O mercado tecnológico em franco crescimento apresenta diariamente novas ferramentas e recursos que auxiliam muito no sucesso dos negócios. Isso não é diferente para a indústria. Mas, em muitos casos, os riscos envolvidos podem ser maiores do que os benefícios.
As novas tecnologias apresentadas para a indústria oferecem software e novos equipamentos que prometem melhorias, como: otimização do tempo de manufatura; redução de custos; aumentos de produção e de qualidade.
Todo este conceito é muito positivo, mas a empresa deve conhecer cada parte do seu parque industrial para usufruir plenamente dos benefícios. As indústrias necessitam desenvolver ferramentas para mapear a infraestrutura da fábrica, permitindo assim a implementação de soluções tecnológicas, facilitando as operações e manutenção com melhor desempenho.
Um planejamento estratégico permite que as indústrias identifiquem equipamentos industriais obsoletos e seu impacto na linha de produção, além de ter controle sobre a substituição das máquinas e permitir que a troca seja efetuada com uma antecedência programada, sem impacto na produção.
Por mais que o processo de aquisição de equipamentos industriais seja eficaz, a troca de um equipamento existente, ou a inclusão de novas máquinas, muitas vezes inclui uma série de problemas como a instalação e configuração de todos os softwares necessários no equipamento e suas dependências no ambiente fabril.
O ideal é buscar soluções onde o armazenamento dos documentos esteja vinculado a um equipamento. Dessa forma, é possível ampliar o mapeamento de um parque industrial.
A industrial também depende de soluções integradas para o monitoramento dos equipamentos industriais, escalonamento do status da linha de produção remoto, controle de programas de produção e atualização de sistemas.
Dentre os recursos, podemos destacar o processo de escalonamento por meio de mensagens “sms” para cada componente da linha de produção que esteja vinculado, por exemplo, a CLPs (controlador lógico programável).
Com o padrão de comunicação OPC (OLE for Process Control), o sistema identifica possíveis falhas e aciona o escalonamento com mensagens aos colaboradores responsáveis pela operação. Este processo diminui o tempo de identificação do problema e antecipa a resolução para a retomada da linha de produção.
O parque industrial de uma empresa automotiva apresenta uma gama enorme de equipamentos e soluções que, integrados, garantem o processo produtivo.
As empresas de outsourcing de TI oferecem uma proposta para que as indústrias tenham transparência nos processos e explorem todo o potencial do processo produtivo.
* Filippe Favero é um especialista na área de TI com foco em automação industrial. Formado em Sistemas de Informação e Técnico em Eletroeletrônica, iniciou sua carreira na T-Systems em 2003.