que lhe é inaceitável, o que lhe é adequado, que tipo de necessidade tem e como as resolve.

A leitura de perfil é na verdade enxergar o outro sem julgar, baseando-se em si, mas entender o que significa para o outro estar onde está.

As pessoas podem ser mais ou menos rígidas, ter as suas opiniões, seus valores e a sua forma característica de ser e interagir, porém estão vinculadas a uma determinada estratégia que direciona seus movimentos.

Isto não quer dizer que se passe sobre os seus valores pessoais ou se deixe de ser quem é, mas que é necessário é se adaptar e portanto importa e muito que você entenda a empresa que o seu interlocutor está vinculado para sempre entender que a estratégia é quem prevalece.

Mais que fundamental, a leitura do perfil permite que se esteja à frente dos movimentos alheios por entender porque estes vão ocorrer seguindo determinada linha de ação.

Permita-se entender como você interage e abra caminho para entender e ser entendido pelos outros.
Sílvia Somenzi
Diretora Presidente da Soluzzione Expansão de Negócios, empresa de Consultoria, Gestão e Marketing de Relacionamento.
COMENTÁRIOS
solon

postado em: 01/11/2010 - 02:49

ola silvia,
Gostei muito da sua coluna a respeito de leitura de perfil, parabens!
Estou realizando um TCC e vou referencia-la no minha monografia (é o estudo do perfil da qualidade de vida de idosos em um clinica escola da minha cidade), gostaria de saber qual a bibliografia utilizada e se você publicou em uma revista ou artigo cientifico, pois não posso referenciar esse site da baguete pelo peso da credibilidade na comunidade científica, e se você poderia me indicar algumas outras bibliografias a cerca de perfil (sua utilidade, importancia, sua leitura).

obrigado, abraço,
atenciosamente,

solon

felix salvador dalelane

postado em: 02/05/2011 - 16:55

Foi optimo ler esta coluna, deu para ter uma base para ser um profissional, no que diz respeito que para ser profisional e preciso ter um perfil, um conjunto de elementos que faz aguem um profissional.; mas ainda reside a carencia de uma definicao directa de PERFIL? ME ajude por favor quero saber o que e perfil, em duas palavras?

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
Teletex

A filial da Teletex em Porto Alegre está em novo endereço à partir do dia 3 de novembro, na Av. Carlos Gomes, 1859 - sala 508, Petropólis, mas o telefone continua o mesmo (51) 2103-1000. Nossas portas estão abertas para recebê-lo. Aproveite e venha tomar um café conosco.

A Teletex 360º IT solutions participará do III Workshop de Tecnologia de Redes do Ponto de Presença da RNP em Santa Catarina e da Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa da Região de Florianópolis (III WTR PoP-SC/REMEP-FLN). Esse workshop tem o objetivo de promover o encontro dos gestores e técnicos da área de tecnologia da informação das instituições participantes.

Teletex
Teletex - Site Teletex - Facebook Teletex - Blog Box2U