O crescimento da economia brasileira em 2013 não deve ultrapassar o percentual de 2,5%, segundo Boletim Focus, do Banco Central (BC). Para o próximo ano, os analistas do mercado financeiro estão mais pessimistas, com recuo de 2,13% para 2,11%. Apesar do cenário econômico instável, os empresários da área de tecnologia estão satisfeitos e comemoram os resultados dos investimentos do setor. Isto porque, a atividade TI no país segue na contramão destes dados.

Diferentemente do PIB nacional, o mercado de TI cresceu novamente dois dígitos em 2012, com investimentos que somaram US$ 60,2 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) em parceria com International Data Corporation (IDC). As previsões do setor para este ano são ainda mais animadoras.

Os investimentos em infraestrutura para os grandes eventos esportivos nos próximos anos: como a Copa do Mundo e as Olimpíadas; a exploração do pré-sal; aumento do poder aquisitivo e de compra do brasileiro; crescimento na venda de computadores, tablets e smartphones, além do acesso a internet. Esses são alguns dos fatores que colocam o mercado de tecnologia em posição favorável, frente às demais atividades da econômica e com possibilidade de ser explorado ainda mais. Os investimentos no ano passado cresceram 10,8% e para este ano a previsão é 14,5%, o maior do mundo.

Com números tão positivos no cenário futuro, o principal desafio do Canal será balancear a oferta de soluções com as demandas e interesses pelas novas tecnologias. Cloud Computing, Big Data, Mobilidade e Social Media já são uma realidade para as revendas e distribuidores e, em 2014, o interesse das empresas tende a aumentar ainda mais.

Tomemos o Cloud Computing como exemplo que trouxe mudanças significativas para os canais nos últimos anos. Foi um desafio agregar valor nesta oferta quando a comercialização poderia ser feita direto pelo fornecedor, além de adequar-se ao modelo de receita recorrente frente ao tradicional modelo de receita antecipada, e tudo isto sem perder o compasso e participação de Mercado. O Canal soube dar sua resposta. Atualmente a oferta de Cloud já se consolidou e ainda tem mais fôlego e ampliar as oportunidades de negócios para as revendas e distribuidores com as vendas de equipamentos e a prestação de serviços na nuvem.

Para manter o negócio saudável num cenário de mudanças constantes, os empresários precisam acompanhar esta evolução, típica deste setor, e buscar sempre alternativas para adaptá-las à sua realidade de negócios a fim de gerar oportunidades. Importante é se manter aberto e entender que esta dinâmica deve ser encarada como  fonte de transformação positiva. Do contrário se é atropelado e não se sobrevive.

* Jorge Sukarie é presidente da Brasoftware, um dos mais tradicionais revendedores de software, com quase 30 anos de atuação no mercado brasileiro de tecnologia da informação.