Baguete
InícioNotícias> Twitter do Planalto divulga senhas

Tamanho da fonte:-A+A

SEGURANÇA

Twitter do Planalto divulga senhas

Júlia Merker // terça, 10/01/2017 14:35

O Portal Brasil, responsável pela divulgação de notícias do governo federal, cometeu uma falha de segurança quase inacreditável na manhã desta terça-feira, 10. No Twitter, a equipe publicou um link para um arquivo que reúne senhas de todas as redes sociais do governo.

O Portal Brasil cometeu uma falha de segurança na manhã desta terça-feira. Foto: Beto Barata/PR.

De acordo com a coluna Radar, da Veja, o link contava com senhas de Instagram, Facebook e Gmail, incluindo de contas de figuras do governo.

Além da divulgação equivocada, também chama a atenção a simples existência de um arquivo desprotegido do Google Drive com essas informações.

Outro ponto curioso é a utilização da senha “planaltodotemer2016” para uma das redes. De acordo com a coluna Radar, o arquivo contava ainda com um observação, em vermelho e caixa alta, para a equipe “não trocar a senha nunca”.

Assessores da Presidência da República disseram ao BuzzFeed 12 pessoas baixaram o documento com as senhas durante os minutos em que o tweet ficou no ar. O Twitter do Portal Brasil conta com 502 mil seguidores.

O Planalto informou também que substituiu as senhas e que nenhum acesso estranho foi percebido nas redes.

Questionados sobre o culpado pelo erro, a Presidência explicou que as postagens em redes são de responsabilidade da Isobar, e que o autor do post já não ocupa mais sua função.

Em fevereiro de 20115, TV1.com e Isobar foram anunciadas como vencedoras da licitação voltada à conta digital da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). 

Na época, a previsão de investimento era de R$ 45 milhões nos primeiros doze meses. Os contratos iniciais foram assinados por um ano, podendo ser renovados até, no máximo, cinco anos.

Júlia Merker