Início> Notícias> POA tem 3ª melhor média salarial

Tamanho da fonte: -A +A

POA tem 3ª melhor média salarial

Maurício Renner // terça-feira, 26/01/2010 14:29

Ouça o podcast
Podcasts
Download

Os analistas de sistemas de Porto Alegre têm os terceiros melhores salários do país, com uma média R$ 2.457.

Na frente, ficam apenas os vencimentos pagos na região metropolitana do Rio de Janeiro com R$ 3.011 mensais e de São Paulo, com R$ 2.574. A quarta colocada é Belo Horizonte, com média de R$ 2.413. A última colocada é a região metropolitana de Belém, com média de R$ 1.992.

As informações fazem parte de dados coletados pelo projeto Mapa do Mercado de Trabalho em TI, estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Estudos Econômicos, Socioambientais e Corporativos (Idea Brasil), usando dados do Ministério de Trabalho dos últimos três anos para profissionais com o cargo de analista de sistemas registrado na sua carteira de trabalho.

A estatística não inclui remuneração variável e outros bônus concedidos além do salário bruto.

Segundo os dados do Idea Brasil, a ocupação de Analista de Sistemas Computacionais registrou, em 2009, saldo positivo de 8.177 admissões nas nove regiões metropolitanas brasileiras pesquisadas, que além das já citadas inclui também Fortaleza, Recife, Salvador e Curitiba.

Todas as regiões apresentaram saldo positivo de admissões. Porto Alegre foi a terceira região que mais adicionou postos de trabalho, respondendo por 8,43% do total, ficando atrás de São Paulo e Rio de Janeiro, que representaram 52,77% e 18,27% do acréscimo, respectivamente.

“Embora a maior parte destes profissionais esteja lotada no setor de serviços, o analista de sistemas é requisitado por todos os setores da economia, ocupando posições em empresas do agronegócio e da indústria. Além disso, o setor de serviços foi um dos que menos sofreu com a crise iniciada em 2008”, analisa o economista Marcelo Britto, coordenador do projeto.

As médias são baseadas nos salários pagos a profissionais contratados em regime CLT. “Um estudo da OCDE, de 2009, aponta que cerca de 51% do mercado de trabalho no Brasil é informal. No caso da área de TI, este percentual pode ser ainda maior”, comenta Britto.

Informações completas
O projeto Mapa do Mercado de Trabalho em TI está em fase final de revisão e será publicado pelo Idea Brasil dentro de algumas semanas. Ainda não está definido o valor do estudo na íntegra.

De acordo com Britto, o Mapa apresenta um relatório descritivo sobre o comportamento das principais profissões relacionadas à tecnologia da informação, seguido de tabelas e gráficos dinâmicos que permitem análises complementares.

O que é o Idea Brasil
O Instituto Brasileiro de Estudos Econômicos, Socioambientais e Corporativos - Idea Brasil tem por objetivo promover estudos e pesquisas no âmbito econômico, social, jurídico, ambiental e corporativo.

Fundado em 2007, a instituição reúne pesquisadores de diversas áreas e realiza consultorias para empresas e outras instituições e entidades.

COMENTÁRIOS
Eduardo Dornellas

postado em: seg, 27/09/2010 - 13:15

Realmente, na área de TI, para um profissional Sênior falar de 2 a 3 mil reais por mês não me parece algo compatível com a formação exigida. Acredito que os valores deveriam estar na ordem dos 15 a 40 mil reais por mês (levando-se em conta a realidade de custos locais) - do ponto de vista do profissional. Pensemos agora, com o que sobra (de um valor de 3 mil reais por mês) depois de pagar supermercado, aluguel, condomínio, cartões, assinatura de celular, televisão, internet, cinemas e baladas - da pra fazer o que? Assim, nem sei se dá pra tudo isto - cento!

É um problema...

Nós não temos uma profissão regulamentada e quem manda mesmo é o pessoal que produz tecnologia - tipo IBM e Oracle! Sim, todas as outra empresas de TI são consumidores - mesmo a que fazem desenvolvimento de seus produtos do tipo ERP (e que no Brasil já quase não existem mais).

As outras empresas de TI que tem produtos, mas que não estão na base da produção tecnológica tem que se virar (na boca destes gigantes).

Esta é a nossa realidade de mercado.

Regulamentação da Profissão de - Pensando sobre o Assunto!

O que é ser um Profissional de TI (Tecnologia da Informação)? Lida com o que, este profissional? Quais suas Capacitações e Área de Atuação?

Analista de Sistemas, Analista Programador, Engenheiro de Software, Analista de Negócio, Analista de BI, Líder de Projeto, Gerente de Sistemas, Analista Funcional,
Analista de Aplicação - só pra começar a lista.

Analista de Documentação é profissional de TI? Analista de Teste é profissional de TI?

Acredito que os conselhos (Regionais e Federal) são uma necessidade, se é que queremos ter uma Regulamentação sobre a Atividade do Profissional de TI.

Acredito que deva haver uma formação básica para o profissional de TI. Está formação deve (em minha opinião) dar cobertura sobre as áreas de Desenvolvimento de Software,
Gestão de Infraestrutura de TI (tais como Rede, Servidores e Sistemas Operacionais), Arquitetura de Sistemas e Estrutura de Dados.

A partir desta tal "da formação básica", o profissional poderia prosseguir rumo a sua especialização.

Quem seriam os profissionais responsáveis pelos esquemas de Redes e Sistemas Digitais - o profissional de TI? Então, quando uma empresa comercializa um dado aplicativo quem assinaria pela empresa.
Quem daria fé sobre um sistema digital? Armazenagem, recuperação e visibilidade dos dados? A propósito, os dados fazem parte do sistema ou são como que insumos compondo, mas não fazendo parte?

Anônimo

postado em: qua, 05/05/2010 - 21:29

Aos choroes que ficam reclamando e pedindo regulamentacao: compliquem para quem contrata, e quem contrata vai meramente importar servicos do Leste Europeu, da Colombia,etc como muitos pequenos,medios e grandes empresarios ja tem feito.
Hoje em dia qualquer um tem computador, compilador, BD, IDE, conexao com internet,etc de graca, nao ta satisfeito, sai fora e vai enfrentar o mercado como freela! Quem sabe faz!
Compara o salario de 2.5K com salario do pessoal de letras, marketing,etc e verao que e um bom salario.a.

jose

postado em: seg, 08/03/2010 - 19:21

- interessante a pesquisa, a media deve ser por ai mesmo...
- a ideia do mendigo não achei muito boa
- a do dogão eh razoavel, pois tem despesa grande, e se for no RJ tem a guarda municipal fazendo rapa

OBS: os funcionarios de TI deveriam se unir e criar um conselho regional para ditar regras, e proteger mais os funcionarios

Saindo pela esquerda

postado em: ter, 02/02/2010 - 18:03

Sim, faltam 50 mil profissionais de TI no mercado. E com esse salário de cobrador de ônibus vai faltar ainda mais, pois ninguém vai se animar a perder anos de sono lendo manuais em inglês.

pobre analista

postado em: ter, 02/02/2010 - 18:01

Poxa, o engraçado que SP está cheio de gente de fora procurando melhores salários.
Engraçado também que o salário médio citado está fora do base exigido pelo sindpd de muitos estados .Por exemplo, um Analista de Sistemas em CTBA tem salário base de R$ 3,2 mil, segundo o Sindpd-pr.

Totalmente tendenciosa a reportagem.

mico analista

postado em: sex, 29/01/2010 - 19:20

com salário de fome desses jamais terão profissionais de gabarito. se só a gradução particular custa mais de 1000 mensais.. não é de estranhar os problemas que as empresas em seus projetos, não há como ter profissionais felizes e seguros trabalhando a pleno com remuneração ridícula e aviltante.

Heitor

postado em: sex, 29/01/2010 - 10:58

Achei o comentário do Wilson (em 29/01/2010, 09:52) revelador.

Quando escuto que os cursos estão preparando para o mercado, sempre penso se estão preparando no mesmo sentido que o gado é preparado para o frigorífico.

Estão faltando 50 mil profissionais de TI no Brasil, escutei no Globo News esta manhã. Vejo as pessoas fazendo hora-extra sem adicional e ganhando pouco e concluo que é porque simplesmente ainda não perceberam o poder que têm.

Alisson Massochini Duarte

postado em: sex, 29/01/2010 - 09:55

Questões sobre a matéria
- Média é uma informação que não diz nada;
- Níveis de analista de sistemas nem experiência são levados em consideração;
- Existe ainda Analista e Sistemas CLT em Porto Alegre que não seja funcionário Público?

Um abraço

Wilson

postado em: sex, 29/01/2010 - 08:52

Eu sou descontado apenas INSS, IRPF e Sindicato. Quem paga FGTS é o empregador, assim como o VT, o VR e o Plano de Saúde. Além disso, tenho férias e 13º salário. Meu salário bruto, como já disse aqui, é 1.600 reais.

Não estou defendendo os R$ 2.457, só que quando entrei na empresa há 2 anos, ganhava 1.200 e o patrão dizia que a remuneração era de acordo com o mercado. Mas ninguém nunca divulgou quanto é a média do mercado. Por isso, acho que essa pesquisa do Baguete veio em muito boa hora.

Eu já estou arrumando minhas malas e mudando de empresa. E outros que não comentaram, também devem estar fazendo o mesmo.

Lucro Real

postado em: sex, 29/01/2010 - 08:50

O nosso amigo Wilson pode ter razão com relação a pedir dinheiro no sinal. Vamos para as contas e os dados de uma pesquisa sobre o assunto:

1. Um semáforo comum muda de verde para vermelho, em média, a cada meio minuto (trinta segundos ele fica vermelho e outros trinta no verde);
2. Desta forma, a cada minuto um mendigo tem 30 segundos para pedir e conseguir 10 centavos, o que dará 6 reais por hora (60 minutos x 0,10 = R$6,00);
3. Caso o mendigo “trabalhe” o que trabalha um empregado comum, 8 horas por dia e 25 dias por mês, em um mês conseguirá 1200 reais (25 x 8 x 6 = R$ 1.200,00).

Analise e veja se é possível:
1. Conseguir 6 reais por hora parece ser bastante razoável para quem está no sinal, já que, quem dá dinheiro aos mendigos muitas vezes dá mais que 10 centavos, às vezes, dá 20 ou 50 centavos e até 1 real.;
2. Mas, vamos supor que o mendigo consiga somente a metade do que pensamos, ou seja, 3 reais por hora. Com isto ele teria R$ 600.00 no fim de cada mês, que é mais do que o salário mensal de muitos estagiários de TI;
3. Tem mais. Quando o mendicante consegue uma moeda de R$ 1,00 (e acontece!), ele pode se dar ao luxo de repousar tranqüilamente debaixo de alguma árvore por mais nove mudanças do sinaleiro de trânsito, com o detalhe de que nenhum chefe vai encher o seu saco por causa disto.

Mas este é o mundo real?
1. Tendo em vista as intrigantes informações obtidas até agora, foram entrevistadas pessoas que pedem esmolas Quando perguntadas quanto ganhavam por dia, consegue imaginar o que responderam?
2. As conclusões anteriores estão quase certas. Disseram que ganham entre 30 a 40 reais. Vamos dizer que sejam 35 por dia, que (com 25 dias por mês) da uma renda mensal de quase 900 reais. O detalhe importante é que ela falou que não precisam ficar lá 8 horas por dia para conseguir este valor.

Portanto, larguem já esta porcaria mal remunerada que estão fazendo e corram para disputar as vagas no semáforo ou sinaleiro mais próximo.

Dogão

postado em: sex, 29/01/2010 - 06:43

Wilson, e tu acha que o salário médio de R$ 2.457,00 é liquido? O INSS, IRPF, FGTS, contribuição sindical, etc, etc, etc são os insumos e gastos do cachorro quente indio véio... Ou atualmente tu vai por teletransporte e não tem gastos para trabalhar como analista?

Wilson

postado em: qui, 28/01/2010 - 13:40

A conta do cachorro-quente não faz o menor sentido. Se irmos por esse lado, então é melhor ir pedir dinheiro na sinaleira!

1) Os insumos para fazer o cachorro-quente são grátis?

2) Não se gasta com pão, tomate, molho, gás, guardanapo, milho, ervilha, etc?

3) O trailler saiu de graça?

4) Não tem custo de gasolina?

5) Não tem concorrência?

6) Se fosse fácil, as Towners de hot-dog que existiam uns anos atrás, ainda estariam por aí...

7) Com base nessa discussão, uma coisa é certa: nossa profissão não vai pra frente porque usam a salsicha da gente pra fazer cachorro-quente!

Abraços,

Beiçola

postado em: qui, 28/01/2010 - 09:47

Olá a todos!

Creio que todos que aqui estão postando seus comentários, trabalham na área, ou já trabalharam. Também sei que meu primeiro post foi um tanto quanto \"irônico\" e até pode ser considerado inútil. Mas o objetivo foi atingido, gerar discussão.

Acredito que a reportagem é válida sim, afinal, alguém despendeu seu tempo para garimpar e tabular tais informações.
Quero realmente acreditar que é um trabalho sério, e não uma pesquisa encomendada por empresas meia boca, que usam este tipo de informação para contiuar pagando pouco.

Mas gente, vamos a realidade! A conta apresentada acima sobre cachorro quente, não é absurda!

Realmente a profissão PRECISA ser regulamentada. Não podemos mais permitir esta \"prostituição desgraçada no mercado profissional de TI\" como falou o camarada do cachorro quente.

E aqui fica um pedido para quem é Analista de Sistemas e ganha um salário como este: por favor, reformule seu currículo e vá atrás de outro emprego, você está sendo explorado.

Um abraço a todos.

analista de sistemas do sul

postado em: qui, 28/01/2010 - 09:39

Os valores de São Paulo por ser uma média não esta expressando a realidade nem CLT. Alias deveriam fazer uma pesquisa da migração de profissionais do sul para sudeste devido ao salário baixo CLT aqui no sul.
E também dos profissionais que estão aderindo ao serviço publico, principalmente federal devido a promiscuidade que esta vivendo a profissão.
Constato isto depois de 16 anos de profissão. O colega do cachorro quente tem razão.

Nina

postado em: qui, 28/01/2010 - 09:07

É um média como diz a pesquisa e dos CLT\'s. Poderia acrescentar que pesquisa somente foi com CLT\'s.
O mercado de informática é formado em sua grande maioria de PJ e cooperativados.

Julio

postado em: qui, 28/01/2010 - 07:13

Se um sujeito resolve começar a vender cachorro quente, uma atividade que exige pouco conhecimento técnico e talvez até um analfabeto consiga desempenhá-la com sucesso, já é possível que ganhe mais do que o tal analista citado na pesquisa. Vamos as contas: Se cada cachorro quente foi comercializado a R$ 2,50 bastará realizar a venda de 33 unidades ao dia para somar ao final do mês (considerando 30 dias), R$ 2.475,00 na carteira do cidadão. Porém se a quantidade subir para 50 unidades vendidas ao dia (o que não é difícil de se conseguir), seu salário já começa a ficar razoável, vai para R$ 3750,00. Mas ele ainda pode vender refrigerante, cerveja, suco... e facilmente chegar aos R$ 5.000,00 mensais. Tudo isso sendo seu próprio patrão e sem ter que tomar conhecimento desta prostituição desgraçada no mercado profissional de TI.

J Carlos

postado em: qua, 27/01/2010 - 21:59

E convenhamos que é um belo salário, em virtude de que a maioria destes profissionais não possuem curso superior completo. Talvez seja por isso que além de não saberem o que é média, tampouco sabem interpretar um texto com clareza. Ler é para poucos.

joao sb

postado em: qua, 27/01/2010 - 15:42

Considerando o salário pago aos analistas podemos entender melhor porque tantos projetos não chegam ao fim ou não atingem o resultado esperado. Quem contrata pagando este valor não terá bons profissionais e consequentemente os projetos ficarão abaixo das espectativas.

Patricia

postado em: qua, 27/01/2010 - 15:23

Nossa... tb tem que levar em consideração o perfil desses analistas de sistemas. Quantos são realmente formados? Pq sinceramente qualquer um pode ser analista de sistemas, basta ter experiência na área.

Fabrício

postado em: qua, 27/01/2010 - 15:22

Pessoal,

A reportagem é bem clara. Foram avaliados somente contratados na CLT, desconsiderando PJ e cooperados (que representam boa parte das contratações); e é um valor médio. Quem tá criticando estas informações é porque realmente desconhece a realidade dos salários oferecidos em pequenas e sem contar as pessoas que estão no cargo mas desempenham funções não condizentes.

Wilson

postado em: qua, 27/01/2010 - 13:03

Eu acho que agrega muito. Eu pensava que ganhava um salário justo de 1.600 reais, mas pelo visto tem lugar que paga muito mais que isso.

A média é uma referência do mercado e nisso o baguete tá de parabéns. Quem ganha menos que a média tá mal e quem ganha mais não está tão mal quanto acha.

Qto ganha o analista de sistemas do baguete? heehheeh

vinicius

postado em: qua, 27/01/2010 - 11:25

É por um salrio ridiculo desses que eu estou largando a profissão..

Wilson (Analista de Sistemas)

postado em: qua, 27/01/2010 - 11:19

Olha...

Acho que vocês não conhecem a realidade de pequenas empresas. Eu acho que empresas de TI pagam melhor, pois são especializadas nisso (talvez o estudo mostre por setor de atividade da empresa), mas o analista atua em tudo que é tipo de empresa de tudo quanto é setor. Eu trabalho em uma indústria metalúrgica de Canoas e meu salário é 1.600 reais. Quando entrei ganhava 1.200. Sou técnico em processamento de dados e tenho um monte de amigo Analista na carteira de trabalho que recebe menos que isso.

Acho que não dá pra dizer que está fora do mercado. Óbvio que empresa que desenvolve sistemas paga melhor e deve ser bem maior que a média.

Tenho um amigo que trabalha numa empresa do sistema S e ganha 2.500 como Analista de Sistemas, com formação superior.

Então o estudo parece estar bem realista. Parabéns ao Baguete pela iniciativa e vamos esperar mais dados.

Analista de Sistemas PL

postado em: qua, 27/01/2010 - 10:27

Claro que entendemos o que significa \"média\", porém há uma discrepância muito grande. Não me parece justo fazer uma média entre um profissional que tenha r$ 1.000,00 como salário e o outro que tenha r$ 5.000,00. A \"média\" fica longe de ambas extremidades.
R$ 2.400,00 era meu salário 5 anos atrás quando era programadora plena.
E eu discordo dessa pesquisa. Na minha opinião não agregou nada!

Fernando

postado em: qua, 27/01/2010 - 10:16

Faltou o desvio padrão...

Nesta \"média\" devem estar entrando os Desenvolvedores/Programadores/Suporte que muitas vezes são enquadrados em Analistas para receberem \"mais\" que o limite das políticas (defasada) de cargos e saláros da empresa ou por questões de status.

Está ai mais um motivo para alguém determinar quem é quem não é Analista de Sistemas, regularizando a profissão.

PS: Quem patrocinou financeiramente esta pesquisa ?

Patricia

postado em: qua, 27/01/2010 - 09:39

É interessante saber agora o quanto os analistas de cada cidade gastam para comprar um carro, colocar gasolina/alcool, seguro do carro, alugar ou comprar um imóvel, opções de lazer, viagem Brasil/Exterior... Assim poderemos ter uma comparação do padrão de vida desses analistas. POA tem preços altíssimos levando em consideração a escassez de serviços e infra estrutura que tem, se compararmos com São Paulo.

Desenvolvedor Pleno

postado em: qua, 27/01/2010 - 09:14

Acho que os valores não condizem nada com a realidade. Qualquer Desenvolvedor pleno consegue ganhar o dobro disso fácil fácil.

J Carlos

postado em: qua, 27/01/2010 - 08:26

Acho que os analistas indignados com os resultados faltaram as aulas básicas de estatística: não sabem o que é média.

Marisa Costa (Coordenadora de TI)

postado em: qua, 27/01/2010 - 07:35

Interessante a iniciativa do estudo, mas também não concordo com os resultados. Esses valores não condizem de forma alguma com a realidade do mercado, salvo se esteja falando de iniciantes, mas não é o que parece.
Abraço.

Baced

postado em: qua, 27/01/2010 - 02:48

QUE PALHAÇADA!!!

Se isto for verdade, já tem empregada doméstica ganhando mais que Analista...

O que fizeram com esta nobre profissão???

Transformaram os Analistas em profissionais de baixíssimo escalão... ou querem transformar???

Chega doer no fundo da alma... e pensar que esta profissão já era tão valorizada em passado não muito distante...

E depois querem vir com aquelas notícias de que há falta de profissionais qualificados no mercado... e blá blá blá...
Mas se qualificar para isso??? Para ganhar isso???

Empresários e/ou gestores de TI, acordem...

Que Deus nos acude!!!

jacinto pena

postado em: ter, 26/01/2010 - 20:17

Realmente, aparentemente devem estar falando para analista jr, pois até em regiões do interior do estado sei que profissionais de nível pleno a senior ganham bem acima do que foi apurado.

Marcelo Britto

postado em: ter, 26/01/2010 - 18:47

Prezados leitores:

A média salarial utilizada na pesquisa é aquela registrada na carteira de trabalho do profissional, na qual o cargo se refere a Analista de Sistemas, de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações.

Remuneração variável e outros bônus concedidos além do salário bruto não são contabilizados pela pesquisa. Outro ponto é que, muitos profissionais exercem a função de Analista de Sistemas, mas estão registrados em outra ocupação.

Além disso, a pesquisa tem como fonte as bases oficiais do Ministério do Trabalho que, embora públicas, são de difícil acesso e tabulação ainda mais complexas. Não se trata de uma enquete realizada com profissionais, indagando o quanto cada um recebe mensalmente.

Para se ter uma ideia, ao analisarmos a Região Metropolitana de Porto Alegre, há municípios em que o salário médio é pouco mais de R$ 1.000 mensais e isso puxa a média da região para baixo.

Com relação ao \"em breve\", fiquem tranquilos pois o estudo já está concluído e estamos fazendo a revisão do relatório final. As matérias divulgadas visam, além de dar visibilidade para o projeto, disseminar informações que nenhuma outra instituição se deu o trabalho de pesquisar e, se pesquisou, guardou para si, como bem observado pelo Maurício.

Small Boy

postado em: ter, 26/01/2010 - 16:57

É um jogo arriscado esse de fazer alarde antecipado para chamar a atenção da comunidade. Tomara que os dados apresentados \"em breve\" sejam realmente fundamentados e de acordo com a realidade. Dizer que um analista ganha em média R$ 2.457,00 em POA é mais ou menos como dizer que vai chover em algum dia entre hoje a terça da semana que vem. Ná prática, um analista pleno ou senior, ganha muito mais que isso tanto aqui como em qualquer lugar mencionado na reportagem. No mais, aguardaremos....

Maurício Renner

postado em: ter, 26/01/2010 - 16:51

O site está linkado no final da matéria:
http://www.ideabrasil.org.br/

abraço para ti e para os outros 100!

Beiçola

postado em: ter, 26/01/2010 - 16:31

Nossa, muito interessante esse projeto, e principalmente as informações levantadas por ele até o momento.

É uma pena que o pessoal se empenhou tanto em realizar este estudo, que esqueceram de montar o site do próprio instituto.

Mas \"Em Breve\" deverá ser um site rico em infomrações.

Abraço a todos!

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
VALIDAÇÃO
Esta questão serve para validar se você é um leitor do Baguete!
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.

Enquete

Qual será o futuro da RIM?:

Galeria de Imagens