InícioNotícias> Justiça obriga NET a anular carência

Tamanho da fonte:-A+A

Justiça obriga NET a anular carência

Guilherme Neves // quarta, 01/02/2012 11:06

A NET foi multada em R$ 150 mil no Rio de Janeiro por exigir carência em contrato.


Decisão da 7ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça fluminense também condena a operadora a anular a multa por rescisão contratual pelos serviços de banda larga Vírtua.

Além disso, a empresa exigiu que a empresa retire dos contratos firmados com os clientes em todo o país uma cláusula de fidelização que obriga uma permanência mínima do consumidor no plano.

A Net recorreu da decisão, no entanto, o recurso ainda não foi julgado.

O tribunal também obrigará a empresa a restituir todos os consumidores que pagaram indevidamente o valor pela rescisão. Segundo o Ministério Público do RJ, os clientes que se sentirem lesados devem entrar com uma ação para pedir a indenização.

Conforme o portal de notícias Terra, no ano passado, o MP-RJ moveu uma Ação Civil Pública baseada em uma suposta ilegalidade da cobrança da NET de uma multa aos clientes que não respeitassem o prazo de fidelidade de três a 36 meses.

Ao julgar o processo, a juíza Natascha Maculan Adum Dazzi afirmou na sentença que considera a ação abusiva por ir contra ao artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor.

O CDC declara nulas as cláusulas contratuais que "estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a equidade".

Hoje, segundo dados da consultoria Teleco, a NET tem 38,4% de market share no Brasil, sendo a maior empresa de TV por assinatura no país, seguida por SKY (29,1%), Embratrel (16,5%) e Telefônica (4,6%).

COMENTÁRIOS
Rafa mattazo

postado em: 20/08/2012 - 00:38

acho certo , PQ? tirando por minha situação, estou prendido a NET pela multa, já são 4 meses de desespero e nada de solução, uma solução seria a mudança de prestadora, mas a tal multa não deixa nós irmos em busca do serviço melhor da região, todos precisamos da internet-tv-telefone então o consumidor tem direito de decidir se fica ou não com o serviço, e optando pelo cancelamento não havendo Multa.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
Teletex

Numa parceria ideal para seus problemas de gerenciamento, a Cisco, a NetApp e a WMware apresentam o FlexPod Express através da Teletex 360º IT solutions. Uma solução pré-testada que utiliza servidores e switches Cisco Unified Computing System TM, armazenamento NetApp FAS2200 e software de virtualização VMware e que acelera sua transformação de uma infraestrutura complexa e baseada em silo em um ambiente virtualizado de forma acessível, rápida e eficiente

No mês de maio, a Teletex 360º IT solutions, a Microsoft e a SoftwareOne brindaram seus clientes com uma palestra em um local inusitado, o Museu TAM. Com a integração dos conceitos da aviação com as soluções da Microsoft para a nuvem, os clientes tiveram abordagens interessantes para que essas soluções façam parte do seu dia-a-dia, vindo a melhorar sua performance empresarial e facilitar tanto o gerenciamento quanto a utilização pelos usuários finais.

Teletex
Teletex - Site Teletex - Facebook Teletex - Blog Box2U