Durante reunião com representantes da Aliança Estratégica para a Promoção da Inovação Tecnológica, na quarta-feira, 14, em seu gabinete, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende prometeu que em 2006, 60% dos recursos dos fundos setoriais ficarão livres de contingenciamento, somando R$ 1,5 bilhão.
O ministro afirmou que o Congresso não está parado projeto de lei que regulamenta o funcionamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) está avançando bem. Ele lembrou também que no texto do projeto está prevista a criação de um Conselho Diretor com participação de representantes do setor privado, para dar as diretrizes das ações dos fundos. Sobre a regulamentação da Lei de Inovação, Rezende afirmou que o texto já tem a aprovação dos ministérios envolvidos e que o decreto será assinado pelo presidente Lula nos próximos dias.
Participaram do encontro os presidentes da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti), Luis Madi, e da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Industriais (Anpei), Ronald Dauscha, o diretor executivo da Anpei, Olívio Ávila, e o vice-presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Guilherme Ary Plonski.