InícioNotícias> Cemig: leitura e faturamento com Honneywell

Tamanho da fonte:-A+A

Cemig: leitura e faturamento com Honneywell

Gláucia Civa // segunda, 27/06/2011 16:17

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) adotou soluções da Honeywell para automação do processo de leitura e emissão de faturas de seu sistema OnSite Billing, recentemente ampliado.

O projeto, que teve parceria da Cabtec, envolveu a adoção dos coletores de dados Dolphin 9900, da divisão Honeywell Scanning&Mobility.

“O sistema poderá beneficiar até sete milhões de clientes em 774 municípios do estado e usa 1,3 mil equipamentos Honeywell em campo”, conta Jamir Teodoro Lopes, superintendente de TI da Cemig.

Segundo ele, a solução OnSite Billing foi integrada às aplicações da Cemig e ao módulo CCS (Customer Care and Service), da SAP.

No início do dia, os coletores de dados são carregados com as informações da base de clientes.

Em seguida, os leituristas saem a campo com os PDAs para efetuar a leitura dos medidores de energia que registram o consumo de cada imóvel.

“O equipamento calcula o consumo, processa a fatura e emite um sinal bluetooth para impressão instantânea da mesma em uma impressora de transferência térmica. Toda a operação leva 15 segundos”, comemora Lopes.

Ainda conforme o superintendente de TI, a impressão simultânea ainda não está sendo feita em toda a base de clientes, mas, em médio prazo, boa parte deles já contará com esse recurso.

Além disso, em um segundo momento, a implantação irá envolver a habilitação dos coletores de dados a enviarem a leitura à Central de Informática da Cemig por meio da placa de GPRS, o que atualizará os dados no sistema de faturamento em tempo real.

“Por enquanto, o sistema ainda é offline. A conta é entregue ao consumidor, mas o leiturista descarrega os dados no fim do dia na central”, destaca Lopes. “No futuro, será híbrido: onde houver sinal de celular, a comunicação será imediata. Onde não houver, a leitura será feita como é hoje”, finaliza.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.