Tamanho da fonte:-A+A

Por que os valores de uma organização são fundamentais?

Sílvia Somenzi // segunda, 21/05/2007 16:47

Os valores de uma empresa, podem parecer assunto a ser retomado em Planejamento Estratégico, mas na verdade se forem realmente "decantados" e entendidos pela empresa, refletem de fato o "penso" da organização.

É assim que todos entendem como a organização se posiciona e como quer manter o seu relacionamento com todos os seus públicos.

Desde "cliente satisfeito" à "lealdade".

Os valores só têm valor se forem colocados em prática, porque a prática é a forma mais inteligente de saber se algo está de fato funcionando ou não e se o que se pensa dever fazer, é de fato o que se faz.

No papel ou na parede, tudo pode ser feito, mas a prova real é quando a execução do dia-a-dia corresponde ao que está idealizado.

As empresas muitas vezes não focam na sua equipe para fortalecer os seus valores e com isso, acabam por não entender o porquê da atuação de seus colaboradores não corresponder ao que a empresa entende como posicionamento adequado. É sintomático.

Muitos dos gestores (inclusive os que são líderes de equipe), mesmo sabendo que os valores são a forma da empresa se entender no mercado, não trabalham para que os colaboradores, que estão a eles vinculados, correspondam a este posicionamento.

É fundamental todos estarem cientes que é de responsabilidade de quem tem comando (e não importa ser em maior ou menor escala ou abrangência) de deixar claro o quê a organização valoriza, e que isto deve ser respeitado e praticado.

Da mesma forma que é de responsabilidade de quem está sob comando, cumprir devidamente o seu papel e fazer a sua parte: colocar na sua atitude (como profissional) a prática dos valores da organização.

Nunca esquecer porém que todos devem se "tocar" que cada pessoa da organização é responsável por seus atos e posicionamento, e claro, quando não há aderência ou adequação a pessoa deve partir para outros desafios.

A peça-chave para fazer qualquer engrenagem se movimentar focada em seus objetivos, desde o mais estratégico ao mais operacional, ou seja, como se diz por aí: do "porteiro ao presidente", é praticar os valores da organização.

Assim as realizações são recíprocas.

As empresas deixam cristalino o que são e os colaboradores percebem, entendem e atendem a expectativa.

No mundo dos negócios, os valores, quando praticados, são a marca registrada da organização e norteiam todos os movimentos.
 
São estes que declaram a verdade dos fundamentos do marketing: você é o que diz ser e você faz o que diz fazer.

Nenhuma missão ou visão de empresa acontece se os valores da empresa não forem praticados.

O segredo para motivar a prática é repassar a informação a toda a organização e fazê-la ciente disso,  monitorando sempre o entendimento, pois quando se entende a que se veio, sem sombra de dúvida, sabe-se muito bem como ir em frente, porque o "norte" é o mesmo para todos.

Então não espere pelos outros para se nortear.

Norteie-se.

Sílvia Somenzi
Diretora Presidente da Soluzzione Expansão de Negócios, empresa de Consultoria, Gestão e Marketing de Relacionamento.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
Teletex

A filial da Teletex em Porto Alegre está em novo endereço à partir do dia 3 de novembro, na Av. Carlos Gomes, 1859 - sala 508, Petropólis, mas o telefone continua o mesmo (51) 2103-1000. Nossas portas estão abertas para recebê-lo. Aproveite e venha tomar um café conosco.

A Teletex 360º IT solutions participará do III Workshop de Tecnologia de Redes do Ponto de Presença da RNP em Santa Catarina e da Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa da Região de Florianópolis (III WTR PoP-SC/REMEP-FLN). Esse workshop tem o objetivo de promover o encontro dos gestores e técnicos da área de tecnologia da informação das instituições participantes.

Teletex
Teletex - Site Teletex - Facebook Teletex - Blog Box2U