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ZUP

Via Varejo acelera ativação de chips

Júlia Merker
// quarta, 15/02/2017 17:16

A Via Varejo, grupo controlador das redes Casas Bahia e Ponto Frio, acelerou o processo de a habilitação de linhas de celular de forma integrada com o sistema da operadora de telefonia escolhida pelo cliente. 

A Via Varejo acelerou o processo de a habilitação de linhas de celular. Foto: Divulgação.

O processo, que demorava cerca de 20 minutos nas lojas varejistas, passou a levar no máximo 2 minutos com um sistema da Zup IT Innovation.

Para a implantação do projeto, a Zup levou dois meses. Atualmente, o serviço da Via Varejo está 100% integrado com o sistema da Vivo. 

A expectativa é de que já no primeiro trimestre de 2017 seja concluída a integração das APIs das demais operadoras – a TIM é a que está em fase mais avançada.

A Zup foi escolhida a partir de um processo de concorrência para oferecer a plataforma capaz de realizar a integração dos sistemas da Casas Bahia e Ponto Frio aos das principais operadoras de telefonia. A plataforma contratada foi a Zup Real Wave, que faz a integração de sistemas legados e APIs. 

“Em nossa atuação no mercado de tecnologia, há cerca de 5 anos, temos um histórico forte na oferta de produtos tecnológicos para integração de sistemas de empresas grandes e tradicionais, inclusive na indústria de telecomunicação. Nesta concorrência, enfrentamos gigantes globais e é um orgulho imenso poder participar do projeto”, afirma Bruno Pierobon, CEO da Zup.

A automação dos sistemas envolvidos na habilitação de linhas de celular possibilitou uma redução de 90% do tempo despendido para a ativação dos planos contratados, dispensando a necessidade de o consumidor acionar as operadoras.

A novidade é parte de um movimento estratégico da Via Varejo para melhor atender a crescente demanda por planos de telefonia ao mesmo tempo que oferece o aparelho. 

“Levamos cerca de seis meses desenvolvendo esse sistema com as operadoras e conseguimos chegar em um modelo de interface única para os vendedores. No próprio sistema de venda, o colaborador apresenta ao cliente as opções de operadoras e planos disponíveis. Feita a escolha, e com poucos cliques, já é possível fazer a ativação da linha”, explica Mariano Teixeira, gerente de operações comerciais mobile da Via Varejo.

Atualmente, o serviço é válido para a migração de linhas de Pré-pago para Plano Controle e de novas habilitações de Plano Controle.

“Para as nossas operações em mobile, a concretização da oferta desse serviço é um diferencial no varejo brasileiro como um todo, em que a demanda por planos controle e pré-pago é grande”, ressalta Ageu Pedro Junior, diretor de TI da Via Varejo.

Hoje, o serviço de habilitação automatizada das linhas de telefone celular está ativo em 50 lojas da Casas Bahia e Pontofrio em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O projeto, no entanto, está em expansão para as 970 lojas das duas bandeiras em todo Brasil.

A integração de sistemas conduzida pela Zup com a Via Varejo é a primeira da empresa junto à indústria varejista. Até então, os mercados que mais recorrem aos produtos tecnológicos para transformação digital oferecidos pela empresa brasileira são o de telecomunicação e bancário, entre outros, com nomes como Vivo, Nextel, Banco Santander, Banco Original e Banco do Brasil.

Fundada em 2011 por Bruno Pierobon, Flavio Zago, Gustavo Debs e Felipe Almeida, a plataforma da Zup tem a sede em Uberlândia, onde está instalada a área de pesquisa e desenvolvimento, e conta com escritórios em São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e São Paulo.

Júlia Merker