Agir para simplificar. Assim pensam os programadores que seguem o método ágil de criação e desenvolvimento de tecnologias. O método, que busca facilitar e dinamizar os projetos tecnológicos nasceu em 2001, quando foi assinado o Manifesto Ágil.

Elaborado por profissionais experientes e veteranos da indústria de software, o Manifesto é um documento que explica como simplificar o desenvolvimento.

Possuidores de uma filosofia ágil própria, os participantes desta forma de produzir tecnologia priorizam certos princípios peculiares de desenvolvimento.

Para eles a melhor forma de atender às necessidades dos clientes é por meio da colaboração. Os indivíduos e suas interações precisam ser priorizados sobre os processos e ferramentas.

Para isso é necessário um grupo comprometido de pessoas, que se concentrem na obtenção de resultados com rapidez, simplificando processos e com o mínimo de sobrecarga possível.

Para os praticantes do desenvolvimento ágil o importante é o funcionamento do software e não sua documentação. A participação do cliente nos projetos deve ser mais importante que negociações de contratos.

É melhor produzir de forma rápida, enfrentando as mudanças que aparecem durante o desenvolvimento, a perder tempo seguindo um plano pré-estabelecido.

A criatividade ganha destaque neste método, pois os profissionais ganham liberdade para trabalhar, sem a pressão de uma gerência pesada e rígida impondo o que deve ou não ser feito.

Na execução de um projeto ágil todos os participantes são incentivados a aprender ao longo do trabalho e a tomar decisões que melhor representem o consenso da equipe.

Ou seja, o processo ágil não segue a estrutura tradicional de comando e controle, mas é guiada pela colaboração e a tomada de decisão coletivas, de acordo com o aparecimento de novos desafios.

A Agile Alliance, uma das organizações mais importantes da indústria de software global, promove o Agile Alliance Open Space Florianópolis 2013.

Evento reúne autores, desenvolvedores, empresários, investidores, estudantes e interessados em discutir como métodos ágeis podem tornar a indústria de software mais humana, produtiva e sustentável.

O Open Space acontece dia 24 de Janeiro de 2013 no Centro de Eventos do Sistema FIESC.

*Samuel Crescêncio é CEO da empresa catarinense OnCast e único latino americano diretor da Agile Alliance.