A liderança deve ser desenvolvida mesmo em atividades de menor complexidade. Hoje em dia, os profissionais queixam-se de não possuir um cargo de liderança, mas podem eles assumir tal cargo sem antes mostrar sua capacidade de liderar?

Empresas brasileiras têm funcionários sedentos por mostrar suas qualidades e, por outro lado, demandam cada vez mais qualidades que são distintas de qualificações apenas técnicas. Elas possuem a grande necessidade de pessoas compromissadas, pró-ativas e multifuncionais.

Compromissadas com os objetivos da corporação; pró-ativas no sentido de propor novas ideias, enxergar além do cenário proposto pela empresa, perceber oportunidades e possíveis ameaças ao negócio – percepção esta que só é conseguida através de atualizações com o mercado.

Assim é possível perceber o que acontece no mundo de forma alinhada com aquilo que a empresa se propõe, sejam informações que podem ser ligadas ao ambiente interno e/ou externo da organização – e multifuncionais, ao passo que possam exercer (e conhecer) desde atividades mais complexas, envolvendo decisões estratégicas até atividades mais simples, no qual o âmbito operacional da empresa é o mais atuante –; e precisa de alguém que coordene e tenha em mente o real motivo de tal atividade operacional estar sendo realizada.

Com isso, percebe-se que não é mais suficiente apenas a formação técnica. O líder legítimo deve ter muito mais do que conhecimento acadêmico. São necessárias habilidades em lidar com pessoas, gerindo equipes que nem sempre serão “equipes ideais, com funcionários ideais”.

Serão pessoas com níveis de conhecimento diferentes, opiniões diferentes e cheias de crenças e cultura que vem de suas vidas pessoais. Conseguir trabalhar equalizando todas essas variáveis em prol do alcance dos objetivos da sua empresa ou mesmo da sua área de atuação é bastante complexo.

Por isso, se expor ao “risco” de trabalhar em um ambiente como o descrito acima, acaba por ser feito somente por aqueles que não têm medo de desafios. O desafio de liderar nos é apresentado diariamente em nossas corporações, basta que vejamos aquilo que fazemos de uma forma diferente e que tenhamos coragem para assumir uma nova postura perante nossa equipe, nossa área ou nossa empresa.

Seus funcionários estão preparados para isso? Sua empresa disponibiliza condições para que eles percebam esse cenário? Vale a pena refletir, pois quanto mais autonomia e sentimento de pertença seus funcionários tiverem, maior será sua motivação, que tende a uma maior produtividade, criando um ambiente positivo para o desenvolvimento de lideranças.

Caroline Renner é Coordenadora de Marketing da Decision IT.