Sem dúvida alguma, além das seleções e delegações esportivas, as grandes vedetes da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 serão os estádios, as arenasonde serão realizadas as competições.
Como grandes obras de engenharia – construídas, ampliadas ou completamente reformadas - esses locais tambémestarão no centro das atenções da mídia mundial, bem como dos milhares detorcedores brasileiros, e, logicamente, dos visitantes que estarão no País para acompanhar os torneios.
Entretanto, não basta erguer uma bela arena para que tudo funcione, satisfazendo asnecessidades do público.
É necessário oferecer mobilidade, conforto, segurança,organização e “experiências únicas” às milhares de pessoas eprofissionais que estarão lá dentro. Para isso, é fundamental o uso intensivode Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
As Copas e Olimpíadas recentes, em especial a Copa de 2006 na Alemanha e aOlimpíada de Beijing 2008, mostraram ao mundo o que a Tecnologia da Informaçãopode agregar às arenas esportivas, tornando-as, muito mais que palcos departidas de futebol ou de disputas de atletismo, um espaço multiuso de longoprazo, que pode receber shows, espetáculos, exposições, congressos, entreoutros tipos de eventos.
Noss o desafio - e também, nossa oportunidade -, como promotores dos dois maioreseventos esportivos em todo o mundo, é fazer com que todo o investimento que vemsendo feito nas arenas seja útil por décadas, seja um legado positivo.
Paraisso, um bom projeto de arena deve contemplar tecnologias modernas e seguras eque, ao mesmo tempo, preservem o investimento realizado, podendo suportar novassoluções ao longo dos anos, considerando inclusive custos com manutenção e avida útil dos sistemas envolvidos.
Temos que lembrar que só será válido sepudermos desfrutar de todo o legado por anos, após a Copa e Olimpíadas, e nãosomente como uma vitrine que irá aparecer para o mundo apenas no período doseventos.
Indiretamente,esses espaços modernos que estão sendo criados, e que tem como principalobjetivo sediar a realização de esportes, têm um caráter social importante, pois contribuem para o desenvolvimento regional em função do aumento do fluxode turista, da criação de centros de lazer e treinamento, da atração deinvestimentos e da geração de empregos.
Paranós que ainda não temos por aqui uma arena com essas características, tudo issopode até parecer algo por demais futurista ou irreal, mas não é.
Toda essatecnologia está disponível e pode ser implantada, mas para isso precisamos debons projetos pensando no legado e não apenas, como é comum no Brasil,tratarmos o imediatismo.
* José Carlos Rodrigues da Silva é gerente de projetos especiais da NetService