Tamanho da fonte:-A+A

O que é Ibovespa?

Marco Antônio dos Santos Martins // segunda, 24/04/2006 16:30

O Índice Bovespa é um dos mais importantes indicadores do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro, na medida em que o índice procura representar o comportamento dos principais papéis listados e negociados na BOVESPA. Além disso, vale destacar que a credibilidade do IBOVESPA advém do fato do índice possuir uma longa história de integridade de sua série histórica, sem sofrer nenhum tipo de modificação metodológica desde a sua implementação em 1968.

Na prática o IBOVESPA é o valor atual, em moeda corrente de uma carteira teórica de ações constituída em 02 de janeiro de 1968, a partir da aplicação hipotética de 100 unidades monetárias da época. A metodologia do índice assume o pressuposto de nenhum investimento adicional foi efetuado, considerando-se somente os ajustes efetuados em decorrência da distribuição de proventos pelas empresas emissoras – dividendos, bonificações, juros de capital próprio, etc. Assim, o índice reflete as variações de preços das ações e o impacto da distribuição dos proventos, se traduzindo num medidor que reflete o retorno total da carteira de ações que ele representa. Em outras palavras, o Índice Bovespa reflete o comportamento médio das principais ações negociadas no mercado à vista nos pregões da BOVESPA, servindo como um dos indicadores médio do comportamento do mercado acionário.

Em termos de representatividade,  o IBOVESPA busca apresentar uma configuração que espelhe com a máxima fidelidade o real comportamento das ações negociadas no mercado à vista. Assim, as ações componentes da carteira teórica do IBOVESPA são responsáveis por mais de 80% do número de negócios e do volume financeiro no mercado à vista da BOVESPA. Além disso, as empresas emissoras das ações integrantes da carteira teórica representam, em média, cerca de 70% do somatório da capitalização de todas as empresas listadas na BOVESPA.

A carteira teórica do IBOVESPA é formada pelas ações que atenderam cumulativamente aos seguintes critérios, com relação aos doze meses anteriores à formação da carteira: i) estar incluída em uma relação de ações cujos índices de negociabilidade somados representem 80% do valor acumulado de todos os índices individuais; ii) apresentem participação, em termos de volume, superior a 0,1% do total; iii) ter sido negociada em mais de 80% do total de pregões do período. Dentro dessa metodologia, a cada quadrimestre a carteira teórica do IBOVESPA é reavaliada, visando manter a sua representatividade ao longo do tempo. Em tais reavaliações, identificam-se as alterações na participação relativa de cada ação no índice, bem como sua permanência ou exclusão, além é claro, das novas inclusões. Vale destacar que as ações que não atenderem simultaneamente a dois dos três critérios definidos para a inclusão são excluídas do IBOVESPA. A carteira teórica tem vigência de quatro meses, vigorando para os períodos janeiro-abril, maio- agosto e setembro-dezembro.

A Bolsa de São Paulo calcula o índice em tempo real, considerando os preços dos últimos negócios efetuados no mercado à vista com ações componentes da sua carteira, sendo divulgado pela rede de difusão da própria bolsa e por terceiros, sendo possível, dessa forma, acompanhar on line seu comportamento. Atualmente, a carteira do IBOVESPA é composta por 54 ações, sendo Petrobrás, Vale, Usiminas, Telemar, CSN, Gerdau S.A, Caemi e Bradesco as que possuem maior peso na composição do índice.
Marco Antônio dos Santos Martins
Marco Antônio dos Santos Martins, Diretor da Geral Asset, professor universitário, Mestre em Economia pela UFRGS.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
Teletex

A Teletex 360º IT solutions participará do III Workshop de Tecnologia de Redes do Ponto de Presença da RNP em Santa Catarina e da Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa da Região de Florianópolis (III WTR PoP-SC/REMEP-FLN). Esse workshop tem o objetivo de promover o encontro dos gestores e técnicos da área de tecnologia da informação das instituições participantes.

Num ambiente corporativo é preciso baixo custo e facilidade de implementação de soluções que consolidem as aplicações e atendam aos requisitos dos dados de uma empresa. A Teletex 360º IT solutions, a Cisco, a NetApp e a VMware se uniram para entregar o FlexPod® Express ─ uma única plataforma, prática, simples e convergente para gerenciar toda infraestrutura.

Teletex
Teletex - Site Teletex - Facebook Teletex - Blog Box2U