2012 chegou. Por enquanto, o mundo segue de pé.
Como de praxe, é hora de recomeçarmos. Principalmente a trabalhar. Porém, devemos observar que algo aconteceu com a internet recentemente e que ela está mais complexa. Redes sociais, total instantaneidade, GPS, uma atualização de conteúdo imenso.
O que é tudo isso?
Como de praxe, é hora de recomeçarmos. Principalmente a trabalhar. Porém, devemos observar que algo aconteceu com a internet recentemente e que ela está mais complexa. Redes sociais, total instantaneidade, GPS, uma atualização de conteúdo imenso.
O que é tudo isso?
Hoje, toda empresa possui um site, das pequenas às grandes.
É uma maneira de atingir mais consumidores, levá-la mais longe.
Da mesma forma que o logo é fundamental para formar a identidade de uma marca, a criação de um site também. Anos depois, vemos a obrigatoriedade disso.
Uma página na web atingiu o mesmo patamar e, atualmente, discute-se a melhor maneira de fazê-la. Sites com botões maiores, com cores sólidas, com menos elementos ajudam a descomplicar o canal, permitindo uma fácil navegação multiplataforma.
E isso são só alguns exemplos das tendências.
É uma maneira de atingir mais consumidores, levá-la mais longe.
Da mesma forma que o logo é fundamental para formar a identidade de uma marca, a criação de um site também. Anos depois, vemos a obrigatoriedade disso.
Uma página na web atingiu o mesmo patamar e, atualmente, discute-se a melhor maneira de fazê-la. Sites com botões maiores, com cores sólidas, com menos elementos ajudam a descomplicar o canal, permitindo uma fácil navegação multiplataforma.
E isso são só alguns exemplos das tendências.
Esse ano foi marcado pela imensa popularização de novas plataformas, principalmente dos Tablets e dos Smartphones.
Foi em 2011 que oiPad ganhou a sua segunda versão, que aMotorola entrou nessa briga com o Xoom e que vários outros tablets ganharam vida.
Com os telefones, aconteceu o mesmo.
A Apple lançou oiPhone 4S, a Samsung o Galaxy S, a Nokia, uma infinidade deles. Tablets e Smarts foram os focos de investimento da maior parte das empresas do ramo, e isso não é à toa, obviamente.
Foi em 2011 que oiPad ganhou a sua segunda versão, que aMotorola entrou nessa briga com o Xoom e que vários outros tablets ganharam vida.
Com os telefones, aconteceu o mesmo.
A Apple lançou oiPhone 4S, a Samsung o Galaxy S, a Nokia, uma infinidade deles. Tablets e Smarts foram os focos de investimento da maior parte das empresas do ramo, e isso não é à toa, obviamente.
Mas quem diria que hoje, depois de tão pouco tempo, nossas vidas estariam tão ligadas a esses dispositivos móveis? Atualmente, grande parte do que fazemos, do que falamos ou pensamos está de um jeito ou de outro, na internet.
Os sites são feitos pensando nesses usuários. Os desenvolvedores preocupam-se em construir uma página com leitura mais rápida, áreas maiores, o uso reduzido e específico do flash.
O mobile chegou para ajudar na nossa necessidade de compartilhar experiências e tudo que o permeia precisa se adaptar.
Os sites são feitos pensando nesses usuários. Os desenvolvedores preocupam-se em construir uma página com leitura mais rápida, áreas maiores, o uso reduzido e específico do flash.
O mobile chegou para ajudar na nossa necessidade de compartilhar experiências e tudo que o permeia precisa se adaptar.
Outro aspecto do funcionamento da rede é o share ou o compartilhamento. Uma das principais características da cibercultura, e que está presente em quase todos os sites da web.
Com ele, ocorre uma integração das páginas com as plataformas de rede, tornando uma informação mais fácil de ser propagada, da mesma forma que facilitará que a encontremos através do Google.
Esse fenômeno é exclusivo da web. Um ato instantâneo, quase reacional.
Com ele, ocorre uma integração das páginas com as plataformas de rede, tornando uma informação mais fácil de ser propagada, da mesma forma que facilitará que a encontremos através do Google.
Esse fenômeno é exclusivo da web. Um ato instantâneo, quase reacional.
Olhamos a foto do gatinho bonitinho abraçado em um novelo de lã e curtimos e compartilhamos com nossos outros contatos e esses com os deles e assim por diante, não interessa se você está em casa, no trabalho, na aula, no ônibus ou no elevador.
Sobre essa nova forma de usar a internet, podemos destacar outro fator: a instantaneidade.
A agilidade na troca de informações. A rapidez com que uma informação se propaga é incrível e fundamental para a comunicação via web. Lançar uma notícia que aconteceu de manhã, à tarde, é considerado atraso.
É como foi dito no início, as pessoas estão sempre conectadas e, por isso, o fluxo de conteúdo é maior e constante. Esse “simples” fato já altera a maneira com que o jornalismo na web, por exemplo, é feito.
A agilidade na troca de informações. A rapidez com que uma informação se propaga é incrível e fundamental para a comunicação via web. Lançar uma notícia que aconteceu de manhã, à tarde, é considerado atraso.
É como foi dito no início, as pessoas estão sempre conectadas e, por isso, o fluxo de conteúdo é maior e constante. Esse “simples” fato já altera a maneira com que o jornalismo na web, por exemplo, é feito.
Em 2011, essa tríade – novas plataformas, compartilhamento (share) e instantaneidade – prevaleceu entre os usuários da web.
Para esse ano, certamente teremos alguns upgrades nos tablets e Smartphones, ganharemos novos apps e a conexão à internet melhore, permitindo uma troca de informações ainda mais veloz.
Essa nova forma de usar a internet, unindo esses três elementos, revela-se tendência para todos que queiram construir um forte posicionamento online.
Para esse ano, certamente teremos alguns upgrades nos tablets e Smartphones, ganharemos novos apps e a conexão à internet melhore, permitindo uma troca de informações ainda mais veloz.
Essa nova forma de usar a internet, unindo esses três elementos, revela-se tendência para todos que queiram construir um forte posicionamento online.
Mas como construí-lo? Qual é o caminho?
A Ondaweb acredita que a melhor forma de fazer isso, considerando esses três pontos citados, nos levam para o Inbound Marketing. Esse conceito trabalha em cima de três regras simples que, se usadas corretamente, podem construir o diferencial entre a sua marca e o seu concorrente.
*Moyses Costa é sócio-diretor da Ondaweb Comunicação Digital
A Ondaweb acredita que a melhor forma de fazer isso, considerando esses três pontos citados, nos levam para o Inbound Marketing. Esse conceito trabalha em cima de três regras simples que, se usadas corretamente, podem construir o diferencial entre a sua marca e o seu concorrente.
*Moyses Costa é sócio-diretor da Ondaweb Comunicação Digital