Baguete
InícioNotícias> Couto assume Totvs Consulting

Tamanho da fonte:-A+A

COMANDO

Couto assume Totvs Consulting

Maurício Renner // quinta, 15/12/2016 16:50

Maurício Couto, ex-diretor de serviços da Totvs, acaba de assumir o comando da unidade de consultoria de negócios da companhia.

Maurício Couto.

O executivo substitui Denis Del Bianco, recentemente promovido para o cargo de VP de Serviços e Cloud para a Totvs como um todo.

Tanto Bianco como Couto tem um perfil parecido, tendo ambos trabalhado na Accenture no começo dos anos 2000 e subido na hierarquia da Totvs Consulting a partir de 2007 e 2009, respectivamente. 

Couto também foi  head de TI da Pegasus Telecom e CIO para a América do Sul da Time for Fun (T4F).

“A necessidade de resultado rápido está modificando, inclusive, o perfil de contratação de consultorias, que precisam realizar cada vez mais projetos pequenos com entregas ágeis e definidas”, afirma Maurício Couto, diretor da Totvs Consulting.

Junto com a Totvs Private, por meio da qual a atende diretamente grandes contas, a Totvs Consulting é parte do lado da companhia brasileira focado no topo da pirâmide de clientes da organização.

Desde 2013, inclusive, ambas empresas dividem uma sede separada do resto da organização, no Itaim Bibi, zona Sul de São Paulo (o resto da operação fica do outro lado da cidade em uma zona menos badalada).

A Tovs Private e Consulting são as áreas de negócio da Totvs que competem diretamente pela manutenção de grandes clientes constantemente assediados pela SAP, por exemplo.

Esse é único mercado de ERP do país que a Totvs não lidera. De acordo com o estudo anual do mercado de TI feito pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), a SAP tem 51% de participação de mercado entre clientes com mais de 700 usuários. A Oracle tem com 21%, a Totvs, 20% e a Infor, com 20%. 

A Totvs Consulting tem feito sua parte para brigar no mercado, ficando atenta às últimas tendências do mercado.

Um exemplo é a febre em torno da chamada ‘transformação digital”, que recebeu uma operação exclusiva dentro da empresa.

A iniciativa da Totvs envolve o laboratório de pesquisa e desenvolvimento no Vale do Silício, o Totvs Labs, e agrupa uma equipe de 70 consultores que têm como objetivo repensar os negócios e os processos das empresas. 

Os consultores se dividiram em onze áreas de estudo diferentes: Social, BPM Digital, Business Analytics, User Experience, Impressora 3D, Cloud & Next Generation Integration, Mobile, Drones, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e TI Bimodal.

É um número significativo: a Totvs Consulting tem  500 consultores alocados em escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Macaé, Belo Horizonte, Recife, Brasília e Buenos Aires.

A Totvs não abre o faturamento dessas unidades de negócio, mas a companhia como um todo precisa se recuperar.

No terceiro trimestre, a empresa teve uma receita de R$ 537,5 milhões, uma queda de 6,9% frente ao resultado o mesmo período do ano anterior e de 1,4% frente ao trimestre anterior.

Foi o terceiro trimestre de queda no faturamento na Totvs. Quedas na receita são uma situação inédita para a empresa e essa última colocou a desaceleração em outro patamar: os trimestres anteriores registraram quedas de apenas 1% e 2% nas comparações anuais.

Maurício Renner