Maurício Renner // quarta-feira, 25/04/2012 10:18
O SAP Labs, centro de desenvolvimento e suporte da SAP localizado em São Leopoldo, vai reajustar os salários dos seus cerca de 400 colaboradores em 7,66%.
A cifra é uma composição do INPC do período mais um aumento real de 1%, negociado com o Sindppd-RS na semana passada.
O acordo inclui ainda a redução da semana de trabalho de 44h para 40h. A redução de 10 meses para três do prazo de compensação/pagamento das horas extras do banco de horas com a redução do limite máximo das mesmas de 160 para 60.
As condições obtidas foram comemoradas pelo sindicato, que divulgou nota argumentando que o mesmo “ questiona os demais empresários e o Seprorgs, que afirmam não poder atender as reivindicações porque aumentariam muito os custos das empresas”.
Para o Sindppd-RS, o aumento “mostra que as empresas de TI podem pagar melhores salários”.
O Seprorgs vê justamente o contrário no aumento concedido pela SAP, lembrando que ele é a metade dos 2% de aumento real demandados pelo Sindppd-RS na negociação geral.
“Se a SAP, que é a SAP, está dando um aumento de 1% e o Sindppd-RS comemora, como eu vou pedir para micro e pequenas empresas darem mais aumento”, afirma Edgar Serrano, presidente do Seprorgs.
Serrano enfatiza que muitas empresas locais já deram aumentos de até 15% ao longo do ano para “resistir à concorrência pela mão de obra” e que o sindicato não pode “impor um custo extra”.
Na questão das horas, o empresário gaúcho vê “um alinhamento com o que a SAP já faz em São Paulo, onde a semana é de 40h”.
O presidente do Seprorgs aproveitou a ocasião para lembrar que operações como a da SAP, tem a parte dos seus negócios voltada à exportação totalmente desonerada de encargos trabalhistas e, no caso de São Leopoldo, estão desoneradas de ISS.
[Uma lei aprovada em 2009 em São Leopoldo permite reduções do ISS de até 1,5 ponto percentual abaixo do mínimo de 2% para empresas que gerem mais empregos].
A negociação entre Sindppd-RS e Seprorgs segue em curso.
A tendência parece ser que o Sindppd-RS negocie com mais dureza nessa ocasião, pois está rebaixando as demandas apresentadas na negociação de 2011, na qual saiu com as mãos vazias.
No ano passado, o sindicato pedia 11% de aumento – levou 5,39%, equivalentes ao INPC do período – e redução imediata da jornada de trabalho de 44h para 40h, o que também não levou.
postado em: qua, 26/09/2012 - 19:56
Infelizmente os "empresários" acabam indo para outsourcing com PJ, pois gera receita facil,ao inves de desenvolverem produtos, e os clientes preferem assim, pois TI é custo, circulo vicioso e politica muito lenta para o setor. RS é muito interior para TI, infelizmente.
postado em: ter, 08/05/2012 - 08:17
Mercado de TI Gaucho = PIADA
Único plano de carreira que já vi(inclusive em empresas que se dizem "top" e uma delas ta recebendo bons inchertos de capital do governo) é dar aumento substancial ao seus funcionários quando o mesmo pede as contas... na hora do aperto aparece o aumento, da nojo de trabalhar assim, a cada seis meses temos que ficar dando uma "visitada" na concorrência, pois se esperar por aumento o resultado vai ser NADA.
Esse é o "nível de profissionalismo" que estão nos exigindo e é ele que estão levando.
Empresário em sua maioria(com raríssimas excessões) mesquinos.
postado em: ter, 01/05/2012 - 11:54
Divertido será caso essa enrolação do seprorgs acabar numa decisão via TRT pelo dissídio retroativo a data base. Seus associados vão ter que pagar o aumento retroativo a novembro, quando já poderiam ter resolvido isso mês passado, pagando retroativo a março.
postado em: sex, 27/04/2012 - 19:58
No RS a maioria das empresas de TI vendem horas trabalhadas, não importanto que tipo de mão de obra têm. Logo, trabalhar 44 horas ao invés de 40 gerá ao mês 16 horas por Recurso Humano digitando código no computador. Essas 16 horas são cobrados de clientes.
Deixar de cobrar horas de cliente não é algo que interessa 'empresários' da área de TI. Se realizar um projeto de um cliente fosse algo tão importante, horas trabalhadas não fariam parte do pacote de software a ser entregue, logo, reduzir para 40 horas não seria nenhum problema.
postado em: qui, 03/05/2012 - 12:13
Perfeito, Rodrigo.
Este é outro erro, cobrar por horas. FP ja existe ha um bom tempo. Inclusive no edital da Procergs era por FP.
Mas ainda se continua achando que horas é o que importa...isto se alguem na TI, fornecedor, cumprisse somente 8 ou 9 horas diarias.
postado em: sex, 27/04/2012 - 11:35
é verdade.... queria saber uma Sr SERRANO... uma empresa que tenha aumentado em 15%.... baboseira.. isso é pontual. pra segurar um ou outro... não no coletivo... pior 2% de aumento real.. é outra palhaçada.... queria que o leite que dou aos meus filhos aumenta-se 2% ao ano.. ou que as demais necessidades básicas seguissem esse rumo.... olha pelo que calculamos aqui na empresa 10% no total ainda seria pouco...
postado em: sex, 27/04/2012 - 09:18
Um sindicato omisso, uma entidade de associacoes que so ve o proprio umbigo. E segue as empresas de Ti do RS perdendo contratos, proliferando emrpesas nanicas, indo contra o que outras associacoes estao querendo, perdendo espaco....Procurem ser mais competitivas, se exportacao tem menos impostos, entao exportem. A associacao de emrpesas deveria focar nisto, em regular tambem este mercado de empresa nanica de TI, de colocar missoes na China, venezuela, Caxias (sim, aqui do lado, onde empresas de TI de POA precisam de passapoerte para ir ou se interessar)
postado em: qua, 25/04/2012 - 21:25
Interessante que o sr. Serrano diz que a carga horária de 40 horas foi um alinhamento ao já praticado em São Paulo. Sim, pois lá o acordo coletivo já prevê 40 horas! E por que o Rio Grande não consegue reduzir a carga horária também? O setor de TI possui atividades em sua essência criativas, não é com horas trabalhas que se mede produtividade e muito menos competitividade. Inclusive diminuindo a carga é provável que ocorra justamente o contrário! 8:48 é ridículo, carga horária de país subdesenvolvido mesmo! Por que o Seprorgs não propõe apenas a reposição pelo INPC (sem aumento real) e redução para 40 horas? Isso sim seria uma contra-proposta decente de quem mostraria estar bem-intecionado para negociar.
postado em: qua, 25/04/2012 - 16:05
O que ninguém comenta muito é que o aumento real é de 1%, os 6,66% é só inflação
postado em: qua, 25/04/2012 - 15:29
Parabéns a SAP.
E, já que o problema são custos das empresas que não são exportadoras de software como a SAP, ficam as perguntas:
- A SAP possui "PJ´s" ou CLT "Flex" em seu quadro de funcionários ?
- A SAP paga parte dos salários em gasolina para não pagar impostos ?
- A SAP quarteiriza projetos de estatais terceirizadas, recebendo X e pagando X/8 ?
- O que é uma micro-empresa de TI para o SEPRORGS ? Os PJ´s ?
postado em: qua, 25/04/2012 - 14:28
Sr. Edgar Serrano, cite, por favor, UMA empresa que tenha dado aumento de 15% aos seus funcionários.