Baguete
InícioNotícias> Novo VP quer agitar a Infor no Brasil

Tamanho da fonte:-A+A

ERP

Novo VP quer agitar a Infor no Brasil

Maurício Renner // quarta, 11/03/2015 17:37

A Infor, multinacional americana de ERP e outros sistemas corporativos, anunciou nesta quarta-feira, 11, o novo comandante das suas operações na América Latina: Paulo Padrão, executivo que estava nos últimos 15 anos nos Estados Unidos, liderando a área de serviços da Avaya.

Paulo Padrão.

Padrão vem com a missão de fazer decolar os negócios da Infor no país. Apesar de ser um grande player lá fora – faturamento de US$ 2,8 bilhões no ano fiscal 2014, encerrado em maio do ano passado – a empresa tem uma presença relativamente pequena no Brasil.

A missão enfrentada por Padrão não é fácil, tanto que a Infor vem fazendo alterações em série no comando da empresa no Brasil. Nos últimos dois anos, quatro executivos (incluindo aí uma tentativa de dividir a gestão entre dois profissionais) passaram pela posição.

O último deles foi Fernando Corbi, contratado em setembro de 2013 vindo da direção de canais da SAP.

O desafio de fazer a Infor decolar é complicado ainda pelas condições da pista. As expectativas do mercado sobre o PIB para 2015, agregadas pelo Boletim Focus do Banco Central, estão em queda livre. A última previsão falava em – 0,66%. 

Algumas projeções mais pessimistas a longo prazo já falam em queda também em 2016, o que configuraria uma situação inédita no Brasil desde a Crise de 1929. Sendo assim, porque afinal Padrão decidiu voltar dos Estados Unidos?

“Toda dificuldade gera oportunidades”, aponta Padrão, agregando que também contou a “visão para o país” demonstrada por altos executivos da companhia, incluindo o CEO, Charles Phillips, em uma reunião em Nova Iorque.

A Infor parece realmente estar apostando no Brasil. A subsidiária nacional se mudou para a Torre Z, um novo arranha céu no Brooklin, onde também fica a sede da Procter and Gamble, em uma tacada que, de acordo com Padrão, custou US$ 3 milhões.

Padrão é um executivo de alto perfil. Antes de entrar na Avaya, representou por quatro anos nos Estados Unidos a iFactory Solutions, integradora brasileira que tem parcerias com SAP, Oracle, IBM e Totvs.

Também comandou as operações latino americanas da Novell, Vignette Corporation e foi diretor de alianças estratégicas da IBM para Americas.

Agora é ver como as mudanças vão afetar o desempenho da companhia no Brasil. A Infor não divulga números locais, mas, de acordo com o levantamento da FGV sobre o mercado de ERP (um dos quais a empresa atua, junto com BI, PLM, gestão de supply chain e outros) a Infor vem perdendo participação no país.

No estudo de 2012, a multinacional aparecia com 5% de participação entre as grandes empresas, com mais de 700 usuários. Em 2013 e 2014 não apareceu, ficando relegada aos “outros” que juntos totalizam 7%. A SAP tem 52%, contra 21% da Oracle e 20% da Totvs.

De acordo com dados de um estudo de 2012 publicado pela Forbes, em nível mundial a Infor divide a terceira colocação com a Sage - ambas com 6% do share - atrás das gigantes SAP (25%) e Oracle (13%).

Padrão se mostra confiante, destacando as soluções verticalizadas da Infor em 12 setores da economia (a empresa fez uma série de aquisições de sistemas especialistas) frente ao “pacotão único dos concorrentes”, no caso, visivelmente, a SAP.

O novo VP da América Latina, no entanto, preferiu não dar maiores detalhes sobre metas de vendas ou mudanças na política de canal. Neste último ponto, a Infor está bastante atrás dos concorrentes.

A última informação a que a reportagem do Baguete teve acesso sobre o assunto, em 2011, apontava que as vendas indiretas totalizam apenas 25% do faturamento da companhia do país, sendo feitas por uma rede de 14 parceiros, 13 deles no nível mais básico do programa de canal.

Desde então, a posição de gerente de canais na Infor do Brasil teve uma rotatividade ainda mais alta do que a de VP, com quatro profissionais passando pela posição. 

Padrão tem um trabalho duro pela frente, mas não parece ser um homem dos que desistem quando as coisas ficam difíceis. Carioca, o executivo é torcedor do Botafogo.

* Maurício Renner participou do Infor Day Brasil 2015 em São Paulo a convite da Infor.

Maurício Renner