Início> Notícias> Mondo Pizza: a tele-entrega que se cuide!

Tamanho da fonte: -A +A

Mondo Pizza: a tele-entrega que se cuide!

Jerusa Campani // quinta-feira, 04/11/2010 13:10

Ouça o podcast
Podcasts
Download

A Tonks, agência digital paulista especializada no mercado de entretenimento e alimentação, desenvolveu o Mondo Pizza, sistema de delivery online em que o próprio cliente faz seu pedido de pizza via internet, dispensando o tradicional atendimento pelo telefone.

Marcelo Lima

Até aí, pouca novidade. Entretanto, o diretor da Tonks e idealizador do site, Marcelo Lima, enfatiza aspectos diferenciais como a possibilidade que o sistema cria para clientes não atendidos pela tele-entrega normal, como os deficientes auditivos.

"Como este grupo, outros muitos consumidores em potencial que não podiam fazer o pedido por telefone agora são grandes usuários do sistema", destaca Lima.

O executivo leva em conta ainda o público da classe C que, segundo ele, também tem contribuído para o crescimento do site, que desde janeiro deste ano, quando foi lançado, já efetuou mais de cinco mil pedidos para as 25 pizzarias da cidade de São Paulo que abrange até o momento.

"Em geral, este público não possui telefone fixo, nem créditos no celular, normalmente pré-pago", afirma Lima, citando dados de uma pesquisa realizada pela própria empresa.

Outro estudo, este da Fundação Getúlio Vargas, revela que a classe C representa hoje 50% da população brasileira, com 94,9 milhões de pessoas. Desse universo, 61% têm acesso à banda larga.

Facilitar o atendimento e promover a inclusão, porém, não são os únicos objetivos do Mondo Pizza. Divulgar o micro-empresário, reduzir os custos de atendimento e melhorar a organização do negócio também são propostas do site.

Para tanto, as pizzarias cadastradas acessam um ambiente virtual específico e de uso intuitivo, em que é possível visualizar os pedidos efetuados, enviá-los para um relatório de ordens já  encaminhadas e, após entregues, para um de pedidos finalizados.

Para o usuário, o esquema também é simplificado: o internauta se cadastra no site da Mondo Pizza e digita seu CEP para saber quais pizzarias entregam na sua região e quais estão online no momento.

Escolhido o local, o cliente acessa o cardápio e todas as informações fornecidas pela pizzaria, como promoções, preços, tempo de entrega, avisos etc. Em seguida, faz o pedido. A partir daí, é com a turma da pizza.

No futuro, a meta é expandir o negócio para além da capital paulista. Por enquanto, a estratégia é aumentar as vendas na própria cidade, que conforme Lima é a segunda maior consumidora de pizza do mundo, perdendo apenas para Nova Iorque.

"Assim, é preferível atender mais consumidores finais na cidade, para não perder a qualidade. Mas nada impede que façamos negócios em outros lugares”, conta o diretor.

Para Lima, dois fatores impulsionam o crescimento do Mondo Pizza: um, o foco somente em pizzarias, já que os sites de dellivery já são abundantes na web, mas poucos contam com um nicho específico.

“Encontramos na área de delivery online algo muito precário, com usabilidade baixa. E nenhum era especializado na entrega de um só tipo de comida. Por isso, optamos por trabalhar com um sistema para pizzarias, para atender melhor esse ramo em que é complicado se ter uma unidade. Um pedido é sempre diferente do outro”, explica o executivo.

Outro fator, conforme o diretor do Mondo Pizza, é a discrepância cada vez maior entre o uso da Internet e do telefone convencional. Para ele, aliás, a linha fixa "tende a ser extinta dos negócios no comércio".

 De acordo com dados do IBGE: de 2008 para 2009 o número de assinantes de linhas fixas de telefone aumentou de 41,3 milhões para 41,7. Já em Internet os usuários de Internet se expandiram de 53,9 milhões para 63 milhões no país.

Já segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, o e-commerce deve movimentar R$ 15 bilhões em 2010.

Para Lima, falta um pouco mais de ousadia por parte dos empresários para aproveitar as totais possibilidades de sucesso para os negócios oferecidas por esta frente.

“Já é fato o sucesso de venda pela internet, e agora chegou a hora da alimentação. É uma logística mais complicada, porque você compra e em 15 minutos o produto tem de estar na casa, mas cabe ao empresário arriscar para inovar e ter esse diferencial em relação aos concorrentes”, opina.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
VALIDAÇÃO
Esta questão serve para validar se você é um leitor do Baguete!
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.

Enquete

Qual será o futuro da RIM?:

Galeria de Imagens