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MARKETING

Bibi adota Oracle Responsys

Júlia Merker
// terça, 05/07/2016 14:06

A Calçados Bibi, fabricante e varejista de calçados infantis, adotou a ferramenta Oracle Responsys Marketing Suite com o objetivo de atingir os consumidores com uma comunicação personalizada.

A Calçados Bibi adotou a ferramenta Oracle Responsys Marketing Suite. Foto: Divulgação.

A ferramenta possibilita à marca projetar e executar campanhas nos principais canais digitais, como e-mail marketing, mobile, redes sociais, display e web.

“Com a ferramenta, podemos direcionar ofertas de acordo com o perfil do cliente. Por sermos uma empresa de calçados infantis, tentamos acompanhar o crescimento das crianças para sugerir um novo par no momento certo”, explica Juliano Müller, gerente de TI da Calçados Bibi.

Na Bibi, a solução foi integrada ao Prisma, sistema de BI da companhia fornecido pela 2D Web, de Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre.

Para a área de indústria, a Bibi conta com a ferramenta de BI desde 2012. Em 2014, a empresa customizou o sistema da 2D Web para criar uma solução de inteligência de estoque para a unidade de varejo.

A ferramenta de inteligência de estoque está em operação em todas as lojas da rede, integrada ao sistema de ponto de venda, e é hospedada no data center da Bibi. 

O sistema tem o objetivo de apoiar o franqueado em uma na gestão que é considerada pela rede como uma das mais importantes para o resultado da loja e fidelização do cliente. 

Em shoppings, por exemplo, devido a custos de ocupação altos, é necessário trabalhar com lojas com metragens menores, o que exige estoques pequenos. Assim, a ferramenta colabora para as reposições inteligentes e constantes. 

A ferramenta trabalha com base em orçamentos de compras e com dados estatísticos e históricos discriminando qual produto teve a maior venda em determinado período, exemplificando a saída por categorias, como linha, modelo, segmentação e tamanho. 

Desta forma, através de relatórios de tendências automáticos e apoio de um analista de estoque, o franqueado recebe orientação de quanto comprar e a cobertura ideal para o seu planejamento, realizando uma projeção de vendas com relação ao estoque atual comparados aos pedidos em produção e a necessidade de compra. 

A rede também passou a fornecer para os franqueados há seis meses o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE Bibi), uma ferramenta interna desenvolvida pela empresa para melhorar a gestão de lojas através de devolutivas mensais com base em inteligência da rede. 

Com a ferramenta, o franqueado consegue verificar mensalmente quais custos a loja acompanhou ou não em relação à rede. O sistema proporciona uma rápida análise no backoffice da franqueadora, através de um profissional que analisa todos os dados da rede e envia um relatório personalizado para cada unidade.

Em 2016, a Bibi aposta em mais crescimentos e vai inserir ferramenta de contador de fluxo em mais unidades de sua rede. Em 2015, a Bibi testou a solução na capital paulista, buscando maior produtividade de vendas e melhorando sua conversão.

Fundada em 1949, a Calçados Bibi é tem fábricas em Parobé, no Rio Grande do Sul, e Cruz das Almas, na Bahia. A companhia produz cerca de 2,6 milhões de pares ao ano. 

Presente em mais de 60 países nos cinco continentes, no Brasil está em mais de 3,5 mil pontos de venda multimarcas. A Calçados Bibi ainda possui 79 lojas espalhadas por todas as regiões brasileiras, sendo 63 franquias e 16 lojas próprias, além de sua loja virtual.

Júlia Merker