Qual o melhor momento para pedir um aumento de salário? Será que os gestores percebem o meu esforço na empresa? Essas são algumas dúvidas da vida profissional.
Para respondê-las, é preciso levar em conta a postura que cada um assume dentro de uma empresa. O respeito ao ambiente profissional é um importante fator para o sucesso. As falhas podem acontecer, mas há alguns erros que prejudicam a imagem que se deseja construir profissionalmente.
Um deles é supervalorizar as próprias realizações e insistir em chamar a atenção para situações corriqueiras. Esta atitude pode se tornar inconveniente, assim como bajular o gestor. Quem gosta de bajulação sempre demonstra ser péssimo exemplo de eficiência em gestão. Evite, ainda, chamar seu gestor de chefe, principalmente na frente de outros colegas.
Também é importante não se promover sobre as falhas cometidas pelos outros. É a sua própria eficiência que deve lhe trazer benefícios. Quando perceber algum conflito, o problema pode estar na falta ou excesso de comunicação entre os colegas.
Para impedir que alguém saia prejudicado, envolvido ou não, fique isento e busque resolver a situação com os meios competentes na empresa para esclarecer o que for necessário. E procure não opinar sem ser consultado, como por exemplo, interferir em uma reunião. Isto pode ser visto como intromissão e não uma atitude proativa.
O uso da internet ou ligações pessoais também merecem atenção. Mesmo que o acesso seja permitido, deve ser evitado. Aproveite este tempo para estreitar relações de trabalho com os colegas e gestores, busque novidades no mercado de atuação e pense sobre o que pode fazer para melhorar seu trabalho na empresa.
Nunca pense que é insubstituível.
O ser humano realmente é, mas o profissional não, ou seja, é preciso desenvolver seus talentos para aumentar suas chances profissionais. Para isto, procure o aperfeiçoamento com cursos e treinamentos, palestras e leituras de livros e revistas especializadas.
Outra dica é interagir com os gestores. Mostrar que pode dar melhor suporte ao trabalho deles, perguntar se a atuação está de acordo com o esperado, não fumar e comunicar-se de forma educada, ética e cordial.
E quando você perceber que já está na hora de um reconhecimento e decidir pedir aumento no salário ou uma promoção, como fazer isso sem ser mal-interpretado pelo gestor? O assunto não precisa ser visto como um tabu ou desrespeito à empresa. Este tema pode ser tratado sem reservas, de forma aberta e transparente.
Na contratação já é indicado definir um acerto sobre cargo, responsabilidades, plano de carreira, salários e revisões periódicas. Porém, se não for acertado nesta fase, é possível apresentar os argumentos e fatos relevantes, que confirmam o merecimento da revisão do salário ou de assumir novos desafios na empresa.
Entretanto, se os efeitos não foram os esperados, seja honesto. Caso se sinta em condições de procurar melhores oportunidades, fale a verdade. Diga que buscará outras opções, mas enquanto estiver na empresa, continuará atuando como sempre.
*Marcus Garcia leciona há 30 anos e é palestrante há 15. Atua também como consultor empresarial e já escreveu 16 livros nas áreas técnicas, motivacionais e educacionais.