Este é o primeiro passo para não fazer besteira nas redes sociais. A internet facilita, aproxima e, principalmente, aumenta em dimensões quase imensuráveis o alcance das coisas. Tudo que você posta em sua rede é visto e lido por pessoas que você não conhece, nunca viu e nem sabe quem são. Portanto: cuidado com o que você "fala" na sua timeline! Afinal, você está construindo uma imagem que vai perdurar.
É indiscutível o fato de que a internet deixou tudo muito mais fácil. É muito bom ter a possibilidade de interagir com pessoas que você jamais interagiria antes, rever amigos e encurtar caminhos. Mas as pessoas ainda não estão preparadas para se "portar" de forma adequada. Então, é importante lembrar que o princípio básico da convivência na web é o respeito. Respeite e você será respeitado - ao menos é o que se espera.
É difícil a tarefa de saber como se portar na web? Então a sugestão é seguir algumas dicas básicas para não fazer feio:
Ler e, às vezes, reler o que foi escrito antes de enviar/publicar.
O papel e a web aceitam tudo. Por isso, na hora de escrever, normalmente coloca-se toda a emoção. Quando você lê novamente, com mais calma ou simplesmente de forma crítica, percebe que o que escreveu pode não estar adequado para ser "compartilhado" publicamente.
Um post tem alcance muito maior do que você imagina.
Sempre que for postar algo, imagine que você está postando em um local que pode ter o alcance de milhares de pessoas, pois a internet tem o poder de replicar o público. O que você postar vai ficar registrado. Tenha certeza que é isso que você queria postar e que é isso que quer deixar para a posteridade, pois o registro fica.
Recrutamento, seleção e negócios.
Lembre-se que as redes sociais são utilizadas para análise e recrutamento em empresas, além de gerar negócios. Não tente passar nelas o que você não é. Mas claro, se você não está agradando, vale analisar se não precisa melhorar sua postura também fora das redes.
As redes sociais, juntamente com a internet, nos permitem maravilhas, contanto que elas sejam utilizadas de forma adequada. Pense nisso!
Marieli Schäfer é CEO e fundadora da Bojo Conteúdo
Você lê o que você escreve antes de postar?
Marieli Schäfer // 02/09/2013 15:58