Baguete
InícioNotícias> Varejo Mais troca Tableau por Qlik

Tamanho da fonte:-A+A

BI

Varejo Mais troca Tableau por Qlik

Júlia Merker
// quarta, 11/05/2016 16:02

Depois de testar a ferramenta de business intelligence da Tableau por cerca de um ano, a Varejo Mais adotou o QlikSense, software de visualização e análise de dados da Qlik focado em auto-serviço.

Thadeu Oliveira, presidente da Varejo Mais. Foto: Divulgação.

O projeto na empresa foi desenvolvido com apoio da consultoria Avance e da Toccato, uma das três distribuidoras da Qlik no Brasil.

“Durante o processo com a Tableau, não percebemos muito engajamento da empresa e tivemos dificuldade em desenvolver o projeto pela falta de um parceiro local”, explica Thadeu Oliveira, presidente da Varejo Mais.

Sediada em Natal, a empresa chegou a contar com duas revendas diferentes, localizadas em Fortaleza e no Rio de Janeiro. Para o projeto com a ferramenta da Qlik, a empresa contratou uma consultoria de Natal.

O uso da Qlik Sense começou em setembro de 2015, depois da Toccato apresentar o sistema para a Varejo Mais três meses antes. A empresa analisa as informações a partir do que é registrado no ERP Microvix, adquirido pela Linx em 2012.

Um dos desafios do projeto foi a estrutura descentralizada da rede e as diferenças nas operações. Com 28 lojas em 7 estados do Brasil, a rede percebe diferenças no produtos mais vendidos e o meio de pagamento mais utilizado em cada local, por exemplo.

Com o Qlik Sense, a empresa desenvolveu um novo método de análise da vendas de cada loja e funcionário. Antes, apenas o faturamento total dos 180 vendedores era avaliado, enquanto hoje a empresa analisa seis indicadores.

Para bonificar os funcionários, a empresa mede os quesitos de receita, venda de produtos premium, venda de acessórios, venda de serviços, margem de lucro e venda de créditos.

Além do Qlik Sense, usado pela diretoria estratégica da empresa e por gerentes regionais para navegar pelas informações de inteligência e analisar a performance da empresa, a Varejo Mais conta com o Nprinting para enviar relatórios individuais para funcionários.

Com a finalização do projeto de ciclo de vendas no Qlik Sense, a Varejo Mais iniciou em abril os módulos de ciclo de compra e gerenciamento de estoque. Para maio, o objetivo é desenvolver o projeto do módulo econômico e financeiro.

Fundada em 2002, a Varejo Mais atua com lojas da Oi, revendas Samsung e estabelecimentos da Wow, que comercializa eletrônicos. Para os próximos dois anos, a empresa tem o objetivo de abrir 10 novas lojas e 50 quiosques da Wow.

Com faturamento de R$ 100 milhões em 2015, a empresa tem a meta de crescer 20% neste ano.

A Toccato é uma das três master resellers da Qlik no Brasil, junto com as paulistas Inteligência de Negócios (IN) e Nórdica.

Fundada há 10 anos em Florianópolis, a Toccato começou sua expansão nacional há quatro, com abertura de operações em São Paulo e Recife. Um ano depois, vieram Curitiba, Rio de Janeiro e Brasília. Neste ano, a Toccato abriu filiais em Fortaleza e Campinas.

A Toccato tem mais de 700 clientes e uma rede de 70 parceiros no país. Ao todo, a IN tem mais de 500 clientes e filiais em Porto Alegre, Recife, Salvador e Brasília. A Nórdica tem um número igual, com operação apenas em São Paulo.

* Júlia Merker cobriu o Qlik Qonnections 2016 em Orlando a convite da Qlik.

Júlia Merker