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TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Amdocs apoia Vivo com big data

Júlia Merker
// quinta, 10/11/2016 16:42

A Telefônica Vivo adotou a solução de big data da Amdocs com o objetivo de fornecer uma experiência multicanal aos clientes. 

Jesus Luzardo, diretor de marketing da Amdocs para América Latina e Caribe. Foto: Divulgação.

O Data Hub já é utilizado pela Telefônica na Argentina, no Chile e no Peru desde o ano passado.

A solução extrai grandes volumes de dados das plataformas operacionais e mapeia essas informações, com integração dos sistemas de suporte operacional (OSS) e das fontes de dados das redes centrais da operadora.

O contrato é uma amostra da opinião de Jesus Luzardo, diretor de marketing da Amdocs para América Latina e Caribe, sobre a evolução do processo de transformação digital das operadoras.

“Hoje as ações estão em estágios diferentes em cada operadora. O principal foco das empresas atualmente é oferecer uma experiência digital end-to-end para os clientes”, comenta Luzardo.

Para ele, a Vivo é a operadora que está mais avançada em termos de transformação digital no Brasil, seguida pela Claro.

Em julho, a Vivo chegou a mudar seu organograma para reunir sob a mesma vice-presidência todas as áreas relacionadas à transformação digital da empresa. 

A nova vice-presidência de Estratégia Digital e Inovação, comandada por Ricardo Sanfelice, faz parte da estrutura do CRO da empresa, Christian Gebara, responsável também pelas áreas de marketing e vendas de todas as linhas de negócios da Vivo. 

Além da experiência digital para consumidores, a Amdocs aponta outros três pilares para a digitalização das operadoras, que ainda não são explorados com profundidade no Brasil: negócios diversificados, empoderamento de dados e agilidade nos serviços.

Para atingir os objetivos, a empresa inclui em seu portfólio recursos como o Amdocs Multi-Play Entertainment, que permite que os provedores de serviços ofereçam uma experiência unificada de suporte, e-commerce e monetização conteúdos como vídeo on demand, música e jogos.

No portfólio também está uma solução focada em monetização de uso ocasional, para a venda esporádica de conteúdo premium, que pode gerar assinaturas futuras de maior valor. 

Para colaborar com a geração de fluxos diferentes de receita para as operadoras, a Amdocs incentiva novos modelos de negócio através de parceria com empresas de entretenimento online e recursos que colaborem com a internet das coisas.

Com 32 anos de mercado, a Amdocs tem mais de 24 mil funcionários em 90 países. No ano fiscal de 2015, a empresa faturou US$ 3,6 bilhões.

Júlia Merker