InícioNotícias> Lucro real ou presumido? O que é melhor?

Tamanho da fonte:-A+A

Lucro real ou presumido? O que é melhor?

Baguete // sexta, 15/04/2005 14:43

Muitas empresas ficam em dúvida na hora de optar pelo lucro real ou presumido. Na maioria das vezes, decidem pela orientação do contador ou mesmo um consultor. O fato é que essa escolha pode ser decisiva para uma companhia pagar menos impostos.

Na tributação com base no lucro real, o imposto de renda incide sobre o resultado (lucro), efetivamente apurado pela pessoa jurídica, segundo sua escrituração contábil, atuando como um lucro líquido do período base ajustado pelas adições, exclusões ou compensações previstas ou autorizadas pela legislação.

Já o lucro presumido é uma forma de tributação que utiliza como base de cálculo do imposto um percentual sobre a receita bruta. "Para que cada empresa saiba qual é a melhor opção deve estudar a operação, que varia de acordo a segmentação da companhia e o valor do faturamento. Esse processo é simples: se a margem for inferior a 32%, o lucro real é viável. Mas, se a margem for igual ou superior a 32% o ideal é o lucro presumido", diz Cléber Claudino, contador da People Solutions.

Segundo ele, é importante que as companhias entendam qual a opção é mais vantajosa. "Com isso, elas poderão se preparar para o IR do próximo período, garantindo variações efetivas nas contribuições de PIS, COFINS, Contribuição Social e IRRF, possibilitando mais economia à companhia", completa. Para ajudar às empresas a identificar qual a tributação indicada, a People Solutions oferece o GestãoWeb. Trata-se de um sistema de gestão que agiliza os processos contábeis e financeiros, possibilitando a organização, detalhamento das operações contábeis e aproveita automaticamente as despesas que podem ou não serem inclusas no lucro real.

A People Solutions disponibiliza ainda, no site relacionado abaixo, uma ferramenta para quem queira fazer uma simulação rápida, verificando o impacto dessa decisão na carga fiscal de sua empresa e nos resultados de seu negócio.

COMENTÁRIOS
ADILSON MARCOS PAZZINI

postado em: 07/05/2011 - 14:13

Devo nos proximos dias abrir uma empresa de venda de autos usados. Nesse caso, pelo que entendi do texto acima, é mais viável trabalhar com o lucro real, já que "raramente" o lucro de autos usados passa de 20% antes da inclusão de outras despesas, certo?! Sendo assim o lucro final será sempre abaixo dos 32% acima citados. Pergunto: Quais os impostos que incidem sobre o veículo usado? Parcialmente dentro do sistema de lucro real, acredito que tenhamos que pagar os seguintes impostos: sobre o valor de venda do veículo calcula-se 5% e desses 5% calculamos o ICMS em 18%, confere? e ao final do fechamento contabil mais um certo percentual sobre o lucro real, qual esse percentual e o que acontece quando o lucro real cai abaixo dos 32% acima citado?
Agradeço se puderem me esclarecer essas duvidas.

amiltomerio

postado em: 29/06/2011 - 22:12

não é bem assim, cuidado ao tomar essa decisão, seu contador deve ser consultado, pois alem da receita, no seu caso não é 32% e sim 8%, uma vez que sua atividade é de comercio, vc sendo tributado pelo lucro real vc passa a ter pis e cofins não-cumulativo, que pode não ser interessante. Ainda precisa valer se de documentação confiavel, uma vez que no lucro presumido o fisco preocupa mais com a receita, dando uma certa tregua as despesas.
Abraços

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
Teletex

A TELETEX 360º IT solutions foi reconhecida como o melhor parceiro WMware da Região Sul do Brasil, no , realizado entre os dias 3 e 5 de abril em Itapeva - MG. Parabéns a toda Equipe Teletex e aos nossos clientes por mais esse merecido reconhecimento.

Mais uma conquista alcançada. Hoje a TELETEX 360º IT solutions foi reconhecida como o melhor canal da América Latina no segmento Commercial – Mercado Privado, no Cisco Partner Summit 2014, que acontece entre os dias 24 e 27 de março em Las Vegas, NV, EUA. Parabéns Equipe Teletex – Mercado Privado e aos nossos clientes que também fizeram parte dessa conquista.

Teletex
Teletex - Site Teletex - Facebook Teletex - Blog Box2U