Tamanho da fonte:-A+A

Um 38 cano longo, um PC 386 e 570 Km

Jonatas Abbott // segunda, 29/01/2007 10:32

Bati as fotos abaixo há 14 anos. Um nariz quebrado, uma fuga espetacular, muito chão e um cliente 70% satisfeito foi o saldo da mais suada venda que já fiz na minha vida. O ano era 1993. Naquela época ter um PC 386 era um luxo, ainda mais se fosse um DX 50 Mhz. Barramento duplo, uau!!!  Bem, jovens leitores, 386 é mais ou menos um tio avô ou bisavô do Pentium. Muitos jovens leitores, o Pentium...



Bem, voltando a história da minha informática o tal 386 era o micro computador que se comprava na época. Eu iniciava minha carreira e gerenciava uma loja de computadores chamada RAH Informática em Porto Alegre. Chegou um possível cliente, comprador decidido. Eu e o gerente financeiro o recebemos, percebendo a venda rápida e mortal. 

O cliente, um agricultor de Porto Xavier, fronteira com a Argentina, era simples e decidido. Na reunião mostrou as notas de dinheiro vivo. "Pago á vista, com uma condição" disse ele. Eu e o Carlos, o gerente financeiro, perguntamos qual, já com as mãos quase pegando as notas de grande volume (um 386 na época custava uma nota!).

"Entrego o dinheiro quando receber o computador instalado no local"  explicou o agricultor, líder de uma cooperativa local de agricultores, a principal de Porto Xavier que adquiria então seu primeiro computador.. "Onde fica Porto Xavier ?" perguntei. "É a cidade mais distante de Porto Alegre dentro do RS, 570 Km, sendo os últimos 80 de terra e pedra" explicou o agricultor com franqueza e exagero, como que repetindo um desafio que nenhum concorrente ainda havia aceitado. 

Carlos e eu nos entreolhamos e demos a resposta óbvia: "YESSSS!! " o senhor encontrou os malucos que precisava, topamos o desafio, jovens e sedentos por aventura além de adeptos do TUDOPORUMAVENDA. Para a empreitada convocamos o Marcelo (aquele da Champanharia), que ao saber do desafio e sendo da mesma estirpe não pensou 2 vezes. 1140 Km em 36 horas para a cidade banhada pelo rio Uruguai com 10,000 habitantes por estradas desconhecidas rumo a fronteira do Brasil com a Argentina era um convite irrecusável. 

No caminho descobrimos que o precavido Carlos, dono do carro que revezamos a pilotagem, havia levado um revólver 38 cano longo para imprevistos na noite das estradas gaúchas. Por nossa sorte o 38 ficou no quarto do hotel no pit stop que fizemos em Santa Rosa. Sábado de noite, dia de baile, os 3 intrépidos forasteiros da informática destemida olharam para as mulheres erradas. Pelo menos foi isso que pensou um grupo de rapazes locais que começaram a se aglomerar mirando a nós, pobres trabalhadores da informática de então.

Combinamos uma fuga rápida e estratégica separando-nos em pelotões de 1 homem que se reagrupariam mais tarde no hotel há poucos quarteirões dali. Na escapada um nariz local foi quebrado por um soco do destemido Carlos, jogador de basqueste e de longe o mais forte dos 3. Corremos como uns loucos com uma turba se decidindo atrás de qual colocava sua energia. Sãos e salvos no dia seguinte tocamos para fazer os últimos 80 quilômetros em mais de 3 horas, tal o terrível estado da RS 392. 

Chegamos a coooperativa. Instalamos o 386 com perfeição. Mas a impressora ? Não houve jeito. Era uma companheira de ida e volta. Grana no bolso e missão cumprida, hora da volta. Com pit stop longe de Santa Rosa. Mais uma venda feita. Tudo por + 1 venda... 

Narigadas 

1. Fabiano Marques com convite para ir de muda para Curitiba. Profissional competente e com grande networking justamente no sul tem prestado consultoria para diversas empresas na área de tecnologia. 

2. Domingo dia 21 o Fabiano foi personagem de hilária crônica do David Coimbra, com direito a charge e tudo. Formando dupla com o inseparável e desproporcional Graça. 

3. Iphone só em junho nos EUA. E 2008 no Brasil. Tempo demais para modelo tão ousado. Foco no mercado ou nas ações da Apple ? Neste meio tempo veremos a reação de Nokia e cia... 

4. Segundo a Ecamara-net são mais de 200 sites de ecommerce de varejo no Brasil concorrendo com os 50% de mercado de Submarino e Americanas juntos. Número alto para varejo on line. Legal. 

5. Na via contrária de La Cicarelli está o William Bonner do Jornal Nacional que tem alguns vídeos de flagrantes cômicos de intervalo. Se tivesse processado estaria tb na mira dos internautas. Ao contrário ganha em simpatia. Como quando imita Clodovil no http://www.youtube.com/watch?v=GqNwUlxENAg. 

6. Feliz Aniversário para o Marcelo Paes da Ovelha Negra. Figura simpática e grande amigo dos tempos da faculdade empresta grande carisma para a sala de reunião e sede social da Dinamize... 

7. A tal foto da comemoração do Inter no site do Gremio foi um erro que seria daqueles pequenos e imperceptíveis para vários clientes e típico da web, ao utilizar fotos da internet ou de insuspeitos catálogos de fotos. Seria, se não fosse o cliente o Grêmio e não fosse a foto do Inter...Que coisa... 

8. Conhecendo a história, o trabalho e os sócios da W3Haus é fácil perceber o infortúnio, que contrasta com a qualidade e profissionalismo de uma das mais conceituadas e criativas agências digitais do Rio Grande do Sul. Faz parte.

 9. Nasceu a Sofia, linda filha de um dos melhores executivos de internet do Brasil. Rodrigo Dias, da TV Cidade, é sorriso de orelha a orelha.

10. Colunas mais praianas talvez a partir da próxima semana. Com minha super placa da TIM juro que tem cliente que não perceberá minha ausência. 

Abaixo, o por do sol e o cara que me esperam.

Jonatas Abbott
Jonatas Abbott é sócio e diretor executivo da Dinamize, diretor da ABRADi - associação brasileira de agencias digitais, idealizador do Terceira Terça e Papo de Primeira e autor de dois cases vencedores do Top de Marketing da ADVB, em 2003 e 2006.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
Teletex

A TELETEX 360º IT solutions foi reconhecida como o melhor parceiro WMware da Região Sul do Brasil, no , realizado entre os dias 3 e 5 de abril em Itapeva - MG. Parabéns a toda Equipe Teletex e aos nossos clientes por mais esse merecido reconhecimento.

Mais uma conquista alcançada. Hoje a TELETEX 360º IT solutions foi reconhecida como o melhor canal da América Latina no segmento Commercial – Mercado Privado, no Cisco Partner Summit 2014, que acontece entre os dias 24 e 27 de março em Las Vegas, NV, EUA. Parabéns Equipe Teletex – Mercado Privado e aos nossos clientes que também fizeram parte dessa conquista.

Teletex
Teletex - Site Teletex - Facebook Teletex - Blog Box2U