Muitos profissionais sentem falta de receber de seu chefe feedback sobre sua performance. Outros, ainda, declaram que o feedback não faz parte da cultura da empresa onde atuam.
Sabemos que receber feedback não é fácil, principalmente quando negativo. E por que feeback geralmente remete a algo negativo? Esse retorno pode vir em forma de elogio também. Contudo sabe-se que elogio são dados na hora que vemos a pessoa fazer algo legal, importante para a empresa. Não marca-se reunião para se elogiar.
Dar feedback também não é fácil. Será que talvez por isso não é uma atividade priorizada pelos gestores?
Entretanto, se não faz parte da cultura da empresa ou se o gestor não tem por hábito dar feedback, não quer dizer que ficaremos sem esse retorno sobre nossa performance.
Há duas semanas, numa orientação de carreira, atendi um profissional que era coordenador de TI. Ele estava muito surpreso, chateado e impactado pela notícia que tinha recebido de seu diretor: a empresa havia contratado um gerente de informática.
E esse era o seu objetivo de carreira dentro da empresa. Era para isso que ele tanto trabalhava. Era para chegar nessa posição que ele foi buscar formação em gestão de pessoas, ITIL, entre outras. Nesses casos, devemos nos perguntar: a empresa conhece a minha ambição?
O feedback é importante, não só para ouvir elogios e os pontos que o profissional deve melhorar, mas principalmente, para conhecer quais serão os futuros passos, as possibilidades de carreira para o profissional dentro da organização. O colaborador e a empresa precisam estar alinhadas para evitar surpresas negativas, frustrações e até, daqui a pouco, a empresa perder um profissional que era de extrema importância e totalmente comprometido com o negócio.
Então não fique esperando ser chamado para receber seu feedback. Busque-o.
Algumas dicas:
1) Tenha claro qual o seu objetivo de carreira dentro da organização;
2) Combine com seu gestor, primeiro de maneira informal (num cafezinho, num bate-papo), que você gostaria de um feedback sobre sua performance. Pergunte se você pode auxiliá-lo e sugerir os pontos nos quais você gostaria de ser avaliado;
3) Envie um email e formalize a reunião de feedback agendando horário e local adequado para essa reunião;
4) Nesse mesmo email, agora de maneira formal, descreva suas sugestões de pontos nos quais você gostaria de receber feedback. E claro, deixe espaço para seu gestor complementar e alterar suas sugestões;
5) Prepare-se para ouvir elogios e pontos a melhorar, a se desenvolver, pois esses são os mais importantes na construção de uma carreira de sucesso;
6) Importante: aproveite esse momento e seja transparente, comunicando de forma “tranquila” seus objetivos futuros de carreira dentro da organização;
7) Peça apoio do seu gestor para que ele sempre lhe sinalize possibilidades de melhorias, que não seja preciso agendar reuniões formais de feedback. Solicite também o apoio de seu gestor para que você alcance o seu objetivo de carreira;
8) Prepare-se para ouvir que talvez não tenha espaço para você e seu objetivo futuro de carreira na empresa. Pense em alternativas e imagine quais serão as possíveis reações que você terá ao ouvir do seu gestor o que podem ser alternativas de carreira dentro da empresa;
9) Não se esqueça que você pode ter na orientação de carreira um apoio para dúvidas que surgirão após o feedback;
10) E não desista. Persista ! Talvez a primeira reunião de feedback não saia perfeita e com tanto conteúdo quanto você desejaria, mas a prática é que traz a perfeição. Tanto o seu gestor quanto você devem exercitar esse modelo;
11) Dissemine a prática, seja um agente de mudança ! Se feedback não faz parte da cultura da sua empresa, inicie por você e seu gestor. Depois, sugira ao seu gestor que ele possa exercitar esse modelo com mais colegas da sua área. Quem sabe depois de um ano ou dois, o feedback será uma prática comum em todas áreas.
* Giovana Strano é Diretora da TI Works RH