InícioNotícias> Contador entre os mais influentes na TI

Tamanho da fonte:-A+A

DICAS PARA PMEs

Contador entre os mais influentes na TI

Leandro Souza // sexta, 01/02/2013 18:01

Carlos Paleo da Rocha, 41 anos, é formado em Ciências Contábeis, faz serviços de consultoria para pequenas e médias empresas e é professor de Administração Financeira e Orçamentária na Estácio Fargs, em Porto Alegre.

Mesmo assim, com este currículo inusitado, Carlos pode ser eleito pela terceira vez uma das pessoas mais influentes da TI mundial.

Carlos Paleo da Rocha. Foto: divulgação.


Paleo concorre pela terceira vez consecutiva no SMB 150 Awards, premiação da editora norte-americana especializada em PMEs SMB Nation.

O gaúcho já fez parte da seleta lista nas duas últimas edições do prêmio e figura novamente como o único latino-americano na disputa.

Mas afinal de contas, como ele chegou neste estágio?

"Em 2005, percebi que poderia compartilhar gratuitamente dicas de administração e uso de soluções de TI para pequenos e médios empresários. Por isso, resolvi criar uma página para disponibilizar estes conteúdos", explica.

É uma longa história, mas Carlos volta ao começo.

Com seu trabalho como professor, função que exerce há cerca de vinte anos, o contador ficou acostumado a responder questões de alunos, muitas vezes pequenos empreendedores com dúvidas em suas estratégias de negócio.

Conhecedor da plataforma Office, em suas aulas, ele passou a agregar seus conhecimentos de contabilidade ao uso das plataformas da Microsoft.

Com a sugestão de um amigo que trabalhava na multinacional, passou a responder dúvidas nos fóruns da marca norte-americanas.

Paleo começou respondendo questões em inglês, linguagem principal dos fóruns. No entanto, ao manter contato com os usuários, ele percebeu um grande número de participantes que falavam português.

A partir disso, para criar um site foi um pulo.

"A página é um grande repositório de conteúdo, onde posto minhas dicas e respondo às dúvidas dos usuários", descreve.

CONTEÚDO E USUÁRIOS

De planilhas customizadas a dicas de aplicativos gratuitos de gestão, Paleo escreve suas dicas diariamente, sem cobrar nada por isso. Ele conta atualmente com cerca de 23 mil acessos mensais.

Ele conta que, fora os brasileiros, costuma dar suporte a profissionais de Portugal, Estados Unidos, Rússia, Angola, Alemanha e Moçambique, entre outros.

"Boa parte deste público não tem condições de pagar por um serviço de consultoria. Aqui eu trabalho como professor e não tenho a mínima intenção de cobrar por isso.", decreta.

Mesmo assim, para não ficar no prejuízo, Carlos já aceitou colaborações, como a de um usuário alemão que fez questão de doar dinheiro para ajudar na manutenção do site.

"Recebo pequenas doações voluntárias, mas não fico pedindo isso a ninguém. Boa parte dos gastos do site ainda sai do meu bolso", ri.

Além disso, dependendo da dúvida e da empresa, o professor oferece seus serviços. "Se é um trabalho mais complexo, que exija um acompanhamento maior, sugiro que contratem um consultor, que pode ser eu", dispara.

PREMIAÇÃO

Além da premiação da SMB, Carlos recebeu por oito anos consecutivos o reconhecimento da Microsoft, recebendo a comendação de "profissional valioso" no mundo da Tecnologia da Informação.

No caso da SMB, ele já foi premiado em 2011 e 2012. Para 2013, Paleo concorre até o dia 22 de fevereiro em votação popular para entrar mais uma vez entre os 150 nomes mais influentes do setor.

Passando esta fase, um juri de especialistas definirá a lista final.

RECOMPENSA
À parte das premiações, Paleo destaca que a maior recompensa pelo trabalho realizado no site é outro. Paleo afirma que, entre uma dúvida resolvida e outra, fez diversas amizades e contatos de negócios.

Além disso, o contabilista afirma que recebe muitos convites para palestras, as quais cobra somente os custos de viagem e estadia. Para ele, conhecimento é algo que não precisa ser cobrado.

"É gratificante ajudar estas pessoas na busca por seus objetivos. Qualquer pessoa pode dominar um sistema, basta que alguém tenha a disposição e boa vontade para ensiná-lo", finaliza.

COMENTÁRIOS
Mauro de Souza Negruni

postado em: 04/02/2013 - 12:06

Este professor é uma fera. Conheco-o de longa data. Fomos colegas na tarefa de ensinar (pré-SPED)....isso faz bastante tempo!
Merece estar entre os indicados. Parabéns, Paleo !

Paleo

postado em: 05/02/2013 - 11:51

Grande amigo Mauro, muito obrigado. Foi um prazer ter sido teu colega!

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
Teletex

A filial da Teletex em Porto Alegre está em novo endereço à partir do dia 3 de novembro, na Av. Carlos Gomes, 1859 - sala 508, Petropólis, mas o telefone continua o mesmo (51) 2103-1000. Nossas portas estão abertas para recebê-lo. Aproveite e venha tomar um café conosco.

A Teletex 360º IT solutions participará do III Workshop de Tecnologia de Redes do Ponto de Presença da RNP em Santa Catarina e da Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa da Região de Florianópolis (III WTR PoP-SC/REMEP-FLN). Esse workshop tem o objetivo de promover o encontro dos gestores e técnicos da área de tecnologia da informação das instituições participantes.

Teletex
Teletex - Site Teletex - Facebook Teletex - Blog Box2U