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Spekx reduz incidentes do Serpro em 98%

Gláucia Civa // quarta, 28/10/2009 10:39

Em dois anos de funcionamento, os sistemas Spekx for ITIIL v.2 e v.3 reduziram em 98% os incidentes recorrentes no Serpro, além de aumentar o índice de resolução de 1º nível para 89% e cortar em 97% as falhas em processos de mudança.

Os resultados foram divulgados pela Spekx nesta quarta-feira, 28. Segundo o diretor geral da empresa, Júlio Vigorito, a instalação foi a maior em volumetria ITIL do país, com 250 mil usuários catalogados, 800 mil eventos automáticos por ano, 500 mil itens de configuração no CMDB e seis milhões de tickets

A Spekx é especializada em soluções para governança de TI e realizou o projeto para o Serpro depois de vencer uma licitação aberta pela instituição para contratação de uma ferramenta de automação, suporte e gerenciamento de processos de TI e aderente ao modelo ITIL.

Conforme Vitorito, o projeto superou as expectativas em termos de volumetria e complexidade.

“Em TI, qualquer aplicação simples com muitos usuários torna-se complexa. No caso do Serpro, estamos falando de uma aplicação complexa e milhares de usuários”, analisa ele. “Na época da licitação, ninguém imaginava as dimensões da instalação, mas o Spekx, que costuma ser chamado de ‘livros vivos’ do ITIL, deu conta do desafio”, completa.

No Serpro, a Speks implementou os módulos Spekx for ITIL v2 e v3, que fazem parte do primeiro ERP de governança de TI nacional, o SPEKX for IT Governance.

“O Spekx for ITIL v2 atendeu a todas as exigências de Service Support da Superintendência de Gerenciamento de Serviços (Supgs) da instituição, enquanto o módulo v3 atendeu às necessidades de processos demandadas pela Superintendência de Redes (Supre)”, detalha Vigorito.

Ainda segundo ele, com o Spekx for ITIL v2, o Serpro automatizou processos como acionamentos web, central de serviços, gerenciamento de incidentes, problemas, soluções, mudanças e CMDB.

Foram implementados também processos adicionais de requisições de serviços, quadro de avisos, ordens de serviços de testes, requisitos de serviços de configuração, entre outros.

Já o Spekx for ITIL v3 automatizou processos de requisição de demandas estratégicas, contratações e aquisições, avaliação de fornecedores, avaliações de desempenho, simulação, apropriação para faturamento (financeiro) e controle de circuitos (CMDB dedicado a redes), entre outros processos.

E para garantir a eficiência da implantação, a Spekx também forneceu treinamento para 6 mil colaboradores da instituição – 3,5 mil técnicos, que receberam a capacitação à distância, e 2,3 mil profissionais de outras áreas, cuja qualficação foi presencial.

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