InícioNotícias> MS cria aceleradora de negócios no Rio

Tamanho da fonte:-A+A

TUDO NO PORTO MARAVILHA

MS cria aceleradora de negócios no Rio

Gláucia Civa // quinta, 08/11/2012 17:44

Além do centro de desenvolvimento de produtos que irá construir no Rio de Janeiro, a Microsoft incluiu nos R$ 200 milhões que pretende investir na cidade maravilhosa nos próximos quatro anos uma aceleradora de negócios.

Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil. Foto: Divulgação

O empreendimento irá se chamar Acelera Rio e será focado no desenvolvimento de empresas emergentes de base tecnológica, contando com Laboratório de Tecnologia Avançada (ATL, na sigla em inglês) da Microsoft Research, além do centro de desenvolvimento, que será focado na plataforma de busca Bing.

Tudo fica na zona portuária revitalizada do Rio, o chamado Porto Maravilha.

A propria Microsoft participa da revitalização: para o que pretende estabelecer no local, a companhia irá revitalizar um edifício tombado pelo patrimônio histórico da cidade, que já abrigou a primeira fábrica de gás do Rio de Janeiro.

As obras da multi terão início em janeiro, após a seleção das empresas responsáveis via concorrência seguindo a lei do patrimônio histórico, e estão previstas para serem concluídas ainda em dezembro de 2013.

A expectativa da Microsoft, no entanto, é de que a aceleradora já comece a operar no início do ano que vem, em um espaço temporário cedido pela Universidade Estácio de Sá – localizado ao lado do edifício Barão de Mauá, onde ficará a sede oficial.

O empreendimento conta com parcerias da OAS, NEC, Agência de Fomento do Governo do Rio de Janeiro (AgeRio), Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Rio de Janeiro, Capital Criativo (fundo de investimento de Portugal) e uma aliança estratégica entre o Instituto Genesis da PUC-RIO e a empresa de participações Orango Ventures.

Além do investimento dos parceiros, a aceleradora também contará a participação da Anjos Cariocas, formada por investidores anjos e mentores que atuarão na oferta de incentivos às empresas incubadas.

Em um primeiro ciclo, a projeção é selecionar 15 startups para serem aceleradas em um período de 24 meses.
Nos três meses iniciais serão feitas as inscrições das candidatas e a seleção das finalistas.

Nos 18 meses seguintes ocorrerá a aceleração em si, com mentoria para elaboração de planos de negócios; suporte operacional oferecido pelos investidores anjos e mentores; suporte tecnológico, por meio do qual todos os participantes terão acesso aos softwares da Microsoft, treinamentos e outros.

A aceleradora também irá fornecer apoio financeiro seguindo o modelo de emissão de debêntures conversíveis seriadas, as quais serão atreladas ao cumprimento de metas trimestrais cuja soma pode chegar a até R$ 1 milhão por startup.

Cada startup precisará desenvolver um plano de negócios individual e cumprir cada etapa para se tornar elegível para as demais séries de investimentos.

Nos três meses finais será a graduação, período em que as empresas terão visibilidade para seus projetos por meio de contatos com investidores de risco nacionais e internacionais.

“O sucesso dessas empresas é fundamental para a competitividade do Brasil, afinal elas criam empregos, impulsionam o crescimento e a inovação e muitas delas se desenvolvem em empresas multinacionais”, avalia Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
Teletex

Recentemente, a VMware lançou o Horizon 6, uma suíte que entrega aplicativos publicados e desktops virtuais através de uma única interface. É uma nova plataforma, que reúne uma série de tecnologias e ferramentas onde os administradores de TI poderão provisionar aplicativos e desktops remotamente nos usuários finais através de single sign-on, além de facilitar a verificação de toda a infraestrutura virtual proporcionando uma gestão mais simples.

A Lenovo lançou o Tablet ThinkPad8, com muita tecnologia para você. Entre em contato com a Teletex ou na nossa loja virtual box2u.com.br e aproveite essa oportunidade.

Teletex
Teletex - Site Teletex - Facebook Teletex - Blog Box2U