O CAD (Computer Aided Design) ou projeto auxiliado por computador já é realidade das engenharias em todo o mundo. Uma tecnologia que a cada dia apresenta novos recursos para o desenvolvimento de projetos virtuais. Outra derivação são os ECAD, focados para o desenvolvimento de projetos elétricos e eletrônicos.
Quando pensamos em desenvolvimento de produto, este pode englobar varias áreas, sejam elas mecânicas elétricas ou eletrônicas, e com o avanço da tecnologia voltada para a uma maior produtividade, precisamos cada vez mais, que o desenvolvimento seja integrado.
Para o desenvolvimento de projetos eletrônicos, o Altium Designer (AD) oferece aos usuários grandes diferenciais na integração de projetos entre as equipes, além de um grande corpo técnico mundial para desenvolvimento e melhoria das ferramentas.
O principal objetivo da Altium é poder oferecer aos desenvolvedores de projetos eletrônicos uma ferramenta que possa integrar todas as necessidades do desenvolvimento em uma única interface, de forma que a equipe consiga fazer os projetos de maneira conjunta, reduzindo os erros, controlando modificações e integrando com as equipes mecânicas.
O AD já está na sua versão 2013 com uma interface moderna focando maior integração com os usuários. A nova versão, além de melhorias na plataforma, conta com uma infinidade de ferramentas que irão garantir a fabricação das placas de circuitos impressos (PCI).
Além de ambientes dedicados para elaboração de esquemáticos e layout, o AD traz outros ambientes para o desenvolvimento de simulação de circuitos, integridade de sinais, editores CAM (Gerber), BOM’s e da visualização 3D.
Outras ferramentas específicas, como o controle de versão, ambiente colaborativo, integração com arquivos mecânicos e gerenciamento inteligente de bibliotecas do software, também são diferenciais do AD.
Uma das ferramentas antes monopolizadas pela equipes mecânicas, agora chega a eletrônica de uma maneira surpreendente. Antes as dificuldades para gerenciar as modificações de projetos através de versões e revisões e identificar as diferenças entre elas, era praticamente impossível.
Com o Version Control do Altium o usuário pode gerenciar as modificações de projetos de forma automática e garantir a recuperação de versões antigas e a comparação entre duas versões específicas.
Para quem precisa trabalhar de forma simultânea nos projetos, o Version Control oferece o ambiente colaborativo PCB para identificar diferenças no layout, desenvolvidos por diferentes usuários, podendo fazer a colaboração e mesclando projetos, aumentando a produtividade.
Outro recurso muito importante durante o desenvolvimento de projetos são as informações de fornecedores de componentes de mercado. O AD apresenta o Supplier Search, uma ferramenta que faz a ligação online com os principais fornecedores mundiais de componentes eletrônicos, como Digi-key, Mouser, Farnell, Arrow entre outros.
Nessa interface além de informações comerciais e técnicas sobre os componentes como preço, lead time e data sheet, ela pode fazer o link automático com componentes dentro do esquemático atualizando as informações da lista de materiais.
E claro que além de informações de fornecedores uma biblioteca completa é indispensável, em um ECAD. O AD disponibiliza uma biblioteca com mais de 100.000 componentes disponíveis para download.
Para um gerenciamento inteligente das informações de projeto, é apresentada a biblioteca integrada que inclui todas as informações do componente, como esquemático, footprint, modelo 3D, modelo de simulação e integridade de sinais em um único arquivo, eliminando a falta de informações durante o desenvolvimento.
E quando falamos em projeto virtual, nada mais óbvio de que poder visualizar nosso projeto eletrônico em 3D. O ambiente de PCB do AD permite a visualização em 3D da placa eletrônica e conflitos mecânicos aumentando a realidade das informações com a integração com CAD mecânicos, através de importação de arquivos em 3D para dentro do software podendo ser modelos de componentes ou até mesmo proteções mecânicas do produto.O Altium Designer apresenta indícios de ser o futuro para projetos eletrônicos.
*Lucas Henrique da Silva é Técnico de ECAD da IST Sistemas
O futuro dos projetos eletrônicos
Lucas Henrique da Silva // 12/06/2013 12:48