InícioNotícias> GSMA: transparência no roaming para a AL

Tamanho da fonte:-A+A

SEM SURPRESA NA CONTA

GSMA: transparência no roaming para a AL

Leandro Souza // segunda, 10/09/2012 13:47

A GSMA, entidade que representa cerca de 220 operadoras móveis em todo o planeta, anunciou nesta segunda que mais de 40 operadoras da América Latina iniciaram o projeto de transparência de dados na região.

40 operadoras da América Latina no projeto de transparência de dados. Foto: flickr.com/photos/orbitingsoul


A iniciativa prevê uma série de medidas nos países em que possuem operações, para ajudar os assinantes a melhor entender a cobrança de roaming e o uso de serviço de dados quando em viagem, evitando aquelas "surpresinhas" desagradáveis na conta telefônica.

Entre as medidas camaradas que integram o projeto estão o envio de torpedos para relembrar os clientes das tarifas de roaming assim que estes chegarem em outro país.

Outra solução apresentada é a implementação de um limite mensal de roaming, assim como suspender o serviço de dados caso este limite seja ultrapassado.

APOIO

O projeto é apoiado por grupos de operadoras, incluindo América Móvil, Antel, Entel Chile, Millicom, Oi, Orange, Telecom Itália e Telefônica.

As MNOs - operadoras de redes móveis, na sigla em inglês - que participam desta iniciativa representam mais de meio bilhão de assinantes de telefonia móvel na região.

“A região da América Latina é singular, portanto é muito importante que ajudemos os usuários a entender melhor os custos que podem ter e promover uma experiência semelhante aos consumidores quando estiverem em roaming,” disse Javier Delgado, presidente do Chief Regulatory Officers Group da GSMA Latin America.

ATÉ 2013

Todas as operadoras latino-americanas nacionais pertecentes aos grupos acima citados concordaram em implementar essas medidas até o final do primeiro semestre de 2013.

A GSMA tem promovido a adoção de medidas de transparência de roaming entre seus membros, quase 800 operadoras de telefonia móvel ao redor do globo, dando sequência ao lançamento da iniciativa, realizado em junho.

O serviço de roaming na América Latina vem crescendo continuamente desde a redução, em 2007, de até 80% nos custos em alguns países, por meio de tarifas inovadoras e pela expansão de servicos adicionais a clientes.

Entretanto, a disponibilidade desse serviço de roaming ainda é restrita, por vários fatores, como por exemplo a dupla tributação, que pode aumentar em até 40% a conta final do usuário.

“O crescimento do uso de dados na América Latina é decorrente do aumento de smartphones, tablets e nova geração de aparelhos; e nós continuaremos a trabalhar com as operadoras regionais para oferecer servicos personalizados e transparentes”, afirmou Delgado.

NO BRASIL

A atuação da GSMA no Brasil se intensificou em julho, com a abertura de um escritório da entidade em Brasília.

Liderado por Amadeu Castro Neto, ex-CEO da Acel, a GSMA-Brasil trabalha assuntos como o PNBL, NFC, faixas de frequências para serviços móveis, além de difunfir suas iniciativas em áreas como saúde, educação, automotiva e cidades conectadas, entre outras.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
Teletex

A TELETEX 360º IT solutions foi reconhecida como o melhor parceiro WMware da Região Sul do Brasil, no , realizado entre os dias 3 e 5 de abril em Itapeva - MG. Parabéns a toda Equipe Teletex e aos nossos clientes por mais esse merecido reconhecimento.

Mais uma conquista alcançada. Hoje a TELETEX 360º IT solutions foi reconhecida como o melhor canal da América Latina no segmento Commercial – Mercado Privado, no Cisco Partner Summit 2014, que acontece entre os dias 24 e 27 de março em Las Vegas, NV, EUA. Parabéns Equipe Teletex – Mercado Privado e aos nossos clientes que também fizeram parte dessa conquista.

Teletex
Teletex - Site Teletex - Facebook Teletex - Blog Box2U