InícioNotícias> TI verde do Banco Real é premiada

Tamanho da fonte:-A+A

TI verde do Banco Real é premiada

Maurício Renner // terça, 27/05/2008 09:02

O Banco Real recebe em Londres, no dia 06 de junho, o prêmio The Banker Technology Awards 2008, organizado pelo grupo Financial Times. A instituição foi contemplada na categoria Overall Winner - Environmental Technology Project of the Year por um projeto inovador, baseado em conceitos da chamada TI Verde.

São cinco iniciativas com foco na eficiência em operações e reuso de computadores e reciclagem de lixo eletrônico.

“A TI trabalha em parceria com a área de sustentabilidade do Banco para criar projetos em conjunto. Recentemente, lançamos uma plataforma de colaboração para publicar, gerenciar e disseminar o conhecimento sobre o tema internamente”, diz Sergio Costantini, CIO do Banco Real.

Conheça os projetos no detalhe
O projeto Blade PC, implantado em 2007, substituiu 180 computadores convencionais por 160 Blade PCs, equipamentos que possibilitam ficar na mesa do usuário apenas o teclado, o mouse, o monitor e uma pequena caixa responsável pela conexão destes periféricos com o Blade PC.

Como resultado, houve redução estimada de 62% da energia elétrica consumida pelos computadores e 50% da energia consumida pelo ar condicionado utilizado na Mesa de Operações; economia estimada de US$ 355 mil em 4 anos pela redução do número de micros; manutenções mais baratas, gerenciamento centralizado e facilidade de mudança de layout (economia estimada de US$ 300 mil em 4 anos).

Projeto Server Virtualization
Projeto que tem o objetivo de consolidar todos os servidores numa razão de 4:1 para os próximos anos. Até março de 2008, foram eliminados 174 servidores de um total de 1.960. A previsão é que, até novembro de 2009, 617 servidores sejam consolidados, assumindo uma proporção de 35-40/mês.

Como resultado, foram otimizados os recursos já utilizados (computadores e espaço), reduzindo, por conseqüência, os gastos com energia elétrica e diminuindo o impacto ambiental. Estimamos uma redução no consumo de energia e ar-condicionado na ordem de 30% a 40% e, de espaço, na casa de 70%.

Projeto de Redução de MIPS
O objetivo do projeto é de reduzir o consumo de MIPS (Milhões de Instruções Por Segundo) do mainframe otimizando a utilização de recursos do Banco. Essa redução vem sendo obtida com a revisão e otimização de aplicações de maior consumo e a mudança na priorização de processos, reduzindo a demanda de MIPS em horários de pico. Até Abril de 2008 a redução no consumo total de MIPS foi de 10%.

Papa-pilha

Em 2007, o Banco Real implantou 1.300 quiosques de reciclagem na maioria de suas filiais e em alguns clientes corporativos com o objetivo de promover a reciclagem de pilhas. Como resultado, em 2007, 42 toneladas de baterias foram coletadas em todo o país.

Doação de Computadores

Em 2007, o Banco iniciou um processo de renovação do seu parque de computadores em decorrência da migração do Windows NT para o Windows XP. Com isso, promoveu o reuso dos equipamentos em bom estado, doando-os a escolas da rede pública de todo o país. Foram doados 2.880 computadores, que estão em fase de entrega.
COMENTÁRIOS
Diego Remus

postado em: 28/05/2008 - 09:07

A plataforma de colaboração citada pelo CIO é um portal em estilo wiki, que foi desenvolvido pelo Grupo Conectt e recentemente conquistou a categoria Sustentabilidade do prêmio E-Finance, a ser entregue durante o Ciab Febraban 2008. Dois outros portais colaborativos do Real (o A.R.T.E. e o Wiki PSC, ambos também desenvolvidos pelo Grupo Conectt) também conquistaram o prêmio, na categoria Colaboração.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
Teletex

Num ambiente corporativo é preciso baixo custo e facilidade de implementação de soluções que consolidem as aplicações e atendam aos requisitos dos dados de uma empresa. A Teletex 360º IT solutions, a Cisco, a NetApp e a VMware se uniram para entregar o FlexPod® Express ─ uma única plataforma, prática, simples e convergente para gerenciar toda infraestrutura.

Recentemente, a VMware lançou o Horizon 6, uma suíte que entrega aplicativos publicados e desktops virtuais através de uma única interface. É uma nova plataforma, que reúne uma série de tecnologias e ferramentas onde os administradores de TI poderão provisionar aplicativos e desktops remotamente nos usuários finais através de single sign-on, além de facilitar a verificação de toda a infraestrutura virtual proporcionando uma gestão mais simples.

Teletex
Teletex - Site Teletex - Facebook Teletex - Blog Box2U