Quem nunca assistiu uma apresentação chata? Daquelas de fazer dormir, refletir sobre a vida, enumerar suas últimas conquistas amorosas? Tudo menos prestar atenção ao que o apresentador está dizendo.
Culpa desse PowerPoint e seus infindáveis bullet-points? Bom, vejamos: se o filme é ruim, a culpa é da TV? Se o seu time perdeu o jogo, a culpa é da bola?
A Soap, uma das maiores consultorias em apresentações do mundo, já absolveu o PowerPoint pela culpa das apresentações chatas há mais de 10 anos, quando surgiu. E, desde então, aponta o gatilho para aquela figura que teima em se esconder atrás de gráficos e textos na tela: o apresentador.
É para ele que são as 6 dicas, para quem quer de verdade conquistar corações e mentes após uma apresentação! Pode parecer difícil, mas são técnicas fáceis de aplicar e que, sem dúvida, vão fazer você economizar tempo e sofrer menos ao fazer sua próxima apresentação.
1) Comece pela principal ferramenta de apresentações do mercado: papel e caneta.
Muito antes de pensar em slides, pense nas mensagens que você precisa deixar com a audiência e, principalmente, no que você espera que ela pense, sinta e, principalmente, faça após a sua apresentação. Mas antes disso é fundamental que você...
2) Conheça a sua audiência.
Hoje em dia, não faltam meios para uma pesquisa prévia do perfil da sua audiência: de que empresa, qual o cargo, qual o nível de conhecimento que pode ter sobre o assunto que você vai apresentar, se é formal, informal, enfim, todas essas informações são vitais para que você defina o que de fato é relevante ser abordado. Importante: sua apresentação nunca vai ser sobre você ou a sua ideia e sim sobre o porquê de sua ideia ser importante para quem está na audiência. Após ter isso muito claro...
3) Crie um roteiro para a sua apresentação.
Peraí, mas roteiro não é coisa de filme? Sim, os cineastas já descobriram há mais de 100 anos que um bom filme não se faz com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça. É preciso criar uma história no papel e isso vale para o filme caseiro até o blockbuster de milhões de dólares.
Por que não aplicar a mesma regra para a sua apresentação? Portanto, deixe de lado o PowerPoint e comece pensando no que despertaria o interesse da sua audiência para o assunto que vai apresentar. Despertado o interesse, pense no que vai fazer ela ficar lá te assistindo pelo tempo que você precisa que ela te assista. E por último, diga o que você espera que ela faça após a apresentação.
Pronto, está criada sua história com início, meio e fim. Mas lembre-se, o tempo todo....
4) Faça sua audiência se conectar emocionalmente à sua ideia.
Toda e qualquer tomada de decisão é baseada em emoção e isso vale para o mundo dos negócios também. Por isso, mais que relacionar fatos, dados ou argumentos favoráveis ao seu projeto, pense em construir uma história que explore os medos, resistências e vulnerabilidades que seu projeto pode ter.
Acredite: se isso não estiver na sua apresentação, sem dúvida vai estar na cabeça da sua audiência. Demonstre como seu projeto ajuda a solucionar problemas, a resolver conflitos. Só não faça de conta que os conflitos não existem. Só depois dessa história bem construída no papel e na sua cabeça...
5) Enfim, abra o PowerPoint.
Utilize-o como um suporte visual à história que você criou. Pense em como expressá-la visualmente com imagens, metáforas e o mínimo de texto possível. Deixe para os slides aqueles números que você nunca iria lembrar de cabeça, aquela palavra-chave que pode servir de gancho para a mensagem que você vai dizer. Só não coloque textos inteiros na tela sem nenhum recurso visual.
Sua audiência sabe ler e o texto no slide irá roubar a atenção que você precisa. A apresentação é uma mídia audiovisual, como o cinema. Saiba explorá-la dessa forma com uma boa história e um bom recurso visual.
Esse conjunto irá funcionar muito bem quando você....
6) Treinar, treinar e treinar.
Essa é a única forma de assegurar que a apresentação irá funcionar até mesmo quando o data-show não funciona. Além disso, sua postura, voz, gestos, olhar e segurança ao falar em público são recursos essenciais para transmitir emoção, confiança e credibilidade à audiência. Ainda não foi criado um PowerPoint com essa mesma capacidade.
Quer saber mais dicas sobre apresentação? Confira no site da Soap diversos e-books gratuitos para quem quer saber vender ideias e conquistar audiências!
Olavo Pereira Oliveira é jornalista e consultor de comunicação na Soap